terça-feira, 15 de julho de 2014

A igreja que Cristo está edificando -   Mateus 16:13-18.



Que igreja é esta? Como é esta igreja? Quais são suas marcas? Onde pode ser encontrada?  Há cinco coisas nessas famosas palavras que requerem a nossa atenção: 1) Uma construção: “Minha igreja”; 2) Um construtor. Jesus diz: “Edificarei minha igreja”. 3) Um fundamento: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. 4) Perigos implícitos: “As portas do inferno”. 5) Uma declaração de segurança: “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

1)    Uma construção.
·        Que igreja é essa? A igreja de nosso texto não é uma construção material. Não é um templo feito por mãos, não é de madeira, de tijolo, de pedra ou de mármore.  É um ajuntamento de homens e mulheres.

·        A igreja do nosso texto é formada por todos os crentes verdadeiros no Senhor Jesus Cristo, por todos os que realmente são santos e convertidos.  Ela abrange todos quantos já se arrependeram do pecado; buscaram refugio em Cristo, pela fé e foram feitos novas criaturas. Todos: receberam a graça de Deus; foram lavados no sangue de Cristo; foram vestidos com a justiça de Cristo; todos nasceram de novo e foram santificados pelo espírito de Cristo.  Todos esses, de todo nome, posição e nação, e povo e língua, compõem a igreja. Este é o corpo de Cristo. Este é o rebanho de Cristo. Esta é a noiva de Cristo, a esposa do Cordeiro.

2)    Um construtor.
·        Deus Pai escolhe; Deus Filho redime; e Deus Espírito Santo santifica cada membro do corpo de Cristo. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, três Pessoas em um único Deus, cooperam para a salvação de toda alma que é salva.

·        Todavia, nosso texto diz: “Eu edificarei”. Nós fomos chamados pelo Senhor Jesus Cristo (Rm 1.6). É Cristo quem os vivifica (João 5.21). É Cristo quem os liberta do pecado (Ap. 1.5). É Cristo quem lhes dá a paz (Jo 14.27).  É Cristo quem lhes dá a vida eterna (Jo 10.28).  É Cristo quem os capacita a se tornarem filhos de Deus (Jo 1.12).

·        Cristo é o autor e Consumador da fé. Ele é a vida. Ele é o cabeça. Através dEle, toda junta e todo membro do corpo místico de cristãos é suprido. Através de Cristo, somos fortalecidos para cumprir o nosso dever.

·        Jesus escolhe, as pedras mais impróprias e brutas e as encaixa à obra mais excelente. Ele não despreza, nem rejeita nenhuma delas por causa de seus pecados anteriores e transgressões passadas. Ele , muitas vezes, faz com que fariseus e publicanos se tornem colunas de sua casa (Is. 43.13).

3)    Um fundamento.
·        O Senhor Jesus nos diz: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Queria dizer que era o apostolo Pedro – com quem Ele estava falando? Não! Se intentava dizer que era Pedro, por que não disse: “Sobre ti edificarei a minha igreja”.  Não, Jesus não falava do Apóstolo Pedro, e sim da confissão verdadeira que o apóstolo havia acabado de fazer. Jesus era a rocha (Ef. 2.20; 1 Pe 2.6).

·        Foi preciso que o Filho de Deus tomasse nossa natureza sobre Si e vivesse com essa natureza; sofresse e morresse, não pelos seus próprios pecados, mas pelos nossos (Is 53.5). Jesus foi ao sepulcro com essa natureza e ressuscitou, subiu ao céu com essa natureza e está assentado a direita de Deus Pai, obtendo redenção eterna para todo o seu povo.

4)    Perigos implícitos.
·        “as portas do inferno”. Essa expressão deve ser compreendida como sendo o “poder do príncipe do inferno”, ou seja, do próprio diabo. O diabo odeia a Igreja de Cristo com um ódio infinito. Ele sempre levanta oposição contra todos os seus membros. Se o diabo não puder ferir o Cabeça (Cristo), ferirá o calcanhar.

·        Esse combate tem sido uma sarça ardente, embora não consumida; uma mulher fugindo para o deserto, embora não engolida pela terra (Ex 3.2; Ap. 12.6,16). A igreja visível tem seus tempos de prosperidade e períodos de paz, porém nunca tem havido tempo de paz para a verdadeira igreja. Sua batalha nunca termina.

·        Quem eram os homens como Paulo (2 Cor 12.7) Tiago (Tg 1.2), Pedro (1 Pe 5.8), João (Ap. 1.9), Policarpo, Agostinho, Lutero, Calvino, etc... senão soldados engajados em uma luta constante?

·        Alguns conselhos:
a)     Não se surpreenda diante do inimigo que vem das portas do inferno: Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu (Jo 15.19). Enquanto o mundo continuar sendo mundo, e o diabo continuar sendo diabo, haverá um combate, e os crente em Cristo deverão ser soldados.
b)    Esteja preparado para o inimigo que vem das portas do inferno. Revesti-vos de toda a armadura de Deus. A torre de Davi contém milhares de escudos, todos prontos para serem usados pelo povo de Deus.
c)     Seja paciente quando for provado pelo inimigo que vem das portas do inferno. Isso está cooperando para o seu bem e tende a produzir santificação. Isso o manterá em alerta e o tornará humilde.

CONCLUSÃO: aplicação prática.
·        Você é um membro da verdadeira igreja de Cristo? Não estou falando de um prédio ou capela. Falo “da igreja que está edificada sobre a rocha”. Voce recebeu o Espírito Santo? O Espírito testifica com o seu espírito que você é um com Cristo, e que Cristo é um com você?  Senão, chegou o dia da decisão pra você!

·        Empenhe-se para ter uma vida santa. Ande de modo digno da igreja a qual você pertence. Viva como cidadão do céu. Deixe que a luz brilhe diante dos homens, de modo que o mundo possa ser beneficiado através de sua conduta.  SEJA UMA CARTA DE CRISTO, CONHECIDA E LIDA POR TODOS OS HOMENS.

·        Empenhe-se para uma vida de coragem. Confesse a Cristo diante dos homens. Qualquer que seja a posição que você ocupe, confesse a Cristo nessa posição. Porque se envergonharia dEle? Ele não se envergonhou de você na cruz. O bom soldado não se envergonha do próprio uniforme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário