domingo, 22 de fevereiro de 2015

A resistência de Jó frente a dor e ao sofrimento. Jó 2.1-10.


Introdução. Duas perguntas:

·        Será que Jó serve a Deus “SEM MOTIVO”, desinteressada e gratuitamente, só porque Deus é Deus?

·        Ou será que Jó é piedoso porque Deus LHE CONCEDE RIQUEZAS, poder e honra?

·        O que seria de Jó, se Deus o lançasse na pobreza, doença e morte?
Jó é apresentado como um homem extremamente correto, inculpável, integro, irrepreensível, justo e precavido, “temente a Deus”. 

1)    É resistente, apesar das desventuras.

·        Jó tinha saúde, tinha família, riquezas e muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do Oriente.

·        Jó tinha 11 500 cabeças de gado, ou seja, 7000 ovelhas, 3000 camelos, 1000 bois, 500 jumentas.

·        No entanto, Jó perdeu tudo... Todo o gado, todos os empregados, todos os dez filhos...

2)    É resistente, apesar da doença.

·        Possivelmente a doença de Jó era lepra, pois o texto de Jó 2.7,8 diz que foi ferido “...com feridas terríveis, que iam da sola dos pés até o alto da cabeça. Então Jó lançou mão de um caco de cerâmica e com ele coçava-se, raspando suas feridas, sentado sobre as cinzas”.

·        Eram úlceras purulentas e dolorosas que cobriam o corpo inteiro (Jó 7.5), tinha pesadelos (7.14), feridas (30:28-30), aparência repulsiva (2.12), magreza excessiva (17.7); febre (30.30) e dores de dia e noite (30.17).

3)    É resistente, apesar da esposa.

·        A esposa de Jó foi incapaz de suportar a desgraça da perda de tudo e o quadro doentio do marido, Jó 19.17: “o meu hálito é intolerável para minha esposa; sou repugnante para os filhos de minha mãe”.

·        A esposa de Jó foi incapaz de manter o relacionamento anterior com Deus, Jó 2:9-10: “Deixa de ser teimoso em sua lealdade homem! Isso não vai resolver nada, amaldiçoa logo a Deus e morre!”.

·         Ela aliou-se a Satanás, tornou-se porta voz dele, fez-se advogada do diabo, Jó 2.5: “Ora, estende a tua mão agora mesmo e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele prontamente te amaldiçoará e blasfemará na tua face”.

4)    É resistente, apesar do diabo.

·        O nome de Satanás é mencionado no livro de Jó quartoze vezes. Apenas em Apocalipse Satanás é tão devastador como em Jó (Jó 1.8; 2.3).

·        O termo hebraico “satan”, significa “acusador”, “adversário” (Nm 22.22,32, Ap 12.10). Em Jó, a palavra “satan” recebe o artigo definido “o adversário”. O “acusador” é arrogante, porquanto tem a petulância de “acusar” o homem a quem Deus elogia (perdoa), questionando sua lealdade e afirmando que o amor e a devoção de Jó são interesseiros, dependendo das bênçãos que Deus dá àquele homem.

·        Satanás é chamado de tentador, enganador, acusador, maligno, Pai da mentira, ou “aquele que se interpõe entre o céu e a terra”.

5)    É resistente, apesar das acusações de seus amigos.

·        Talvez Jó tenha sofrido mais com os discursos de seus amigos do que com a bancarrota financeira, a morte dos filhos e a própria doença (Jó 13.5; 19.2-3).
·        Os discursos de Eliú ocupam seis capítulos seguidos e ele sozinho cita o nome de Deus 398 vezes. Segundo o discurso de Eliú, Jó estava colhendo o que  plantara.

·        Os amigos de Jó atentaram contra a sua tranqüilidade, contra a sua consciência e roubaram a sua paz com Deus (Jó 42.7-9).

Conclusão:
·        No entanto, Jó resistiu tudo e a todos. No meio da aflição ele exclama: “eu sei que o meu redentor vive, e que no fim se levantará para me defender e vindicar ainda que eu esteja no pó do meu túmulo” Jó 19:25.

·        No finalzinho Jó entende o porque do seu sofrimento, ele diz: “De fato, meu ouvido já tinham ouvido a teu respeito; contudo, agora os meus olhos te contemplaram! Por essa razão menosprezo a mim mesmo e me arrependo sinceramente no pó e na cinza” (Jó 42:5-6).



Nenhum comentário:

Postar um comentário