terça-feira, 29 de julho de 2014

A igreja é bela. Ct 6.10.




Introdução:  Este livro tem sido intitulado como "Cântico dos Cânticos", o que significa o mais excelente dos poemas para musicais e melodias romanticas. O primeiro versículo assevera que Salomão escreveu este poema, dentre os mais 1000 cânticos de sua autoria (1 Rs 4.32). Há três modos de interpretar o livro de Cantares:  literal, o moral e o alegórico.

  O LITERAL: há aqueles que olham para este livro apenas como uma história de amor entre marido e esposa, ou seja, Salomão e Sulamita.

 O MORAL: há aqueles que pensam que este livro foi escrito para combater a poligamia e mostrar o ideal do casamento monogâmico. 

O ALEGÓRICO: há aqueles que crêem que Cantares foi escrito com o propósito de retratar o profundo e místico relacionamento entre Cristo e a igreja.

Mas tanto o método literal como o alegórico, podem ser usados na interpretação do livro, pois ambos os relacionamentos, seja entre marido e mulher, seja entre Cristo e a igreja, são perfeitamente retratados neste belíssimo livro poético.

Esse texto de Cantares 6.10 expressa a beleza da igreja: “quem és tu que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol, formidável como um exercito com bandeiras? “. A igreja é descrita como noiva, vinha, rebanho, família, herança, menina dos olhos de Deus.

1)     A igreja é como a alva do dia...
  • Como a alva, a igreja irrompe no meio da escuridão. A igreja foi chamada das trevas para luz.
  • Onde está a igreja, a escuridão não prevalece. A igreja é como a luz da aurora que brilha mais
  • e mais até ser dia perfeito (Pv 4.18). A igreja de Cristo transformou desertos em jardins, prisões em palácios, e onde havia escuridão ela chegou como alva do dia.

  •  

·        A IGREJA COMO A ALVA, NOS DESPERTA DO SONO.   A noite  é marcada pela escuridão, pelo sono, pelo estado de inconsciência. Mas, quando a alva irrompe, acaba-se o tempo da sonolência.  “A alva carrega é suas asas o tempo de acordar, levantar-se, de agir (Ef. 5.14). A alva é o tempo de uma nova vida (Rm 13.11-14)”.

·        COMO A ALVA,  a igreja traz refrigério. A NOITE pode ter sido escura, abafada, solitária e opressiva, depois de um dia escaldante. Mas a manhã sempre traz uma brisa refrescante. A manhã é sempre um tempo de entusiasmo, de recomeço e de alegria. É pela manhã que Deus renova suas misericórdias (Lm 3:22-26).

·        A igreja é como a alva. Ela traz luz na noite escura do sofrimento e do pecado. Ela proclama a possibilidade de um novo começo. É um instrumento de consolo, alivio e de esperança.  Promete um céu de glória, onde não haverá noite. 

2)     A igreja é formosa como a lua...



·        A Igreja, como a Lua, reflete a sua beleza inefável no mundo.  Assim como os luminares da noite e do dia exercem um papel importante na terra, também a igreja é importante para o mundo. Se a igreja desaparecesse da terra, o mundo pereceria. A igreja é bela. Ela é a noiva do Cordeiro. É um diadema de glória na mão do Senhor.

·        A Igreja, como a LUA, reflete a luz de Cristo no mundo. A luz não tem luz própria. Ela reflete a luz do Sol. Cristo é o Sol da justiça. Embora a luz da lua seja emprestada do Sol, jamais acaba. O que é a luz? A luz é o símbolo de pureza, vida, direção, fertilidade, calor, transformação. Sem a luz, não poderíamos ver beleza alguma na terra. Assim também é com a igreja. Ela é chamada para refletir a luz de Cristo nu mundo. Cristo é a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina todo homem ( Joao 1:8-9).

·        A igreja, como a Lua, passa por diversas fases. A lua passa por quatro fases distintas: nova, crescente, cheia e minguante.



 Há momentos em que a igreja parece apagada na história (Nova); outras vezes, ela está avançando como a fase crescente (crescente); .Há tempos de avivamento em que ela brilha plenamente (Cheia) , e também denominamos de crise, quando a igreja parece atravessar a fase minguante (Minguante). Porém, a lua jamais deixa de seguir seu curso e cumprir sua missão. Assim, é a igreja. Ela pode passar por dificuldades, por crises, por lutas, mas é sempre vitoriosa. Ela passa por momentos de desanimo, mas logo depois começa a crescer e se torna vigorosa.

·        A igreja, como a Lua, é uma faxineira do mundo. A Lua é que determina o processo das marés, do fluxo e refluxo das ondas. Não fosse a lua, os oceanos entupiriam as praias de lixo e a vida seria impossível na Terra. A igreja é como a Lua, a igreja tem um ministério de limpeza no mundo. Se a igreja fosse retirada do mundo, esse apodreceria em seu pecado.

3)     A igreja é pura como o Sol...



·        O SOL é símbolo de pureza, pois o fogo e o calor do sol a tudo depuram.  Embora a igreja ainda viva no mundo e lute contra o pecado, aos olhos de Deus, ela já está na glória, onde o pecado não entrará. Aos olhos de Deus, a igreja já é: pura; é sua noiva imaculada, sem mancha e nem ruga; já está adornada para as bodas. O Sol da justiça está sobre ela (Ml 4.2). A igreja está justificada. A igreja é o tabernáculo de Deus, que, embora seja feito de acácia, é todo revestido de ouro (2 Co 4.7).

·        Como o Sol, a Igreja traz luz e vida ao mundo. O QUE SERÍAMOS SEM A LUZ? Sem a luz não poderíamos contemplar as belezas da criação de Deus; sem a luz, a vida desapareceria; sem a luz, a terra seria uma prisão.
·        Se amanhã o Sol não se levantasse, como seria a terra? As maquinas não funcionariam. A agricultura cessaria. Os alimentos não seriam produzidos. Toda vida animal e vegetal expiraria. Da mesma forma, a presença da igreja produz vida e transformação espiritual no mundo.  ONDE A IGREJA ESTÁ aí ela transmite vida de Deus, calor, energia. A igreja é o corpo de Cristo em ação no mundo.

·        Como Sol, a igreja irradia luz e calor. A igreja é a luz do mundo. A igreja brilha como luzeiro no mundo. Como a luz, a igreja aponta a direção, ilumina, aquece, purifica e traz calor às pessoas.

4)     A igreja é terrível como um exército com bandeiras ...



·        A igreja é um exercito sob o comando do supremo general. A igreja sobre a terra é uma igreja militante. Cada crente é um soldado do exercito de Deus, sob as ordens de Cristo, o comandante-chefe. Fomos chamados para declarar guerra ao pecado, a toda sorte de ignorância, superstição, vicio e imoralidade.  NOSSO COMANDANTE já destronou o inimigo (Cl 2.15). já desfez as obras do diabo. Ele já pisou na cabeça do diabo. A VIDA CRISTÃ NÃO É UM RETIRO ESPIRITUAL NEM UMA COLONIA DE FÉRIAS. SER CRISTÃO É ENTRAR NUM COMBATE SEM TRÉGUA. SER CRISTÃO É PERTENCER À TROPA CELESTIAL. SER CRISTÃO É VIVER SOB AS ORDENS DE CRISTO.

·        A igreja é um exercito em marcha. A igreja não é um exercito medroso e tímido como o exercito de Saul, que fugia diante do gigante Golias. A igreja é um exercito que avança contra as portas do inferno e quebra os ferrolhos de bronze, arrancando vidas das potestasde de Satanás para Deus (Mt 16.18). A IGREJA NÃO RECUA. AVANÇA SEMPRE. NÃO TEME PERIGOS. OS SOLDADOS DE CRISTO NÃO ABANDONAM A LUTA. QUEM ABANDONA É PORQUE NUNCA FOI UM VERDADEIRO SOLDADO. O SOLDADO DE CRISTO NUNCA DÁ AS COSTAS PARA O INIMIGO.

·        A IGREJA é um exercito equipado para o combate. A igreja tem toda armadura de Deus. Ela não luta com armas carnais, mas com armar espirituais, poderosas em Deus, para desfazer sofismas. Ela está equipada com o cinturão da verdade, com o escudo da fé, com o capacete da salvação, com as sandálias da preparação do evangelho, com a espada do Espírito, concentrada com toda oração.

·        A igreja é um exército vitorioso. As suas bandeiras não estão enroladas, mas estão tremulando. O diabo treme quando a vê. Um crente piedoso é uma poderosa arma nas mãos de Deus. Um crente piedoso é um terror para o inferno: Eu conheço a Jesus e sei quem é Paulo, mas vós quem sois (Atos 19.15). A rainha da Escócia temia mais as orações de Jonh Knox que os exércitos da Inglaterra. A igreja vence o diabo, destrona o mal, triunfa sobre a iniqüidade, vence o mundo pela fé e conquista os perdidos para Cristo. Ela saqueia o inferno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário