Antioquia, onde o
cristianismo mudou de rumo. At 13:1-3.
Introdução: o que é a igreja?
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Formada
por gente limitada e imperfeita, a igreja é, em sua própria essência, um espaço
muito propicio para decepções. Especialmente quando nos aproximamos dela com
grandes expectativas. Comunidades cristãs não são lugares de pessoas resolvidas
e acabadas, mas de gente que reconhece sua impotência e, por isso, entrega-se à
graça de Deus. A Igreja torna-se então um ajuntamento de agraciados, mas que
continuam lutando com suas imperfeições. São homens e mulheres “em obras” (1 Co
6:9-11).
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Ou seja, assim foram alguns de vocês. Alguns
daqueles que estão assentados nos bancos da igreja de Corinto são ex-perversos,
ex-imorais, x-idólatras, ex-caluniadores, e ex-trapaceiros. Você já imaginou estar
sentado aos domingos no meio de uma turma com este currículo? Três noticias: 1)
quando assentados num dos bancos de uma
igreja, encontra-se sim sentado no meio de um bando de ex-perverso, ex-imorais,
ex-idolatras, ex-homossexuais, ex-ladrões, ex-avarentos, ex-alcoolatras,
ex-caluniadores, ex-trapaceiros; 2) eu e
vocês, somos um deles. Nós não gostamos de sermos confrontados pelo nosso
passado, mas cada um de nós, em sua própria fraqueza, carrega uma destas
marcas; 3) alguns de nós que estamos
sentados domingos após domingo nos bancos de nossas igrejas não são tão “ex”
como deveriam ou como parecem ser. Outros, até são, mas vivem tendo recaídas.
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Deus
transforma a igreja numa comunidade de gente que traz profundas marcas em seu
passado (1 Co 1:26-31), grandes lutas no presente e a esperança de redenção de
suas vidas e histórias no futuro. No entanto, esta esperança não faz deles
gente acabada, mas ainda em obras. Quem foi Abraão? Quem foi Jacó? E os discípulos
de Jesus: Mateus, Simão o zelote, Pedro? Gente
limitada, imperfeita e falha. Por isso, ao lermos a história de suas vidas, o
que nos salta aos olhos não é: quão virtuoso ele eram. Mas, quão gracioso Deus
foi para com eles.
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No entanto, Fomos lavados. O verbo era usado para se referir
ao ato de pegar determinados utensílios, objetos ou roupas, para lavá-los com
água corrente. Esse verbo tem o prefixo que indica “lavar completamente” (Ap
7:9,13-14). Fomos santificados. No Antigo Testamento os utensílios
do Templo eram santificados para Deus. As peças eram separadas para o uso
exclusivo de Deus. Assim, também em relação a sua igreja. O que faz das pessoas
especiais não é sua essência, mas o fato de estarem engajadas neste processo. Fomos Justificados. Tem sua origem no mundo jurídico. Quando alguém
cometia um deslize contrariando a lei, passava a ter uma pendência para com a
justiça. Jesus levou a nossa dívida no calvário (Rm 8:1).
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William Temple: “A igreja é a única sociedade
cooperativa no mundo, que existe em beneficio dos que não são membros”. Dietrich Bonhoeffer: “a igreja só é igreja quando o é para os de fora”.
Ou seja, estes homens estão apontando para o fato de que a igreja é,
essencialmente, uma comunidade de discípulos de Jesus em missão no mundo.
1) Um exemplo bíblico de tensão: Atos dos Apóstolos.
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Um
bom exemplo bíblico de tensão podemos encontrá-lo no livro de Atos dos
Apóstolos (At 1:8). Duas coisas: 1) Avançar na direção daqueles que ainda não
ouviram, não compreenderam ou não acolheram o evangelho de Deus, rompendo
barreiras geográficas, socioeconômicas, étnicas e culturais; 2) seria uma
comunidade capacitada e orientada pelo Espírito Santo de Deus.
1)
A Igreja de Jerusalém
(Atos 4.32,33).
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A comunidade dos discípulos de Cristo tem sua
primeira reunião com a conversão de 3 mil pessoas. Por toda a cidade a noticia
se espalha e vidas vão sendo, dia após dia, agregadas ao movimento cristão.
Entretanto, gradativamente, aquela igreja passa a abraçar uma agenda muito mais
atrelada à visão de seus membros e associados do que à do Espírito Santo (At
10:27; At 11:20-23).
1.1)
A Igreja de
Antioquia (At 13:1-3).
“Capital da província da Síria, com uma população em
torno de 500 mil pessoas. Riquíssima, cosmopolita, medianamente dissoluta como
a maioria das cidades gregas, era um desses lugares de encontro, de misturas e
de sincretismo, como havia tantos no Oriente”.
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A igreja de
Antioquia representa a
resposta de Deus aos cristãos de Jerusalém que tentavam transformar a
comunidade dos discípulos de Jesus em um espaço para seu próprio bem-estar e
subjugado pelas suas preferências pessoais (v.1).
·
Foi em Antioquia que pela primeira
vez se usou o nome de cristãos. Perguntavam: como se havia de designar aquela
gente que aumentava em numero e que dava que falar? Judeus? Nem todos o são,
antes parecem ser de uma espécie particular. Reclamam para si o Chestos? Sejam
então cristãos!
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Barnabé (“encorajador” ou “consolador”) era originário de Chipre, ilha na parte leste do Mar Mediterrâneo.
Segundo Atos 4:36, ele era um levita, grupo judaico responsável pelo cuidado
com o templo e com os ritos que nele aconteciam. Simeão, apesar
do nome hebreu, era conhecido pelo apelido “Níger”, o que significa que era de
raça negra e proveniente da África (Lc 23.26), foi ele quem ajudou Jesus a
carregar a cruz. Lúcio de Cirene, era do
norte da África. Manaém, era
irmão de leite de criação com Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande. Saulo era um judeu formado numa das
escolas mais conservadoras e radicais da época, era fariseu. Neste pequeno
grupo está exemplificada a influência unificadora do cristianismo. Homens de
muitas terras e de distintos passados tinham descoberto o segredo de estar
juntos devido a que tinham descoberto o segredo de Cristo.
1.2.1) Unidade de propósito.
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“Enquanto adoravam o Senhor e
jejuavam, disse o Espírito Santo”. A unidade entre os homens que formavam a liderança da
igreja de Antioquia era nutrida e fortalecida porque constantemente estavam
juntos adorando a Deus e individualmente dedicando-se ao mesmo Senhor.
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“Disse o Espirito Santo: Separem-me Barnabé e Saulo para a
obra a que os tenho chamado”. Diferentemente da Igreja de Jerusalém, que tenta fazer de
suas vontades e preferencias a pauta da agenda da missão de Deus no mundo, a igreja
de Antioquia demonstra:
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1)
grande atenção ao mover de Deus;
·
2)
prontidão em submeter-se ao mesmo. Deus queria que, a partir de Antioquia,
muitas outras igrejas fossem plantadas e muita gente tivesse a oportunidade de
ouvir, compreender e render-se ao Evangelho.
Conclusão:
Desejamos realmente ser igreja? Desejamos ser capacitados e orientados pelo
Espírito? Ouve a voz do Espírito Santo?
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