terça-feira, 3 de março de 2015

A vida da igreja: o efeito do Pentecoste (Atos 2:42-47).


Introdução: o que é igreja?

Faz um tempo, escutei um grupo de jovens que havia visitado todas as igrejas da cidade, mas não tinha encontrado nenhuma que realmente lhes satisfizesse. Deixaram de buscar e se denominaram a si mesmos de “cristãos desligados”. Quando perguntei o que tinham estado procurando, o que entendiam que deveria ser a igreja, mencionaram quatro pontos. Aqueles jovens não tinham idéia de que estas qualidades estavam escritas no livro de Atos; disseram que estavam buscando uma igreja que tivesse pregação bíblica, onde a Palavra fosse exposta e que tivesse aplicação prática. Em segundo lugar, buscavam uma igreja que tivesse comunhão real, onde os membros se cuidassem mutuamente e se apoiassem. Em terceiro lugar, buscavam uma igreja que adorasse, na qual fosse uma realidade a presença de Deus. Em quarto lugar, estavam buscando uma igreja que tivesse um ministério para o mundo.

O que aqueles jovens buscavam, como tantos outros, era nada menos que uma igreja viva, verdadeiramente renovada, uma igreja que mostrasse exatamente as quatro características que vimos estar presentes na igreja primitiva ( Pastor John Stott). 

1)    Uma igreja que aprendia. 


·        “Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos”.  O Espírito Santo abriu uma escola em Jerusalém; seus professores eram os apóstolos que Jesus escolhera; e havia três mil alunos no jardim de infância! Vemos que esses novos convertidos não estavam se deliciando com uma experiência mística que os levasse a rejeitar a própria mente ou a teologia. Pelo  contrário, eles se assentavam aos pés dos apóstolos, ansiosos por receberem instruções, e nisso perseveravam.

·        Mais do que isso, a autoridade de ensino dos apóstolos, à qual se submeteram, era autenticada por milagres: muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos (v.43).  As duas referencias aos apóstolos, no versículo 42 ( a doutrina deles) e no versículo 43(aos seus prodígios), dificilmente podem ser acidentais.

2)    Uma igreja que amava. 


·        Perseveravam ... na comunhão (koinonia). Koinonia (de koinos, “comum”) testemunha a vida comunitária da igreja em dois sentidos.
·        Primeiro, o termo expressa o que compartilhamos. A saber o próprio Deus, pois “a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (1 Jo 1.3) e há “a comunhão do Espírito Santo” (2 Co 13.13). Portanto, koinonia é uma experiência de comunhão com o Pai, Filho e Espírito Santo.

·        Segundo, koinonia expressa o que partilhamos uns com os outros, tanto o que damos como o que recebemos. Koinonia é a palavra que Paulo usou para a oferta que recolheu entre as igrejas gregas (2 Co 9.13). É isso, especificamente, que Lucas está se referindo aqui, pois eles compartilhavam suas propriedades uns com os outros (Atos 2.44-45; Atos 4.34-35).

Aquilo era  uma comunidade angelical, não consideravam exclusivamente deles nem uma das coisas que possuíam. Imediatamente, foi cortada a raiz dos males ... ninguém acusava, ninguém invejava, ninguém tinha ressentimentos; não havia orgulho nem desprezo. O pobre não sabia o que era vergonha, o rico não conhecia a arrogância”. João Crisóstomo. 

3)    Uma igreja que orava.


·        A igreja de Jerusalém não apenas possuía um bom ensinamento aos pés dos apóstolos, uma comunhão angelical em que os membros tinham comunhão espiritual e comunhão material. Mas também era uma igreja comprometida com a oração. Era uma igreja que dependia mais de Deus do que dos próprios recursos.

·        Atos 1:14: “todos unânimes perseveravam em oração”; Atos 3.1, os líderes da igreja vão orar às 3:00 horas da tarde; Atos 4.31, a igreja sob perseguição ora, o lugar treme e o Espírito desce; Atos 6.4, a liderança entende que a sua maior prioridade é  oração e a Palavra; Atos 9.11, o primeiro sinal que Deus deu a Ananias sobre a conversão de Paulo  é que ele estava orando; Atos 12.5, Pedro está preso, mas há oração incessante da igreja em seu favor e ele é miraculosamente libertado; Atos 13:1-3, a igreja de Antioquia ora e Deus abre as portas das missões mundiais; Atos 16.25, Paulo e Silas oram na prisão e Deus abre as portas da Europa para o evangelho, etc.

4)    Era uma igreja que adorava. 


·        Uma igreja cheia do Espírito canta com fervor e louva a Deus com entusiasmo. O culto era um deleite. Eles amavam a casa de Deus. Uma igreja viva tem alegria de estar na casa de Deus para adorar. A comunhão no templo é uma das marcas da igreja ao longo dos séculos. “Eles tinham alegria e singeleza de coração (v.46), que significa literalmente “em exultação e sinceridade de coração”. “Em cada alma havia temor (v.43).        Os muçulmanos tem mais de um bilhão de adeptos, mas eles não cantam.

5)    Era uma igreja evangelística. 


·        Os primeiros cristãos não estavam preocupados em estudar, compartilhar, orar e adorar a ponto de esquecerem de evangelizar. Pois o Espírito Santo é um Espírito missionário que criou uma igreja missionária.

“O livro de Atos é governado por um tema dominante que prevalece sobre todos os outros e controla todas as coisas. Esse tema é a expansão da fé através do testemunho missionário no poder do Espírito... o Espírito leva a igreja a testemunhar incessantemente e os testemunhos fazem com que igrejas surjam continuamente. A igreja é uma igreja missionária”.

·        Três lições vitais sobre evangelização: Primeiro, foi o Senhor (ou seja, Jesus) quem fez: Acrescentava-lhes o Senhor. Sem dúvida, ele o fez pela pregação dos apóstolos, do testemunho dos membros da igreja, do amor impressionante na vida comunitária deles e do exemplo de todos.

·        Segundo, ele acrescentava ... os que iam sendo salvos. Ele não os acrescentou à igreja sem salvá-los (no começo, não havia cristãos nominais), nem salvou sem acrescentá-los à igreja (também não havia cristãos solitários). Salvação e participação na igreja andavam juntos; e continuam andando.

·        Terceiro, o Senhor acrescentava pessoas dia a dia. O culto deles era diário (v.46 a), e assim também o testemunho. O louvor e a proclamação eram o transbordamento natural de corações cheios do Espírito Santo. Eles buscavam as pessoas de fora continuamente, e então os convertidos eram acrescentados continuamente.


Conclusão: A igreja crescia diariamente por adição de vidas salvas e por ação divina. Vejamos o crescimento da igreja: Atos 1.15:  120 membros; Atos 2.41: tres mil membros; Atos 4.4: cinco mil membros; Atos 5.14: uma multidão é agregada a igreja; Atos 6.7: o numero dos discípulos é multiplicado; Atos 9.31: a igreja se expande para a Judéia, Galiléia e Samaria; Atos 16.5: igrejas são estabelecidas e fortalecidas no mundo inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário