segunda-feira, 16 de março de 2015

BABILÔNIA, A VERDADE POR TRÁS DA NOVELA DA GLOBO!





Nesta semana, durante um dos intervalos do Jornal Nacional, vi uma chamada para a estreia da nova novela das 9 na Globo: Babilônia. Confesso que na hora fiquei bastante impressionado com o título, afinal de contas, a Bíblia não traz boas referências da antiga cidade que deu origem ao nome da novela.


A CIDADE DE BABILÔNIA

A Babilônia começou a ser erguida às margens do rio Eufrates, logo após o Dilúvio. A região é a mesma onde fica o Iraque hoje. Ao se afastarem do Deus Criador dos céus e da terra, os homens daquele lugar buscavam unidade e poder. Decidiram, então, construir uma torre na cidade de Babel, capital do Império Babilônico, que alcançaria o céu e seria a sede desse poder. Essa construção simbolizou a rebelião do homem contra Deus e Sua ordem: "Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra" (Gênesis 9:1). Veja como tudo aconteceu:

"Disseram uns aos outros: ‘Vamos fazer tijolos e queimá-los bem’. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa. Depois disseram: ‘Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra’. O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E disse o Senhor: ‘Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros’. Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra" (Gênesis 11:3-9).

Desde aquele dia até hoje, Babilônia tem sido o símbolo do abandono da fé em Deus, arrogância, confusão e tentativa de salvação pelos esforços humanos. Nos capítulos 17 e 18 de Apocalipse, a Babilônia é citada como a fonte do governo e da economia dos ímpios. Veja o que foi revelado a João sobre essa cidade: "Babilônia, a grande, a mãe das prostitutas e das práticas repugnantes da Terra" (Apocalipse 17:5).


A NOVELA BABILÔNIA

Me lembro que, no final da chamada que vi na Tv, uma voz masculina dizia: "Vem aí Babilônia, o seu novo conflito das 9”. Diante disso, peguei o dicionário para saber exatamente qual é o significado de "conflito". Veja o que essa palavra quer dizer: "Oposição de interesses e sentimentos. Luta, disputa, desentendimento. Briga, confusão, tumulto, desordem". É isso que você quer para a sua vida? São essas coisas que você quer que entre na sua casa através da Tv? Pois é justamente isso que Satanás quer fazer através dessa novela! Como se não bastasse, fui até o YouTube para assistir as outras chamadas que estão circulando durante a programação da Globo. Encontrei três vídeos diferentes e, em cada um deles, uma personagem fala sobre si. 

Na primeira chamada, a atriz Adriana Esteves diz: "(...) O mundo não me deu o que eu mereço, mas vou ter tudo o que me é de direito. Nem que seja à força. Essa é a minha ambição". Já no segundo vídeo, a personagem de Glória Pires afirma: "Eu não me contento com pouco. Eu quero mais, sempre mais. Essa é a minha ambição". E por fim, na terceira chamada, a voz de Camila Pitanga diz: "Eu aprendi desde pequena que ambição não é pecado. (...) Ninguém vai mudar o que eu acredito e é assim que eu vou vencer".

Diante dessas três colocações, eu lhes pergunto: Vocês notaram alguma semelhança entre as personagens da novela e o povo que viveu na Babilônia? Tanto na Babilônia do passado como na do presente, as pessoas anseiam pelo poder a qualquer custo. Outro ponto importante: A personagem da terceira chamada começa a sua apresentação dizendo: "Eu aprendi desde pequena que ambição não é pecado". Será que isso é verdade? Vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso:

"O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios" (Provérbios 10:3)

"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos" (Filipenses 2:3)

"Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. (...) Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males" (Tiago 3:14,16).

Como podemos ver, a Palavra de Deus prova que essa ambição egoísta é pecado sim, pois traz confusão e todos os outros males para a vida das pessoas. Ou seja: o discurso da abertura da novela Babilônia é mentirosa. E nós sabemos muito bem que é o pai da mentira: "Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).


AFASTE-SE DA BABILÔNIA

Não é de hoje que Satanás tem usado programas de Tv, especialmente as novelas para entrar na vida das pessoas e fazer com que elas se afastem dos caminhos de Deus. O diabo sabe que a Tv é o maior e mais importante veículo de comunicação em massa e um dos grandes formadores de opinião, por isso, envia diariamente inúmeras mensagens subliminares que acabam influenciando o comportamento de tantas pessoas.

Hoje, "graças" a essas mensagens lançadas por Satanás através das novelas e de outros programas, a sociedade aceita com naturalidade a prática sexual antes do casamento, o relacionamento afetivo entre pessoas do mesmo sexo, a desvalorização da mulher, a busca desenfreada pela fama, sucesso e poder, entre tantas outras coisas. Culpa da televisão? Claro que não. Eu não estou condenando a Tv, muito menos dizendo que você deve retirar a televisão de sua casa. Não serei hipócrita, pois existem programas excelentes e eu, inclusive, gosto de assistir vários deles. O que estou dizendo é que é precisamos selecionar muito bem o que vamos assistir para que o inimigo não entre em nossas casas e atrapalhe nossa vida espiritual.


VEJA 7 ALERTAS DA BÍBLIA SOBRE PROGRAMAS COMO A NOVELA BABILÔNIA

1) Eles trazem maldade e pecado para nossos lares: "Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, se não também vocês serão separados para a destruição. Considerem-na proibida e detestem-na totalmente, pois está separada para a destruição" (Deuteronômio 7:26)

2) Colocam os espectadores na roda dos escarnecedores: "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" (Salmos 1:1-3)

3) Atrapalham uma vida de consagração a Deus: "Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará!" (Salmos 101:2-3)

4) Representam comunhão com as obras de Satanás: "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14)

5) Poluem as nossas mentes: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8).

6) Divulgam todo tipo de pecado que o cristão deve rejeitar: "Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência" (Colossenses 3:1-3, 5-6).

7) Jesus está voltando em breve. Devemos abandonar todas obras das trevas: "A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne" (Romanos 13:12-14).

CONCLUSÃO

Diante de tudo o que foi falado sobre a novela Babilônia, pergunto: Vamos obedecer a Palavra de Deus e fugirmos do pecado, ou será que já estamos tão adormecidos pelos vícios deste mundo que não conseguimos mais ouvir a voz de Deus? 


***
Do blog pessoal de Pr Antonio Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário