sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pássaro foi feito pra voar.




Há uma encosta rochosa à margem do lago Montana. Nela existem aberturas nas quais três andorinhas fizeram seus ninhos. Por diversas semanas, em determinado verão, os vôos  alternados daquelas aves pegavam incautos insetos um pouco acima da superfície da água e mergulhavam para o interior das cavidades no penhasco, alimentando primeiro os seus companheiros e, depois, os seus recém-chocados filhotes. Próximo a uma das cavidades na parede rochosa, um galho seco estendia-se pouco mais de um metro sobre a superfície da água.

 Havia três jovens andorinhas aprumadas lado a lado naquele galho. Os pais realizavam longas e abrangentes incursões sobre a água para a coleta de insetos e, então, retornavam para as enormes cavidades onde os ansiosos filhotes aguardavam o alimento com seus bicos bem abertos.

Esse processo prosseguiu por algumas horas até que os pais decidiram que os filhotes já estavam fartos. Então, um dos pais postou-se ao lado dos filhotes e começou a empurrá-los, sem trégua, em direção à extremidade daquele galho seco. O primeiro filhote perdeu o equilíbrio e caiu, mas em algum ponto entre o galho e a superfície da água, suas asas começam a bater e a jovem ave iniciou seu vôo independente pela primeira vez. O mesmo ocorreu com o segundo filhote. Entretanto, as coisas não foram tão naturais para o terceiro. No ultimo momento, a força com que este se agarrava ao galho esmoreceu e ele girou, mas conseguiu firmar-se novamente, ficando de cabeça pra baixo, mas segurando fortemente. A andorinha adulta não teve dó. Ela começou a bicar as garras do filhote e não parou até que as dores foram mais intensas que o medo de voar. As garras soltaram-se do galho e as asas inexperientes começaram a bater. A andorinha adulta sabia o que o filhote não tinha conhecimento – que ele podia voar e que não havia qualquer perigo em agir daquela maneira, pois o filhote fora projetado para alçar vôo.


Os pássaros possuem pés e andam. Também são providos de garras  que lhes possibilitam agarrar-se a um galho com total segurança. Porém, VOAR é sua habilidade característica e somente quando são capazes de voar é que os pássaros estão vivendo em toda a plenitude, de forma bela e graciosa. 

Parafraseado de Eugene Peterson. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário