terça-feira, 22 de julho de 2014

Uma igreja saudável – Levítico 21:16-20.


Introdução: Esse texto nos mostra que os sacerdotes que ministravam no altar não podiam contaminar-se nem ser imperfeitos. A vida do sacerdote é a vida do seu ministério. Um sacerdote impuro era uma grande calamidade (Zc 3.1-3).

Um sacerdote com defeito podia ser sustentado como sacerdote. Ele podia comer do pão do seu Deus, mas não podia ministrar no altar. Tanto o sacerdote como o sacrifício precisavam ser perfeitos. Mas o véu do Templo se rasgou e podemos entrar para adorar. Todavia, se quisermos ter comunhão com Deus, se quisermos ministrar no altar, não podemos ter certos defeitos.

1)    Não serve aquele que é cego (Lv 21.18).


·        O cego é aquele que não tem visão. Aquele que não tem visão de crescimento não cresce. É preciso ter a visão de Jesus (Jo 4.35). Uma igreja que cresce, olha para a cidade como um campo maduro para a ceifa.

·        Precisamos ter visão de uma igreja grande. A fim de dar glória ao nome de Deus e impactar a cidade e a nação. Se formos como um sacerdote cego, a igreja não pode crescer. Sem visão, o povo não sabe para onde vai.

·        Precisamos ter visão para além das paredes. Precisamos ter visão de quebrar as paredes. Não podemos acomodar-nos.  Há muito povo nesta cidade. Até 1970, as pessoas pensavam em ganhar outras para Cristo. Depois de 1970, houve forte ênfase em ganhar a família para Cristo. Depois de 1990, a ênfase passou a ser ganhar a cidade  para Cristo.

·        William Carey, o pai das missões modernas, disse que, se Deus é nosso parceiro, precisamos sonhar grandes sonhos para Deus. Precisamos olhar por sobre os ombros dos gigantes. Precisamos ter a visão do farol alto. Precisamos contemplar as nações. JESUS MORREU PARA COMPAR COM SEU SANGUE AQUELES QUE PROCEDEM DE TODA TRIBO, RAÇA, POVO E NAÇÃO.

·        Precisamos ter alvos específicos de crescimento. Primeiro a visão, depois os recursos. Se não tivermos alvos e sonhos, nunca saberemos se chegamos lá. Precisamos trabalhar com base em alvos: físicos, espirituais e numéricos.

2)    Não serve aquele que é coxo (Lv 21.18). 

·        Coxo é aquele que se arrasta. O coxo é aquele que tem pernas, mas elas não suportam o peso do corpo. Então ele se arrasta. O crente não pode se arrastar. Deus nos tem levantado. Precisamos caminhar, precisamos trabalhar, precisamos fazer a obra de Deus enquanto é dia (Rm 13.12).

·        O coxo é aquele que precisa de ser carregado pelos outros. O coxo não caminha sozinho. Ele é dependente e precisa de alguém para o transportar. Há crentes que nunca aprendem a andar com suas próprias pernas. Eles não progridem, não amadurecem; ficam sempre onde as pessoas os deixam.

3)    Não serve aquele que tem o rosto mutilado (Lv. 21.18). 


·        Aquele que tem o rosto mutilado possui duas caras. A igreja não pode crescer quando seus sacerdotes, seus crentes, têm duas caras e usam máscaras. Não serve para fazer a obra de Deus aquele que tem o rosto mutilado. Precisamos pregar o que vivemos dentro de casa e no trabalho. Precisamos pregar para nós mesmos.

4)    Não serve aquele que é desproporcional (Lv 21.18).


·        Para a igreja crescer saudavelmente, os crentes não podem ser desproporcionais. Deus fez tudo perfeito e lindo. As vezes crescemos em uma área e somos doentes em outras. Alguns tem a cabeça grande demais em relação ao corpo.
·        Exemplos: gente que conhece muito e faz pouco; gente que tem luz na mente e frieza no coração; veteranos da igreja mas agem como crianças espirituais, ainda são meninos na fé. 

·        No livro de Ezequiel temos a figura de Jesus representado em quatro retratos. Ele é descrito como LEÃO, BOI, HOMEM E ÁGUIA. MATEUS apresenta Jesus como LEÃO, aquele que tem toda autoridade no céu e na terra. Jesus é sempre o leão que está rugindo: ele ensina com autoridade, cura, expulsa demônios. Em MARCOS Jesus tem o rosto de BOI. Ele não veio para ser servido. A igreja tem o chamado para servir. EM LUCAS, Jesus tem o rosto do homem, Ele chora, ri, participa de encontros, entra na casa dos publicanos.  EM JOÃO, Jesus é a águia que voa nas alturas. Ele é o Filho de Deus. Ele veio da glória.

·        O que devemos fazer? Se há uma pessoa cativa do diabo, autoridade. Se há um casal em conflito, o rosto de homem. Se há uma necessidade a ser suprida, o rosto do servo. Se há alguém perdido, o evangelho da salvação.

5)    Não serve aquele que tem o pé quebrado (Lv 21.19). 


·        Aquele que tem o pé quebrado vive caindo. O pé quebrado não fica firmem esta sempre caindo. Vida cristã é uma caminhada. Aquele que está em pé, veja que não caia. Os crentes tem caído nos mesmos pecados, tem envergonhado o evangelho. Uma igreja não cresce quando seus líderes/crentes vivem tropeçando.

6)    Não serve aquele que tem a mão quebrada (Lv 21.19). 

·        Aqueles que tem a mão quebrada não podem realizar a obra de Deus. Aquele que tem as mãos quebradas não podem impor as mãos sobre os enfermos, não podem abraçar, abençoar, tocar, socorrer, ajudar.

·        Aqueles que tem a mão quebrada não conseguem abençoar. Quando você abençoa outra pessoa, essa mesma benção volta para você. Quem semeia com abundancia, colhe com fartura.

·        Quem tem a mão quebrada não consegue trazer ofertas ao altar. Quem tem mão quebrada sempre comparece diante de Deus de mãos vazias. Quem tem mão quebrada não consegue ofertar na casa de Deus nem levar os dízimos de Deus à casa do tesouro.

7)    Não serve aquele que é corcovado (Lv 21.20). 


·        O CORCOVADO é profundamente pessimista. O corcovado anda olhando para baixo. O professor perguntou a um menino da classe: “O que é um pessimista?”. O menino respondeu: “Um pessimista é uma pessoa que vive olhando para o pé”.

·        Gente corcovada não pode ajudar a igreja crescer. Gente desanimada não consegue olhar para o céu. Gente corcovada só olha para as dificuldades. Deus disse a Abraão( Gn 15.5).

8)    Não serve aquele que é anão (Lv 21.20). 

·        o anão é aquele que para de crescer. Você não Poe ser anão. Ninguém nasce anão.  O líder não pode ser anão. O crente não pode ser anão. Nós precisamos crescer (2 Pe 3.18). Não podemos estagnar. Quando o crente é um anão, tudo para na sua vida. VOCE PRECISA CRESCER NA PALAVRA, NA ORAÇÃO, NO ENVOLVIMENTO COM A OBRA, NOS RELACIONAMENTOS. VOCE PRECISA SER MELHOR QUE ONTEM. AMANHÃ, MELHOR QUE HOJE...PARA FRENTE.

9)    Não serve aquele que tem belida nos olhos (Lv 21.20). 


·        Quem tem pedra nos olhos vive em grande desconforto. Há crentes que vivem sempre de forma desconfortável. Precisam remover a pedra dos olhos. Precisam tirar o que está trazendo sofrimento.         Quem tem pedras nos olhos não consegue ajudar os outros. Jesus disse que, se você tem uma trave no olho, não consegue tirar o cisco no olho do seu irmão (Mt 7:3-5).

10)                      Não serve aquele que tem sarna (Lv 21.20). 

·        Sarna é aquela coceira gostosa que nos distrai. Você já pegou um bicho-de-pé? Já ficou coçando, coçando e gostando de coçar? Para uma igreja crescer, seus membros não podem ter  sarna. Para o crente, o prazer é só aquele que Deus dá.


11)                      Não serve aquele que tem impigem (Lv 21.20). 


·        Impingem é uma mancha. A igreja não pode crescer quando os crentes tem uma mancha na vida, no caráter, na conduta, na família, no trabalho. Mancha é aquilo que tentamos esconder dos outros. É coisa feia. Naamã era um herói, mas leproso; tinha marcas feias na sua pele.

CONCLUSÃO:   Não serve aquele que tem testículo quebrado (Lv 21.20).  



·        Quem tem testículos quebrados não pode gerar filhos. Ou seja, não reproduz; não terá filhos. Somos chamados para gerar filhos, para dar frutos. Precisamos gerar muitos filhos espirituais. Precisamos ganhar outros para Cristo. A igreja precisa crescer e se multiplicar e, para isso, cada crente precisa gerar outros filhos espirituais. QUANTOS FILHOS ESPIRITUAIS VOCE TEM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário