terça-feira, 13 de maio de 2014



A necessidade da disciplina na igreja. 1 Corintios 5:1-13.



·        Corinto abrigava um porto marítimo obcecado por sexo. Seria muito difícil que um coríntio convertido não fosse contaminado, direta ou indiretamente, por algum tipo de imoralidade sexual.
·        Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios...O vocábulo grego é porneia, que significa literalmente procurar prostitutas. É qualquer comportamento sexual que transgride a norma cristã, isto é, todo relacionamento sexual pré-marital ou extraconjugal, incluindo todas as violações do sétimo mandamento (Dt 5:18, 21).

1)    A necessidade de disciplina.
·        A disciplina pode ser resumida em uma simples sentença: Para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou.  O homem deve ser retirado, do meio da comunidade de fé e adoração. Proibir de participar da santa ceia do Senhor e das atividades da igreja.  Objetivo, para o bem, tanto do individuo, quanto da comunidade cristã.

1.1) A disciplina é necessária para o bem do individuo (3-5).
·        A necessidade da disciplina individual resume-se melhor na frase: a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus (v.5). Visando a salvação do homem. Três idéias: 1) a autoridade total do Senhor Jesus como Senhor; 2) a presença corporativa de toda a comunidade cristã em Corinto ( não podemos fechar os olhos para os erros);  3) e o controle soberano do Senhor sobre tudo o que Satanás tem permissão para fazer, mesmo a um cristão rebelde.

·        O pior que Satanás, o “adversário” de Deus e do homem, pode fazer está totalmente sob o controle, sob a autoridade de Cristo através da igreja (Mt 18:18; 1 Tm 1:20). No caso de Jô (Jô 12:5), ele foi entregue a Satanás para ser afligido “nos ossos e na carne”. Paulo também fala de seu “espinho na carne” como sendo “um mensageiro de Satanás” ( Co 12:7). Ambos estavam sendo provados por Deus, ressalva.

·        Disciplina, vulnerabilidade. É o mesmo que ser largado, indefeso e desamparado, no território ocupado pelo inimigo. O choque profundo de tal experiência pode produzir algo semelhante a um ataque cardíaco. Se não haver disciplina, ficará sujeito a degenerar-se em um apóstata completo, que acabará esmagando o Filho de Deus (Hb 6:4-6).

1.2) A disciplina é necessária par ao bem da comunidade dos cristãos (6-8).
·        Não é boa a vossa jactância(v.6). Um dos aspectos da guarda da Páscoa era a solene busca de destruição de todo o fermento, antes da festa começar (durante sete dias só se podia comer sem fermento). Fazia-se a remoção de todo o fermento antes que a vitima da Páscoa fosse oferecida no templo.
·        Um pecador persistente, pego em flagrante, que continua sendo aceito sem disciplina dentro da comunidade cristã, mancha todo o corpo. Tal como os judeus celebravam a libertação rejeitando o fermento, os cristãos devem celebrar continuamente a libertação do pecado sem nenhum compromisso com o pecado. Caso contrario, toda vida em comunidade cristã se transforma em uma farsa, cheia de insinceridade e hipocrisia.

CONCLUSÃO: 1 Corintios 5:9-13.
·        O pecado da fornicação é um pecado contra o próprio ser do homem. Ao cair, ele se reduziu ao nível de um animal, pecou contra a luz que está nele e contra o melhor que conhece. Permitiu que sua natureza inferior derrote e o mais elevado de si mesmo e se converteu em algo menos que um homem.
·        O pecado da avareza. Considera os seres humanos como pessoas que podem ser exploradas, em lugar de vê-los como irmãos que devem ser ajudados (Amós 4.1).
·        O pecado da idolatria é contra Deus. Permitem que os objetos usurpem o lugar de Deus. É não dar a Deus o primeiro e único lugar na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário