terça-feira, 29 de abril de 2014

A mulher que ungiu Jesus (Lucas 7:36-50)



Este relato aparece nos quatro evangelhos de Jesus. Em Marcos 14:3-9; Mateus 26.1-5; Lucas 7:36-50 e também em João 12.1-8. Somente neste texto de João que traz a identidade da mulher (Joao 12.3), que é Maria, irmã de Lazaro.

O  texto nos mostra três personagens: Simão, fariseu, Jesus e Maria, a pecadora. Simão era fariseu, uma seita que vivia para cumprir os 613 mandamentos. Jesus, filho de Deus e Maria, uma pecadora alcançada pela graça de Deus.

1)    Simão e a falta de Hospitalidade. 



·        Receber hóspede é um negócio público. Uma mesa longa e baixa com grandes pratos de madeira, são colocados ao longo do centro da sala, e divãs de ambos os lados, nos quais os convidados, reclinam-se apoiando no cotovelo esquerdo, com os pés afastados da mesa.  Ao chegar todos tiram as sandálias ou chinelos, e os deixam à porta, os servos ficam de pé por detrás dos divãs e colocando uma  bacia rasa e larga no chão, derramam água sobre os pés dos hospedes. Omitir essa cortesia seria dar a entender que o visitante era de posição social muito inferior.

·        Os pés são sempre colocados por detrás da pessoa que está reclinada, por causa da natureza ofensiva  e impura dos pés na sociedade oriental. No  Antigo Testamento o mais supremo triunfo para o vencedor e insulto para o vencido era “fazer do inimigo escabelo dos pés” (Salmos 110.1). A Edom, que é odiado violentamente, se diz: “sobre Edom atirarei a minha sandália” (Salmo 60.8). Moisés é obrigado a tirar as suas sandálias impuras diante da sarça ardente, por causa da santidade do solo (Ex 3.5). No Novo Testamento, João Batista usa a ilustração de desatar o cardaço dos sapatos para expressar a sua total indignidade na presença de Jesus (Lucas 3.16).


·        Além de omitir água para os pés de Jesus, Simão não havia dado nenhum beijo em Jesus. Hoje em dia, receber um hospede sem beijá-lo em ambas as faces quando ele entra, é sinal marcante de desprezo.

·        No entanto, UMA MULHER PECADORA DA CIDADE. Ela era de Betânia e a comunidade conhecia sua vida pregressa.

2)    Uma mulher age! 


·        Ela traz o perfume – depois unge os seus pés com ele. Ela fica aos seus pés – depois beija os seus pés. Ela molha os seus pés com lágrimas – depois os enxuga com os seus cabelos.

·        Maria trazia um vaso de alabastro de ungüento. O frasco valia mais de trezentos denários.  Um denário era uma moeda de prata de quatro gramas, e equivalia ao salário de um dia de um operário. A um homem comum teria custado quase um ano de trabalho para comprar esse frasco de ungüento. 

O QUE ELA FAZ?

·        Beija os seus pés! Não tem toalha. Ela, desata os cabelos, e com ele, enxuga os seus pés. DESATAR O CABELO era uma afronta no mundo masculino! Espera que a mulher faça apenas na presença do seu marido. O Talmude ensina que um marido pode pedir o divórcio pelo fato de a mulher desatar o cabelo na presença de outro homem.

·        Os beijos no pé não são apenas compensação pelo que Simão havia recusando a Jesus, mas também um gesto publico de grande humildade e devoção.

·        Maria com lágrimas lava os seus pés e, em um gesto surpreendentemente intimo, desata os cabelos para enxurgá-los.

·        Um perfume caro comumente era usado para torná-la atraente (talvez para os seus clientes) é derramado sobre a cabeça de Jesus. 


    O ungüento era uma espécie de pasta que se aplicava na pele, se derretia com o calor do corpo e se transformava em um perfume agradável. Ele era preparado "por perfumistas, ou por um sacerdote, ou por indivíduos particulares, usando uma grande variedade de substâncias aromáticas" (Novo Dicionário da Bíblia).

Sabemos que reis eram ungidos com ungüento perfumado com mirra. O ungüento era guardado em vasos de alabastro e, assim como o vinho, quanto mais velho melhor e mais caro.

1- Samuel ungiu Saul ...
"Então tomou Samuel um vaso de azeite e lho derramou sobre a cabeça..." (1 Samuel 10:1).

2- Elias ungiu a Jeú ,,,
"E toma o vaso de azeite, e derrama-o sobre sua cabeça, e dize: Ungi-te rei sobre Israel" (2 Reis 9:3).

3- Joiada ungiu a Joás ...
"Então Joiada fez sair o filho do rei e lhe pôs a coroa, e lhe deu o testemunho; e o fizeram rei, e o ungiram" (2 Reis 11:12).



“Lamartine, viajante Frances, em 1821 passou pelo Oriente médio com uma grande comitiva, e por toda parte foi saudado como príncipe europeu. Ele registra que na aldeia de Eden, nas montanhas do Líbano, ele foi ungido na cabeça com perfume, logo ao chegar.”
·        Enquanto que Simão desprezou Jesus, o ato da mulher lhe atribuiu a honra de um Rei.

·        TODA AÇÃO DRAMÁTICA É LEVADA A EFEITO SEM PALAVRAS, E DE FATO, a linguagem é inútil na presença de expressões tão caras e ternas de devoção e gratidão.

CONCLUSÃO (Lucas 7:39...).
·        Simão refere a Jesus como “este”. A palavra “tocar” na linguagem bíblica é usada de vez em quando para designar as relações sexuais (Gn 20.6; Pv 6.29). Simão está afirmando que em sua opinião tudo é muito inconveniente, e Jesus (se fosse profeta) saberia quem era ela e se recusaria tais afeições duma mulher daquelas.

·        Jesus conta uma parábola a Simão (Lucas 7.40-43): “Vês esta Mulher”. Jesus dirige  palavra a Simão olhando a mulher.

·        “ENTREI EM TUA CASA e não me deste água para os meus pés”. Mas essa mulher lavara os seus pés pessoalmente, não com água mas com lágrimas, e os enxugou com a sua coroa de glória como mulher: o seu cabelo.

·        “NÃO ME DESTE ÓSCULOS”, NO ENTANTO, a mulher cobrira os seus pés de beijo.

·        “NÃO ME UNGISTE A CABEÇA”. Não me reconhecendo como Senhor e Mestre, todavia essa mulher pegou aquilo que lhe era mais precioso, mais caro e me ungiu a cabeça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário