sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Davi, a Arca  e Uzá. 2 Sm 6:1-15.  



“E, tendo tirado a este (Saul), levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” At 13:22. O que significa ser um homem segundo o coração de Deus? Ele é um homem cujo coração bate em sincronia com o de Deus. Quando Deus olha para direita, ele também olha. Quando Deus diz: Interesso por isso, Davi diz: Eu também me interesso”. 

1)    A arca da Aliança. 



·        A arca era uma caixa retangular, de um pouco mais de um metro de comprimento e cerca de 70 centimetros de largura e de altura. Era construída de madeira e forrada de ouro. Sua tampa de ouro puro era chamada de propiciatório, dois querubins, estavam sobre ela.  Tres itens havia dentro da arca: as tabuas de pedra que Moises dera ao povo no Sinai; uma porção do Maná dos anos de peregrinação e a vara de Arão que florescera.

2)    A condução da Arca.
·        Estava a 30 anos na casa do velho sacerdote Abinadabe, em Quiriate Jearim. Seus dois filhos, os sacerdotes Uzá e Aiô, foram designados para supervisionar a entrega da Arca em Jerusalém.

·        A Arca foi colocada em cima de um carro de boi e Aiô ia na frente conduzindo os bois e Uzá ao lado. Quando o carro tropeçou Uzá estendeu as mãos para segurá-la, nesse momento Deus matou o Sacerdote Uzá.  Mas, por que Uzá morreu? E, Ananias e Safira? 


·        Uma idéia: é fatal querer controlar Deus. Uzá era uma pessoa que tem Deus dentro de uma caixa e que assume oficialmente a responsabilidade de mante-lo a salvo da lama e da poeira do mundo. Mas existiam ORIENTAÇÕES NA LEI DE COMO DEVERIA TRANSPORTAR A ARCA. Ignorou a orientação divina em favor da tecnologia dos filiteus (1 Sm 6:7).
  
·        “Cuidado com Deus”. Ao longo dos anos, o básico em que começaram,  os elementos de reverencia e temor, o Espirito de amor e fé desgastam-se e murcham”. “Sepulcros caiados (...) cheios de ossos e de todo tipo de imundície” (Mt 23:27). A morte de Uzá: processo lento e gradual.

3)    A Dança de Davi.
·        E Davi? Por que dançou? Davi sabia algo a respeito de Deus para quem Uzá era cego e surdo.  Davi – homem segundo o coração de Deus -.

·        “Quando Uzá morreu, Davi ficou magoado. Davi não gostou do que havia acontecido mas tratava Deus como Deus” Depois de três meses Davi conseguiu reunir sua banda marcial novamente e estava de volta com harpas, liras, tamboris, castanholas, cimbalos...Mas desta vez os sacerdotes usaram as argolas e cada seis passos sacrificava animais para o Senhor... Davi dançou. Davi estava adorando, respondendo, ao Deus vivo, estava aberto a vida de Deus, que fluía em torno e através dele.


CONCLUSÃO: O DESDEM DE MICAL: para Mical Davi deveria agir diferentemente: ter os deuses servindo-o, cercar-se de pompa e circunstancia; organizar uma religião que o fizesse parecer importante e como um rei. “a gloria de Deus é um ser humano completamente vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário