segunda-feira, 11 de maio de 2015

Paulo discorda de Pedro em Antioquia. Gálatas  2:11-16.



Ø Este é sem dúvida um dos episódios mais tensos e dramáticos do Novo Testamento. Temos aqui dois lideres  apostólicos de Jesus Cristo, face a face em um conflito total e franco.  Tanto Paulo como Pedro eram cristãos, homens de Deus; ambos eram apóstolos de Jesus Cristo; ambos eram respeitados nas igrejas por sua liderança; ambos haviam  sido poderosamente usados por Deus. Na verdade o livro de Atos está virtualmente dividido no meio pelos dois, a primeira parte contando a história de Pedro e a segunda parte, a história de Paulo.
Ø  
1)    A conduta de Pedro (VS. 11-13).

ü Quando Pedro chegou a Antioquia, ele comia com os cristãos gentios. Na verdade, o tempo imperfeito de verbo indica que este era o seu comportamento regular. “Pedro tinha o hábito de se sentar à mesa com os gentios”.  Então, um dia, chegou a Antioquia um grupo de Jerusalém. Eram todos crentes cristãos professos, mas eram de origem judaica, escrupulosos fariseus (At 15:5) e vinham “da parte de Tiago”, sem a sua autoridade (At 15:24). E diziam, que era impróprio sentar junto para cear. 



1.1)                    Por que ele o fez? Lembremos que havia pouco tempo (At 10:9-16), Pedro recebera uma revelação direta e especial de Deus exatamente sobre esse assunto. “Pedro estava mais desejoso de agradar do que edificar, e visava mais ao que gratificaria os judeus do que ao que seria conveniente a todo o corpo de Cristo”. (Calvino). V. 13: “dissimulação” é “hipocrisia” , que significa “fazer fita”. Eles fingiram. O mesmo Pedro que negou o seu Senhor com medo de uma criada, negou-o agora com medo do partido da circuncisão. 



2)    A conduta de Paulo (VS. 14-16). 


ü O versículo 11 diz que Paulo “resistiu” ou “enfrentou” a Pedro “face a face”  A razão da atitude drástica de Paulo foi que Pedro “se tornara repreensível”. Isto é, “ele estava inteiramente errado”. Além disso, Paulo repreendeu Pedro “na presença de todos” (v. 14), franca e publicamente.

2.1) Por que ele o fez? Por que Paulo se atreveu a contradizer um companheiro  seu, apostolo de Jesus Cristo, e isto publicamente? Sempre por causa do seu temperamento? Seria ele um exibicionista? Será que considerava Pedro como um perigoso rival? Não! Paulo “viu” que Pedro e os outros não estavam procedendo “corretamente segundo a verdade do evangelho” (v.14). A verdade do evangelho parece estar sendo comparada a um caminho reto e estreito. Em vez de se manter nele, Pedro estava se desviando.

ü Qual é, então, essa verdade do evangelho? São as boas novas de que nós, os pecadores, culpados e sob o julgamento de Deus, podemos ser perdoados e aceitos pela sua plena graça, pelo seu favor livre e imerecido, com base na morte do seu Filho e não através de quaisquer obras ou méritos nossos.  Os VS. 15 e 16 dizem: Nós (isto é, Pedro e Paulo)...sabendo, contudo, que o homem (qualquer homem, judeu ou gentio) não é justificado por obras da lei, e , sim, mediante a fé em Cristo Jesus...”


Conclusão:  Não basta que creiamos no evangelho (Pedro cria, v. 16), nem mesmo que lutemos por preservá-lo, como Paulo e os apóstolos de Jerusalém fizeram, e os judaizantes não. Temos que ainda mais adiante. Temos de aplicá-lo, foi o que Pedro deixou de fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário