terça-feira, 9 de dezembro de 2014


A CURA DAS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS. SL 38.


Introdução: Também conhecidas como Somatização, as doenças psicossomáticas são problemas psicológicos que se transformam em doenças físicas. Ou seja, a pessoa tem problemas psicológicos e sofre tanto que o corpo acaba respondendo com alguma tipo de doença que realmente afeta parte do organismo. Mas como isso ocorre?
Vamos lá, o corpo humano possui uma glândula que tem a capacidade de ligação direta com o hipotálamo, no cérebro. Tal glândula é responsável pela produção dos hormônios que controlam todas as funções do organismo e quando ele percebe os sentimentos e emoções do indivíduo ele acaba alterando sua conexão com cérebro e reagindo.
Essa reação do hipotálamo pode acarretar em doenças respiratórias, de pele, circulatórias ou gastrointestinais. Exemplos claros da reação do organismo são tremores, dores de barriga, travamentos dos dentes, todos involuntários, em resposta à algo que se está sentindo.
        As doenças psicossomáticas estão atreladas a dimensão da vida. Como alguns traumas que o atingiram na infância, outras em idade mais moderna, ou mesmo nascidas da dor do desprezo, a indiferença no trato, a hostilidade do mundo circundante.

1)    AS ENFERMIDADES PODEM NOS ATINGIR EM TRÊS NIVEIS.

·        1) As enfermidades adquiridas.  Porque este é um mundo, um universo caído; esta é uma natureza em crise, em juízo, um universo caído (Gn 3.17-18; Rm 8.20).

·        2) É aquela enfermidade que chamamos de terapêutica. È o caso de Jó, que ficou com câncer de pele porque Deus queria proporcionar a seu servo a chance de manifestar-lhe a profundidade do seu compromisso com Ele. È na tribulação que temos experiências mais profundas com Deus, é o Getsêmani da vida (Rm 5:3-4; II Co 4:17).

·        3) As enfermidades que nós mesmos produzimos. São as doenças psicossomáticas, e que resultam, de desarmonia, traumas, rachaduras psicológicas, tatuagens na mente, amarguras guardadas, pecados não confessados, sentimentos de culpa que esmagam (João 5:14, Mt 18:35).


2)    O ESTADO DE CULPA E A DOENÇA PSICOSSOMÁTICA.
·        È oportuno então indagar como andava a cabeça de Davi; como ele encarava a vida, ou melhor, como se via na vida. 1) nos vs 1 e 2 nos dizem que Davi estava com a mente ocupada por um profundo sentimento de culpa. Três tipos de relação com a culpa. A Primeira é uma relação objetiva. Ou seja, você pecou, sabe que pecou, e esta situação  gera em você um sentimento de culpa. A segunda é uma relação de cinismo. Você começa a pecar, a se tornar cauterizado, indiferente, o bisturi da vida vai insensibilizando sua consciência, até chegar aquele ponto em que você peca e tem culpa real diante de Deus, mas não tem sentimento de culpa correspondente, virou cinismo. A terceira é ter um sentimento de culpa sem real. Você não pecou, não transgrediu nenhum mandamento objetivo de Deus, mas transgrediu “mandamentimentos psicológicos”, ou “mandamentinhos legalistas”. È fruto das suas projeções psicológicas de um Deus severo e carrasco, meticuloso e esmagador.

 2.1) AS PSICOSSOMATIZAÇÕES na alma.

·        V.6. depressão psicológica. Davi perdera a razão de folgar ante a vida; perdera a condição de contemplar a existência como um lugar de alegria. V.8.Inquietação e uma angustia imensa. Sentia-se aflito e desassossegado.V. 10. Estresse: disritmia, a taquicardia.  Ele diz: “Bate-me excitado o coração” E sofre um terrível desanimo, somem-lhe as forças. E por ultimo, confessa sofrer desmaios e vertigens.

2.2) AS PSICOSSOMATIZAÇÕES NA CARNE.
·        Primeira conseqüência:V.3. diz: “Não há parte sã na minha carne”. Ele diz no v.5 que suas chagas tornaram-se “infectas e purulentas”.
·        Segunda conseqüência: v.7. “Não há saúde nos meus ossos”. Dores terríveis na coluna, juntas, reumatismo, artrite. “A maioria das doenças nos atingem nascem na mente, na alma – amargura, revoltada, azeda, aflita, culpada, incapaz de perdoar. (Tg 5:14-16).

3)    AS CAUSAS DAS PSICOSSOMATIZAÇÕES.
·        1) Pecados não perdoados, v.4; 2) as ansiedades do coração, v.9 (Pv 9:25, Pv 14:30);  3) Solidão e abandono, v.11; 4) traição dos inimigos, v.12: armavam ciladas contra ele, tramavam tirar-lhe a vida, procuravam fazer-lhe mal (v.19).


CONCLUSÃO: COMO se CURAR DAS DOENÇAS PSICOSSOMATICAS. 1)  diante do pecado, v.18. “Pecados não verbalizados, não confessados, não assumidos podem fazer o corpo adoecer. Eles abalam os nervos, perturbam as emoções, e podem revolucionar seriamente a saúde física”; 2) nunca mais discutir, alimentar a maldade, adubar hostilidade (vs.13 -14). Acreditar na intervenção de Deus (v.15-17), e, amontoar brasas vivas sobre a cabeça do inimigo, v.20 (Rm 12:19-21); 3) E diante das ansiedades, vs 21 e 22 (Fl 4:6-7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário