terça-feira, 11 de novembro de 2014

Passou pela vida sem deixar saudade. 2 Cronicas 21.20



Introdução: O título deste estudo é uma frase que está nas páginas das Crônicas dos filhos de Israel e se refere ao rei Jeorão, que foi sucessor do piedoso Josafá, seu pai. A trágica história de Jeorão serve-nos de advertência.

 Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém oito anos, e foi-se sem deixar de si saudades; e o sepultaram na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. II Cr 21. 20. Houve razões para isso. O modo de proceder diante de Deus e em relação próximo dirá se seremos saudosos ou não. 
 
Porém, antes de falarmos de Jeorão, o que é saudade? 



Saudade é uma das palavras mais presentes em nossas poesias de amor e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.

No dicionário, saudade é um sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável.: “O maior legado que alguém pode deixar neste mundo é a saudade”. 

Alguns definem saudade em termos poéticos:

“Saudade, é levar dentro do coração 
a presença de um ausente querido...
É sentir a emoção 
de um alguém perdido...
É ter a sensação
daquele abraço sentido...

Saudade, é simplesmente,
sentir como permanente,
aquele alguém ausente,
cuja presença se pressente;
É aquele passado,
sempre lembrado, 
que queremos de presente
no momento presente...

Esperamos que se apresente,
voltando em caráter permanente...

É um doce sentimento,
lembrado sem lamento,
de um momento de felicidade,
a ser lembrado apenas... com saudade... 

1)    Quem FOI Jeorão?



1.1)     Filho de Josafá e neto de Asa, reis de Judá.  Os dois reis foram  importantes na história de Judá e deixaram saudade.  Asa ,  foi o terceiro rei de Judá após o cisma de Israel. Era filho de Abias e de Maaca que, por sua vez, era filha de Absalão. Reinou 41 anos sobre Judá em Jerusalém. Foi enterrado na Cidade de Davi. Foi um  político e reformador (II Cro 15.2-15), acabando com os ídolos de Judá.   

O rei Josafá ou Josafa foi o 4º rei de Judá e reinou durante 25 anos. Era filho de Asa e Azuba. Durante o seu reinado, houve grande combate à idolatria (II Cro 17.3-4), pois destruiu os altos, quebrou as estátuas, e outros. Um homem de Deus, piedoso. No pior momento de sua vida (capitulo 20), quando os amonitas e moabitas se levantam contra Judá, ele diz ao Senhor: “...Não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”, v.12. Os irmãos de Jeorão: Azarias, Jeiel, Azarias, Micael e Sefatias receberam muitos dons de prata, e de ouro, e de coisas preciosíssimas, com cidades fortes em Judá; PORÉM O REINO DEU A JEORÃO, PORQUANTO ERA O PRIMOGÊNITO.

1.2)     Era filho primogênito (vs.1 e 2).   Herdou do seu pai o reino, o cetro. Temos que tomar cuidado com as bênçãos que recebemos de Deus.

1.3)     Casamento errado: casou com a filha de Jezabel, um casamento político. Acabe um rei ímpio e Jezabel, missionária de Baal (Ml 2.11).

1.4)     Matou seus irmãos. matou à espada todos os seus irmãos, “pois os seus irmãos eram melhores do que ele”! ELE PASSAVA POR CIMA DE QUALQUER COISA OU PESSOA PRA CONSEGUIR O QUE QUERIA.  Logo Jeorão se fortaleceu no reino de seu pai, e matou à espada todos os seus irmãos e alguns líderes de Israel. V. 4.  “Ele não assassinou apenas uma, duas, ou três pessoas, não apenas quatro, cinco, ou seis pessoas, não, Jeorão assassinou mais do que “simplesmente” seis pessoas, pois Jeorão havia assassinado seus seis irmãos, sangue de seu sangue, carne de sua carne!” 

As  angustias entre famílias se dão por serem seus membros egoístas e ambicionarem tudo para si. Há um espírito de frieza e indiferença tentando adentrar insistentemente aos lares. A Bíblia ensina que é suave a unidade familiar, o respeito mútuo (Sl 133).


Acredito que a maioria de nós conhecem um caso de assassinato entre irmãos. Quem não já ouviu um ditado que diz “a língua mata?”(Mt 5.21,22). Sem duvidas, suas palavras tanto pode ser construtivas como destrutivas, tanto pode vivificar alguém como pode matá-lo! E quantas pessoas têm assassinado os sonhos de outras, de forma cruel e irresponsável, pessoas más ou desprovidas de sabedoria.Tome cuidado com o que você diz, suas palavras podem ser como mortandades; ou no cortar a fala de outro alguém; ou caçoar dos simples: você pode esta cometendo um assassinato sem perceber.

1.5)     Virou as costas para Deus (v.6).  E andou nos caminhos dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher e fazia o que era mau aos olhos do Senhor. II Cr 21. 6. A idolatria é um câncer mundial. A adoração de pessoas ou objetos inanimados insulta a soberania de Deus. A prática da idolatria se dá por não conhecerem as Sagradas Escrituras ou torcerem seus ensinos. Jeorão foi influenciado por sua mulher que era de linhagem idólatra. A Bíblia proíbe o fabrico de imagens de escultura para adoração. Ex 20. 4-5.


2)    Consequencias dos pecados de Jeorão: carta do profeta Elias

FOI ADVERTIDO E SENTENCIADO A UM CASTIGO TERRÍVEL. Então, lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Visto que não andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e fizeste corromper a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a corrupção da casa de Acabe, e também mataste teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu, eis que o Senhor ferirá com um grande flagelo ao teu povo, e aos teus filhos, e às tuas mulheres, e a todas as tuas fazendas. Tu também terás uma grande enfermidade por meio de um mal nas tuas entranhas, até que te saiam as tuas entranhas, por causa da enfermidade, dia após dia. II Cr 21. 12-15

1)   Perdeu o reino: Deus suscitou os filisteus contra ele; Deus guerreava contra Jeorão (v.16).

2)   Perdeu sua família: os filisteus levaram embora seus filhos e sua mulher (v.17).

3)   Perdeu a popularidade (v.19).

4)   Perdeu a própria vida. O profeta Elias lhe diz: Deus vai tira a sua vida! "Tu também terás uma grande enfermidade por meio de um mal nas tuas entranhas, até que te saiam as tuas entranhas, por causa da enfermidade, dia após dia".

CONCLUSÃO: Todos gostam de saber que sua ausência foi sentida. Anelamos ser necessários e queridos. Isso, porém, tem elevado preço. Precisamos servir bem uns aos outros. Amar, perdoar e acolher. Dividir as vitórias e ser solidários nas dificuldades



Nenhum comentário:

Postar um comentário