terça-feira, 25 de novembro de 2014

o caminho do louco! Será que voce é um louco?

QUANDO SOU INSENSATO?  Eclesiastes 10.


Introdução: No mesmo aposento se encontram um menino que trabalha como pastor de ovelhas e um rei. Davi e Saul. O ar está viciado porque o rei se sente ameaçado pelo pastor. Nas mãos do pastor, um instrumento musical, provavelmente uma lira, usara para acalmar o rei em seus acessos de loucura. Nas mãos do rei ensandecido pelo ciúme, uma lança, que ele arremessa quando não suporta mais se sentir diminuído. É que esse rei tinha ouvido o seu povo cantar "Saul matou mil, mas Davi matou dez mil" (1 Sm 18.7-12). O rei está louco, mas o pastor de ovelhas preservará a sanidade mental. 

Gente sem juízo tem por todo o canto.  O insensato pode ser seu chefe, pode ser o inquilino, o vizinho ou alguém da sua família, da sua casa.  O insensato é aquele que gera desordem com o que faz, é aquele que deveria ajudar, mas só fica sossegado quando consegue atrapalhar.   O Eclesiastes adverte a respeito da possibilidade de, cedo ou tarde, a ira insana de uma autoridade se levantar contra você (10:4), ou seja, gente que perdeu a cabeça, sempre fere pessoas e sempre se levanta contra o outro. Afinal, o insensato nunca acha que é insensato.

1) Prudência: SILÊNCIO. Fique de boca calada: esse é o conselho para lidar com gente que perdeu o juízo mas ainda ocupa posição de autoridade, e que pode causar muitos estragos. "Nem em pensamento insulte o rei" (Ec. 10.20). Reprima as palavras e o pensamento, nem na intimidade do seu quarto você deve se sentir à vontade para falar o que pensa a respeito do rei insensato. Suas palavras vão chegar aos ouvidos do rei, e isso vai ser uma tremenda encrenca pra você. 

O insensato sempre acha que o louco é você, o insano sempre acha que o problema é você. Quem perde o juízo perde também a capacidade de enxergar a si mesmo, só consegue enxergar o outro. Por ter perdido o juízo, perdeu também a cabeça. 

O Eclesiastes nos oferece algumas sugestões para identificar o louco como louco, ou para desconfiar que alguém está dando passos na direção da loucura. 

1)      Como identificar o insensato.

1.1) Tome cuidado quando alguém se impõe pelo grito e pela força (9:17).



  • Quem assina o cheque geralmente não se sente obrigado a conversar e acha que pode gritar. Quem paga a conta escolhe o canal da televisão. Não adianta querer conversar. Aliás, nem precisa. Quem paga manda, e quem manda não conversa: grita! 
  •   Preste atenção quando alguém perde a capacidade de diálogo e de argumentação. As palavras do insensato perdem o sentido, a lógica, ficam sem nexo. Mas isso não faz diferença, porque ele não faz questão de sentido.

1.2) Notar quando o ambiente começa a cheirar mal por causa do insensato (10:1). 

  •  O Eclesiastes diz que "assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um de pouco de insensatez pesa mais do que sabedoria e a hora (Ec. 10.1). O senso comum diz que meia dúzia de maçãs boas não serve para rejuvenescer a maçã apodrecida; é a maçã podre que estraga a meia dúzia de maçãs boas. 
  • O insensato estraga o ambiente onde está, carrega consigo a capacidade de gerar infelicidade coletiva. Ele estraga a família, o ambiente de trabalho, o círculo de amigos.  É  um louco, um descabeçado que deixa rastro de destruição por onde passa e quer que toque.

1.3) Há momentos em que começamos a desconfiar que a pessoa já não sabe para onde vai (10:2-3). 


  • Tem gente que acorda indo para o Norte, mas acaba dormindo no Sul. No dia seguinte muda completamente de idéia e vai para o Leste. Logo depois resolve que quer ir mesmo para o Oeste. O insensato é volúvel, inconstante, muda de opinião a toda hora, segundo o Eclesiastes, o coração do insensato é uma péssima bússola. É insensato, portanto, aquele que se deixa guiar pelos tolos. 
  • A tradução Revista e Atualizada traz: "O CORAÇÃO DO SÁBIO SE INCLINA PARA O LADO DIREITO, MAS O DO ESTULTO, PARA O DA ESQUERDA". Na tradução de Haroldo Campos, o texto fica: "o coração do sábio se inclina para a direita, e o do tolo para a canhota". Em termos de convenção social, a direita está associada ao correto e a canhota, ao errado.
  • A recomendação do Eclesiastes é que ninguém abandone seu posto quando o tolo começa a gritar, isto é, deixe que seus gritos se dissolvam no ar e mantenham-se firme em sua posição (Ec 10.4).

1.4) O insensato cerca-se de pessoas erradas (10:5-6).  



  • "Há outro mal que vi debaixo do sol, um erro cometido pelos que governam: tolos são postos em cargos elevados, enquanto ricos ocupam cargos inferiores..". Naquele época, ter acesso à riqueza equivalia a ter acesso ao conhecimento e à sabedoria. 
  • A gente sabe que alguém está perdendo o juízo quando só conversa com gente que não tem juízo. Dizem que nós ficamos à cata de conselho, procurando aqui e ali, até encontrarmos um conselho que se harmonize com nossa intenção. Quando o insensato só conversa com gente que concorda com ele, então ele assumiu de fato sua insensatez (Sl 1). 

1.5) Notar quando as coisas que o insensato faz começam a dar errado (10:8). 



  • O insensato está ficando louco - ou já ficou louco - quanto toma iniciativas que começam a desmoronar. Isso significa que ele começa a agir de maneira inconsequente e incompetente. Pois, perdeu o juízo. 
  • A ação inconsequente é denunciada pelo comentário: "quem cava um poço cairá nele, quem derruba um muro será picado por uma cobra (10:8). Como é que um sujeito  cava um poço e cai no próprio poço, ou se enforca com a própria corda? Isso é inconsequência. No texto de Eclesiastes 10:10, o autor denuncia que trabalha dobrado aquele que racha lenha sem usar um machado afiado. 


1.6) Quando o insensato fala demais, fica demasiadamente agitado e não produz nada (10:12-13). 


  • Um dos sinais de que estamos diante de uma pessoa sem juízo é que ela tem mais garganta do que resultado (v.14). O louco cansa a língua de tanto falar, os frutos são evidentes. No entanto, quando o sábio fala, os frutos são evidentes (Hb 5.12-14).

1.7) O insensato coloca o prazer na frente do dever (10:16-19).

1.8) Conclusão: Alguns conselhos!

  • o que fazer diante do louco?1) boca fechada (10:20, o insensato não escuta (1 Pe 3:1); 2) tranqüilidade (10:4, Pv 25:21-22); 3) não se deixe vencer pela tentação de fazer o que gostaria de fazer, mas siga sua consciência (10:17).Somente os sábios são temperantes.

domingo, 23 de novembro de 2014

COMO VIVEM AS PESSOAS SANTAS? (HEBREUS 10.19-39).


·        Pessoas santas aproximam-se de Deus com total certeza de fé.Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Hebreus 10:19”.

·        Pessoas santas apegam-se firmemente à esperança que os cristãos professam.  “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu, Hebreus 10:23”.

·        Pessoas santas estimulam umas às outras ao amor  e às boas obras.  “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Hebreus 10:24”.

·        Pessoas santas congregam-se regularmente para admoestar umas às outras na fé.  “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia, Hebreus 10:25”.

·        Pessoas santas não pecam voluntariamente. “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Hebreus 10:26”.

·        Pessoas santas estão dispostas a sofrer insultos e perseguições quando lhe são infligidos.  “Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados,
Hebreus 10:33”.

·        Pessoas santas apoiam as que são maltratadas. “e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados,
Hebreus 10:33”.

·        Pessoas santas permitem a espoliação de seus bens sem rejeitar a sua confiança. “Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão,
Hebreus 10:34-35”.

·        Pessoas santas simplesmente tentam fazer a vontade de Deus, considerando que esta é a coisa mais importante nesta vida. “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa, Hebreus 10:36”.


·        Pessoas santas esperam que Jesus venha em um poucochinho de tempo, e estão satisfeitas em esperar as recompensas até que isso aconteça. “Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma, Hebreus 10:37-39”. 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Passou pela vida sem deixar saudade. 2 Cronicas 21.20



Introdução: O título deste estudo é uma frase que está nas páginas das Crônicas dos filhos de Israel e se refere ao rei Jeorão, que foi sucessor do piedoso Josafá, seu pai. A trágica história de Jeorão serve-nos de advertência.

 Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém oito anos, e foi-se sem deixar de si saudades; e o sepultaram na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. II Cr 21. 20. Houve razões para isso. O modo de proceder diante de Deus e em relação próximo dirá se seremos saudosos ou não. 
 
Porém, antes de falarmos de Jeorão, o que é saudade? 



Saudade é uma das palavras mais presentes em nossas poesias de amor e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.

No dicionário, saudade é um sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável.: “O maior legado que alguém pode deixar neste mundo é a saudade”. 

Alguns definem saudade em termos poéticos:

“Saudade, é levar dentro do coração 
a presença de um ausente querido...
É sentir a emoção 
de um alguém perdido...
É ter a sensação
daquele abraço sentido...

Saudade, é simplesmente,
sentir como permanente,
aquele alguém ausente,
cuja presença se pressente;
É aquele passado,
sempre lembrado, 
que queremos de presente
no momento presente...

Esperamos que se apresente,
voltando em caráter permanente...

É um doce sentimento,
lembrado sem lamento,
de um momento de felicidade,
a ser lembrado apenas... com saudade... 

1)    Quem FOI Jeorão?



1.1)     Filho de Josafá e neto de Asa, reis de Judá.  Os dois reis foram  importantes na história de Judá e deixaram saudade.  Asa ,  foi o terceiro rei de Judá após o cisma de Israel. Era filho de Abias e de Maaca que, por sua vez, era filha de Absalão. Reinou 41 anos sobre Judá em Jerusalém. Foi enterrado na Cidade de Davi. Foi um  político e reformador (II Cro 15.2-15), acabando com os ídolos de Judá.   

O rei Josafá ou Josafa foi o 4º rei de Judá e reinou durante 25 anos. Era filho de Asa e Azuba. Durante o seu reinado, houve grande combate à idolatria (II Cro 17.3-4), pois destruiu os altos, quebrou as estátuas, e outros. Um homem de Deus, piedoso. No pior momento de sua vida (capitulo 20), quando os amonitas e moabitas se levantam contra Judá, ele diz ao Senhor: “...Não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”, v.12. Os irmãos de Jeorão: Azarias, Jeiel, Azarias, Micael e Sefatias receberam muitos dons de prata, e de ouro, e de coisas preciosíssimas, com cidades fortes em Judá; PORÉM O REINO DEU A JEORÃO, PORQUANTO ERA O PRIMOGÊNITO.

1.2)     Era filho primogênito (vs.1 e 2).   Herdou do seu pai o reino, o cetro. Temos que tomar cuidado com as bênçãos que recebemos de Deus.

1.3)     Casamento errado: casou com a filha de Jezabel, um casamento político. Acabe um rei ímpio e Jezabel, missionária de Baal (Ml 2.11).

1.4)     Matou seus irmãos. matou à espada todos os seus irmãos, “pois os seus irmãos eram melhores do que ele”! ELE PASSAVA POR CIMA DE QUALQUER COISA OU PESSOA PRA CONSEGUIR O QUE QUERIA.  Logo Jeorão se fortaleceu no reino de seu pai, e matou à espada todos os seus irmãos e alguns líderes de Israel. V. 4.  “Ele não assassinou apenas uma, duas, ou três pessoas, não apenas quatro, cinco, ou seis pessoas, não, Jeorão assassinou mais do que “simplesmente” seis pessoas, pois Jeorão havia assassinado seus seis irmãos, sangue de seu sangue, carne de sua carne!” 

As  angustias entre famílias se dão por serem seus membros egoístas e ambicionarem tudo para si. Há um espírito de frieza e indiferença tentando adentrar insistentemente aos lares. A Bíblia ensina que é suave a unidade familiar, o respeito mútuo (Sl 133).


Acredito que a maioria de nós conhecem um caso de assassinato entre irmãos. Quem não já ouviu um ditado que diz “a língua mata?”(Mt 5.21,22). Sem duvidas, suas palavras tanto pode ser construtivas como destrutivas, tanto pode vivificar alguém como pode matá-lo! E quantas pessoas têm assassinado os sonhos de outras, de forma cruel e irresponsável, pessoas más ou desprovidas de sabedoria.Tome cuidado com o que você diz, suas palavras podem ser como mortandades; ou no cortar a fala de outro alguém; ou caçoar dos simples: você pode esta cometendo um assassinato sem perceber.

1.5)     Virou as costas para Deus (v.6).  E andou nos caminhos dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher e fazia o que era mau aos olhos do Senhor. II Cr 21. 6. A idolatria é um câncer mundial. A adoração de pessoas ou objetos inanimados insulta a soberania de Deus. A prática da idolatria se dá por não conhecerem as Sagradas Escrituras ou torcerem seus ensinos. Jeorão foi influenciado por sua mulher que era de linhagem idólatra. A Bíblia proíbe o fabrico de imagens de escultura para adoração. Ex 20. 4-5.


2)    Consequencias dos pecados de Jeorão: carta do profeta Elias

FOI ADVERTIDO E SENTENCIADO A UM CASTIGO TERRÍVEL. Então, lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Visto que não andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e fizeste corromper a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a corrupção da casa de Acabe, e também mataste teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu, eis que o Senhor ferirá com um grande flagelo ao teu povo, e aos teus filhos, e às tuas mulheres, e a todas as tuas fazendas. Tu também terás uma grande enfermidade por meio de um mal nas tuas entranhas, até que te saiam as tuas entranhas, por causa da enfermidade, dia após dia. II Cr 21. 12-15

1)   Perdeu o reino: Deus suscitou os filisteus contra ele; Deus guerreava contra Jeorão (v.16).

2)   Perdeu sua família: os filisteus levaram embora seus filhos e sua mulher (v.17).

3)   Perdeu a popularidade (v.19).

4)   Perdeu a própria vida. O profeta Elias lhe diz: Deus vai tira a sua vida! "Tu também terás uma grande enfermidade por meio de um mal nas tuas entranhas, até que te saiam as tuas entranhas, por causa da enfermidade, dia após dia".

CONCLUSÃO: Todos gostam de saber que sua ausência foi sentida. Anelamos ser necessários e queridos. Isso, porém, tem elevado preço. Precisamos servir bem uns aos outros. Amar, perdoar e acolher. Dividir as vitórias e ser solidários nas dificuldades



terça-feira, 4 de novembro de 2014

O discipulado de Timóteo (2 Tm 1:1-7)



Introdução:

Paulo se intitula “encarcerado no Senhor” (1.8) e esta era a segunda vez que se achava preso em Roma. Estava encarcerado em algum “escuro calabouço subterrâneo, como um buraco no teto para a passagem de luz e de ar”. Certamente Paulo estava acorrentado (1.16), “sofrendo até algemas, como malfeitor” (2.9). A audiencia preliminar de seu caso já se realizara (4.16,17); agora só lhe restava aguardar o julgamento.

A tradição nos conta que Paulo foi condenado à morte e então decapitado, na Via Óstia. Eusébio de Cesaréia, citando Dionísio de Corinto, relata que Paulo e Pedro “foram martirizados na mesma ocasião”, acrescentando todavia que a execução de Paulo foi por decapitação e a de Pedro por crucificação de cabeça para baixo.

A conversão de Timóteo deu-se na cidade de Listra, durante a primeira viagem do apostolo Paulo. E, por mais de 15 anos, desde então, Timóteo tinha sido o fiel companheiro de Paulo. Viajara com ele durante a maior parte da segunda e terceira viagem, tendo sido, durante as mesmas, enviado como fiel delegado apostólico a diversas missões especiais (1 Ts 3.1; 1 Co 4.17).

            Paulo não só devotava uma forte afeição a Timóteo, por ter sido o amigo que ele evidentemente levara a Cristo, podendo assim chamá-lo “filho amado e fiel no Senhor” (1 Co 4.17), mas também aprendera a confiar em Timóteo como o seu “cooperador” (Rm 16.21). Paulo pôde chegar ao ponto de dizer: “a ninguém tenho de igual sentimento” (Fl 2.20-22).

            Algumas cousas sobre Timóteo: 

        Lembremo-nos de que Timóteo ainda era relativamente jovem (uns 30 anos). Paulo insistira com ele: “ninguém despreze a tua mocidade” (1 Tm 4.12); e em sua segunda carta, um ano ou dois depois, exortou a fugir “das paixões da mocidade” (2 Tm 2.22).

·        Timóteo era propenso a doença. Na primeira carta (1 Tm 5.23), o apostolo referiu-se às frequentes enfermidades que Timóteo tinha.

·        Timóteo era de temperamento tímido. Parece ter sido de natureza arredia. Se tivesse vivido em nossa geração, creio que o teríamos como sendo um “introvertido”.

1)    Timóteo, o filho amado de Paulo (VS. 2-8).
·        Graça, paz e misericórdia. Graça é a bondade de Deus para com os indignos, a misericórdia é mostrada aos fracos e desamparados, incapazes de ajudarem-se a si mesmos. Nas parábolas de Jesus, foi a misericórdia que o bom samaritano demonstrou à vitima dos assaltantes. Paz, é reconciliação, restauração da harmonia em vidas arruinadas pela discórdia.


·        “Sem cessar me lembro de ti em minhas orações, noite e dia” (v.3), “lembrando das tuas lágrimas” (v.4) e “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento” (v.5). E sempre que me lembro de ti, Timóteo, “dou graças a Deus” (v.3).

1.1)         As quatro maiores influencias na vida de Timóteo.

       I.            A formação familiar (v.3). 

Lucas nos conta que Timóteo era filho de um casamento misto, em que o pai era grego e a mãe judia (Atos 16.1). Pode-se presumir que seu pai fosse  descrente, mas a mãe era uma judia crente, que tornou cristã. E, antes da mãe, sua avó Lóide era também convertida, visto que Paulo escreve sobre a “fé sem fingimento”, das três gerações. Paulo lhe diz: “desde a meninice fora interado das sagradas letras” (3.15). Calvino comenta, com muita propriedade, que Timóteo “foi criado de tal modo que pôde sugar a piedade junto com o leite materno”.

     II.            A amizade espiritual. 
Depois de nossos pais, os nossos amigos são os que mais nos influenciam, especialmente se são, de algum modo, nossos professores. E Paulo era para Timóteo um mestre e amigo excepcional. Paulo era pai espiritual de Timóteo e Paulo também o conduziu a Cristo, por isso não se esqueceu dele, nem o abandonou. Na ultima vez em que se separaram, Timóteo foi incapaz de conter as lágrimas. E agora, recordando-se daquelas lágrimas, Paulo almejava “noite e dia” tornar a vê-lo “para que eu transborde de alegria” (v.4).

  III.            O dom espiritual (v.6). 

O que está claro, tanto neste versículo como numa referencia similar em 1 Timóteo 4.14, é que o dom (carisma) lhe fora conferido quando Paulo e certos “anciãos” lhe impuseram as mãos.  Portanto, que o homem não é somente o que ele recebe de seus pais, amigos e mestres, mas também o que Deus mesmo faz dele, quando o chama para um ministério especial, dotando-o com recursos espirituais apropriados.

  IV.            A disciplina pessoal (v.7).

Paulo em sua primeira carta, pede que Timóteo não se faça negligente com o seu dom (1 Tm 4.14) e na segunda carta o admoesta a reavivá-lo (v.6) ou reacendê-lo. O dom é comparado ao fogo. Parece, que a exortação de Paulo é para continuar soprando, para “atiçar aquele fogo interior”, para conservá-lo vivo até inflamar-se.


Deus não nos deu um Espírito de “covardia” mas de “poder, de amor e de moderação. Sendo ele o Espírito de poder, podemos estar confiantes de que ele nos capacita no exercício do nosso ministério.



domingo, 2 de novembro de 2014


CARTA A UM JOVEM CRISTÃO QUE FAZ SEXO COM A NAMORADA.


Os nomes foram trocados para proteger as pessoas. Embora algumas circunstâncias mencionadas na carta sejam totalmente fictícias, o caso é mais real do que se pensa...]

Meu caro Ricardo,

Ontem estive pregando em sua igreja e tive a oportunidade de rever João, nosso amigo comum. Não lhe encontrei. João me disse que você e a Raquel, sua namorada, tinham saído com a turma da mocidade para um acampamento no fim de semana e que só regressariam nessa segunda bem cedo.

Saí com o João para comer pizza após o culto e falamos sobre você. João abriu o coração. Ele está muito preocupado com você, desde que você disse a ele que tem ido com Raquel para motéis da cidade e às vezes até mesmo depois do culto de jovens no sábado à noite. Ele falou que já teve várias conversas com você mas que você tem argumentado defendendo o sexo antes do casamento como se fosse normal e que pretende casar com Raquel quando terminarem a faculdade.

Ele pediu minha ajuda, para que eu falasse com você, e me autorizou a mencionar nossa conversa na pizzaria. Relutei, pois acho que é o pastor de sua igreja que deve tratar desse assunto. Você e a Raquel, afinal, são membros comungantes dessa igreja e estão debaixo da orientação espiritual dela. Mas, João me disse que o pastor faz de conta que não sabe que essas coisas estão acontecendo na mocidade da igreja. Como sou amigo da sua família fazem muitos anos, desde que vocês freqüentaram minha igreja em São Paulo, resolvi, então, escrever para você sobre esse assunto, tendo como base os argumentos que você usou diante de João para justificar sua ida a motéis com a Raquel.

Se entendi direito, você argumenta que não há nada na Bíblia que proiba sexo antes do casamento. É verdade que não há uma passagem bíblica que diga "não farás sexo antes do casamento;" mas existem dezenas de outras que expressam essa verdade com outras palavras e de outras maneiras. Podemos começar com aquelas que pressupõem o casamento como sendo o procedimento padrão, legal e estabelecido por Deus para pessoas que desejam viver juntas (veja Mateus 9:15; 24:38; Lucas 12:36; 14:8; João 2:1-2; 1Coríntios 7:9,28,39), aquelas que abençoam o casamento (Hebreus 13:4) e aquelas que se referem ao divórcio - que é o término oficial do casamento - como algo que Deus aborrece (veja Malaquias 3:16; Mateus 5:31-32).

Podemos incluir ainda aquelas passagens contra os que proíbem o casamento (1Timóteo 4:3) e as outras que condenam o adultério, a fornicação e a prostituição (veja Mateus 5:28,32; 15:19; João 8:3; 1Coríntios 7:2; 6:9; Gálatas 5:19; Efésios 5:3-5; Colossenses 3:5; 1Tessalonicenses 4:3-5; 1Timóteo 1:10; Hebreus 13:4; Apocalipse 21:8; 22:15). Qual é o referencial que nos possibilita caracterizar esses comportamentos como desvios, impureza e pecado? O casamento, naturalmente. Adultério, prostituição e fornicação, embora tendo nuances diferentes, têm em comum o fato de que são relações sexuais praticadas fora do casamento. Se o casamento, que implica num compromisso formal e legal entre um homem e uma mulher, não fosse a situação normal onde o sexo pode ser desfrutado de maneira legítima, como se poderia caracterizar como desvio o adultério, a fornicação ou a prostituição? A Bíblia considera essas coisas como pecado e coloca os que praticam a impureza sexual e a imoralidade debaixo da condenação de Deus - a menos que se arrependam, é claro, e mudem de vida.

Você argumenta também que o casamento é uma conveniência humana e que muda de cultura para cultura. Bom, é certo que o casamento tem um caráter social, cultural e pessoal. Todavia, do ponto de vista bíblico, não se pode esquecer que foi Deus quem criou o homem e a mulher, que os juntou no jardim, e disse que seriam uma só carne, dando-lhes a responsabilidade de constituir família e dominar o mundo. O casamento é uma instituição divina a ser realizada pelas sociedades humanas. Embora as culturas sejam distintas, e os rituais e procedimentos dos casamentos sejam distintos, do ponto de vista bíblico o casamento implica em reconhecimento legal daquela união por quem de direito, trazendo implicações para a criação e tutela dos filhos, sustento da casa e também responsabilidades e conseqüências em caso de separação e repúdio. Quando duas pessoas resolvem ir morar juntas como se fossem casadas, essa decisão não faz delas pessoas casadas diante de Deus - mas (desculpe a franqueza), pessoas que estão vivendo em imoralidade sexual.

É verdade que a legislação de muitos países tem cada vez mais reconhecido as chamadas uniões estáveis. É uma triste constatação que o casamento está cada vez mais sendo desvalorizado na sociedade moderna ocidental. Todavia, esses movimentos no mundo e na cultura não são a bússola pela qual a Igreja determina seu norte - e sim a Palavra de Deus. Em muitas culturas a legislação tem sancionado coisas que estão em contradição com os valores bíblicos, como aborto, eutanásia, uniões homossexuais, uso de drogas, etc. A Igreja deve ter uma postura crítica da cultura, tendo como referencial a Palavra de Deus.

O João me disse ainda que você considera que o mais importante é o amor e a fidelidade, e que argumentou que tem muita gente casada mas infeliz e infiel para com o cônjuge. Ricardo, é um jogo perigoso tentar justificar um erro com outro. Gente casada que é infiel não serve de desculpas para quem quer viver com outra pessoa sem se casar com ela. Além do mais, como pode existir o conceito de fidelidade numa união que não tem caráter oficial nem legal, e que não teve juramentos solenes feitos diante de Deus e das autoridades constituídas? Mesmo que você e sua namorada façam uma "cerimônia" particular onde só vocês dois estão presentes e onde se casem a si mesmos diante de Deus - qual a validade disso? As promessas de fidelidade trocadas por pessoas não casadas têm tanto valor quanto um contrato de gaveta. Lembre inclusive que não é a Igreja que casa, e sim o Estado. Naqueles casamentos religiosos com efeito civil, o pastor ou padre está agindo com procuração do juiz.

Não posso deixar de mencionar aqui que na Bíblia o casamento é constantemente referido como uma aliança (veja Ezequiel 16:59-63). Deus é testemunha dessa aliança feita no casamento, a qual também é chamada de "aliança de nossos pais", uma referência ao caráter público da mesma (não deixe de ler Malaquias 2:10-16).

Não fiquei nem um pouco surpreso com seu outro argumento para fazer sexo com sua namorada, que foi "é importante conhecer bem a pessoa antes do casamento". Já ouvi esse argumento dezenas de vezes. E sempre o considerei uma burrice - mais uma vez, desculpe a franqueza. Em que sentido ter relações sexuais com sua namorada vai lhe dar um conhecimento dela que servirá para determinar se o casamento vai dar certo ou não? Embora o sexo seja uma parte muito importante do casamento, o que faz um casamento funcionar são os relacionamentos pessoais, a tolerância, a compreensão, a renúncia, o amor, a entrega, o compartilhar... você pode descobrir antes do casamento que sua namorada é muito boa de cama, mas não é o desempenho sexual de vocês que vai manter ou salvar seu casamento. Esse argumento parte de um equívoco fundamental com relação à natureza do casamento e no fim nada mais é que uma desculpa tola para comerem a sobremesa antes do almoço.

Agora, o pior argumento que ouvi do João foi que você disse "a graça de Deus tolera esse comportamento." Acho esse o pior argumento porque ele revela uma coisa séria em seu pensamento, que é tomar a graça de Deus como desculpa para um comportamento imoral. Esse sempre foi o argumento dos libertinos ao longo da história da igreja. O escritor bíblico Judas, irmão de Tiago, enfrentou os libertinos de sua época chamando-os de "homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo" (Judas 4). Esse é o caminho de Balaão "o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição" (Apocalipse 2:14). É a doutrina da prostituta-profetisa Jezabel, que seduzia os cristão "a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos" (Apocalipse 2:20) e a conhecer "as coisas profundas de Satanás" (Apocalipse 2:24).

Como seu amigo e pastor, permita-me exortá-lo a cair fora dessa maneira libertina de pensar, Ricardo, antes que sua consciência seja cauterizada pelo engano do pecado (Hebreus 3:13). Ainda há tempo para arrependimento e mudança de atitude. A abstinência sexual é o caminho de Deus para os solteiros, e esse estilo de vida é perfeitamente possível pelo poder do Espírito, ainda que aos olhos de outros seja a coisa mais careta e retrógrada que exista. Se você realmente pensa em casar com a Raquel e constituírem família, o melhor caminho é pararem agora de ter relações e aguardarem o dia do casamento. Vocês devem confessar a Deus o seu pecado e um ao outro, e seguir o caminho da abstinência, com a graça de Deus.

Estou à sua disposição para conversarmos pessoalmente. Traga a Raquel também. Estou orando por vocês.

Um grande abraço,

Pr. Augustus Nicodemus.