terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O Espírito Santo em Atos dos Apóstolos (At 1.8).



 “Se olharmos para a história da igreja, veremos que sempre que houve derramamento do Espírito Santo, o resultado foi um grande movimento de missões mundiais”. (Edison Queiroz).

“Só existem missões de acordo com Deus e com a Bíblia, se o Espírito Santo estiver no comando. O Espírito é indispensável à obra missionária”.

“Assim como um corpo sem respiração é um cadáver, a igreja sem o Espírito Santo é morta. Pois é o Espírito que produz o novo nascimento, o caráter cristão (o fruto do Espírito) e a unidade do corpo. É o Espírito quem concede os dons para o serviço e o poder para a realização do trabalho”.

Introdução:
·        A promessa de poder ou capacitação: o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, seria enviada pessoalmente, para capacitar os crentes (Lc 24.49).

·        O resultado de uma vida cheia do Espírito Santo é o testemunho. A ênfase de Jesus é “minhas testemunhas” ou testemunhas escolhidas por ele escolhidas.

1)    O Espírito Santo em Atos dos Apóstolos.
·        Atos afirma que o Espírito Santo é Deus (Atos 5.3-4). O pecado de Ananias e Safira foi uma ofensa a Deus. O Espírito Santo é Deus, a terceira pessoa da Trindade.  Por divindade do Espírito Santo se entende que Ele é um com Deus, fazendo parte da Divindade, Coigual, Coeterno e consubstancial com o pai e com o Filho (Mt 28.19; Jo 14.16). Em Jo 14.16 a palavra “Advogado” vem do latim advocatus, que é o equivalente exato do adjetivo verbal passivo grego parakletos (1 Jo 2.1), formado pelas palavras gregas PARA (ao lado de) e KLETOS (chamado). Quando Jesus se refere ao outro (em gregos allos – outro da mesma espécie e tipo), quer dizer que o outro advogado é igual a ele em tudo, mas viverá dentro dos crentes para orientá-los e defende-los para sempre. O Espírito Santo é onisciente (1 Co 2.10,11), onipresente (Sl 139.7-8) e onipotente (Gn 1.1-2; Sl 104.30).

·        Podemos constatar sua divindade nos títulos e nomes que lhe são atribuídos: o Espírito de Deus (Gn 1.2); o Espírito do Senhor (Lc 4.18 e Atos 5.9); o Espírito do nosso Deus ( 1 Co 6.11); o Espírito do Deus vivente (2 Co 3.3); o Espírito de Cristo (Rm 8.9); o Espírito de seu Filho (Gl 4.6); o Espírito eterno (Hb 9.14); Espírito da vida (Rm 8.2); Espírito da verdade (Jo 14.17); e o Consolador (Jo 14.16).

·        Foi por essa razão que Jesus proibiu os seus discípulos de iniciarem o cumprimento da “Grande Comissão” sem que antes o Espírito Santo viesse (Atos 1.4). Observe que Jesus DETERMINOU-LHES. O problema não era sair de Jerusalém, mas sair em que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24.49).

2)    O ESPIRITO SANTO É UMA PESSOA.

·        “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja sempre convosco (Jo 14.16)”. A expressão “outro consolador” indica que o Espírito Santo é alguém como Jesus, uma personalidade distinta do Pai e do Filho. Em Atos, o Espírito aparece como o Deus pessoal, que atribui ao Espírito Santo traços de personalidade: inteligência (1 Co 2.10,11; Rm 8.27), vontade (1 Co 12.11 e Atos 13.1-3) e emoções ou sentimentos (Ef 4.30 e Rm 15.30), ele age como uma pessoa (Ap 2.7), intercede (Rm 8.27), testemunha (Jo 15.26), ensina (Jo 16.12-14), chama e envia pessoas (Atos 20.28), convence (Jo 16.8), guia e orienta (At 16.6-7).

3)    O ESPIRITO SANTO É QUEM PRODUZ A CONVERSÃO DOS INCRÉDULOS.
·        A Igreja prega, mas é o Espírito que converte ou regenera (Jo 3.3-7). É o Espírito que vivifica (Jo 6.63; Ef 2.1). Jesus já havia declarado: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). O verbo “convencer” (elegesi) significa “Trazer à luz”, “expor”, “mostrar”, “persuadir”, “convicção interior” (Jo 3.20; Jo 8.46). O Espírito é o responsável pelo convencimento interno das pessoas quanto ao verdadeiro sentido do pecado, da justiça e do juízo. A obra de convencimento é tríplice: do pecado, pois somos pecadores por natureza (Rm 3.23); da justiça salvadora que nos é oferecida em Cristo Jesus (Rm 5.1); e do juízo que será o julgamento daqueles que rejeitam a salvação em Jesus (Jo 3.18-19).

4)    O ESPÍRITO SANTO PRODUZ O CARÁTER CRISTÃO (Atos 6.3,5).
·        Ser cheio do Espírito Santo significa caráter espiritual. É o andar no Espírito segundo Paulo (Gl 5.16). Quando andamos cheios do Espírito, o fruto do Espírito é produzido em nós (Gl 5.22,23).

5)    O ESPIRITO SANTO DIRIGE O TRABALHO MISSIONÁRIO EM TODAS AS SUAS NECESSIDADES.
·        Respondeu-lhe Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (Atos 2.38). Após o Pentecostes, o Espírito Santo que produz a conversão  e batiza o crente com o Espírito Santo (Atos 10.44-46).

·        O Espírito Santo orienta a vida dos missionários. Ele deu uma ordem a Filipe (Atos 8.29,39). Após encerrar a missão, o Espírito o levou de volta para o seu lugar de origem.

·        O Espírito Santo nos dá a visão missionária de Deus. Ele comunicou sua vontade a Pedro (Atos 10.19-20). Pedro relata o acontecido aos irmãos de Jerusalém (Atos 11.12).

·        O Espírito Santo separava ou indicava as pessoas que Ele queria usar em novos projetos missionários (Atos 13.2 e 4).

·        O Espírito Santo fortalecia a igreja para que os irmãos continuassem pregando a Palavra, em meio a oposição (Atos 4.31). Observe: três detalhes: Todos ficaram cheios do Espírito e não alguns; Todos ficaram cheios em resposta à oração que fizeram; Todos ficaram cheios para anunciar com coragem a Palavra (Atos 9.17).

Conclusão: toda igreja cheia do Espírito Santo é uma igreja missionária. Toda igreja que não cumpre a sua obrigação missionária é vazia do Espírito.






Nenhum comentário:

Postar um comentário