domingo, 23 de março de 2014

ERIC LIDDELL: MISSIONÁRIO E CAMPEÃO OLÍMPICO




Eric Henry Liddel nasceu em 16 de janeiro de 1902.  Veio de uma família de missionários escoceses, Liddel era o segundo filho  do pastor James Liddel.  Nasceu na China comunista. Aos seis anos de idade Eric foi enviado da China com o seu irmão mais velho  em Eltham College, uma escola para crianças missionárias, na Inglaterra. Entre os anos de 1908 e 1920, estudou em regime de internato, enquanto seus pais prosseguiam a missão na China.

Selecionado para competir nos 100 e 200 metros pela seleção da Grã-Bretanha nos jogos de Paris, em 1924. Liddel chocou o mundo olímpico quando anunciou a sua desistência na prova de 100m, porque as eliminatórias deveriam ser disputadas no dia 06 de julho, um domingo, o dia do Senhor. Sua atitude foi noticia nos jornais onde foi ridicularizado por não renegar sua convicção.

Para a sociedade, foi um fanático religioso que chocou a todos por sua desistência e mudança de prova. Para Deus, um atleta que mesmo conhecendo suas enormes possibilidades de vencer a corrida, tomou sua fé por prioridade e preferiu honrar a Deus com aquilo que ele tinha como mais importante. Que Deus e seus ensinamentos nunca deixem de ser nossa prioridade.
 Substituíram então essa prova pela dos 400 metros, para a qual não estava preparado.

No domingo, na parte da manhã, foi convidado para pregar numa igreja na França, onde leu Isaias 40: 17-31:

“Para Ele, as nações não são nada; na presença dEle, ela não tem nenhuma valor.
 Com quem Deus pode ser comparado? Com o que ele se parece? Ele não é como uma imagem feita por um artista, que um ourives reveste de ouro e cobre de enfeites de prata. Quem não pode comprar ouro ou prata escolhe madeira de lei e procura um artista competente que faça uma imagem que fique firme no seu lugar.
Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? Não lhes contaram há muito tempo como o mundo foi criado?

O criador de todas as coisas é aquele que se senta no seu trono no céu; ele está longe da terra, que os seres humanos lhe parecem tão pequenos como formigas. Foi ele quem estendeu os céus como um véu, quem os armou como uma barraca para neles morar.

É ele quem rebaixa reis poderosos e tira altas autoridades do poder. Ele são como plantas que brotaram há pouco e quase não tem raízes. Quando Deus sopra neles, eles murcham, e a ventania os leva para longe, como se fossem palha.

Com quem vocês vão comparar o Santo Deus? Quem é igual a Ele? Olhem para o céu e vejam as estrelas. Quem foi que as criou? Foi aquele que as faz sair em ordem como um exército; Ele sabe quantas são e chama cada uma pelo nome. A sua força e o seu poder são tão grandes, que nenhuma delas deixa de responder.

Povo de Israel, porque você se queixa, dizendo: “O Senhor não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação”? Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro.

Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam”.

Correu  então os 400 metros, para a qual não estava preparado. Assim que a corrida começou, no entanto, Eric correu passando seus concorrentes, cruzando a linha de chegada em um registro de 47.6 segundos, batendo o recorde mundial da época. Arrecadou também uma medalha de bronze nos 200 metros.



Eric planejava ser missionário na China depois da Olimpíada. A Olimpíada era apenas um projeto dentro do propósito maior de vida de Eric – servir a Deus. Entretanto, pensando no propósito de vida de Eric, sua irmã Jenny questionou se era correto Eric dedicar tanto esforço à olimpíada. Ele pensou e disse: “Jenny, Deus me criou para um propósito... para a China. Mas Ele me fez uma pessoa veloz. E quando corro sinto o seu regozijo”. 

            Após a olimpíada, Eric Liddel embarcou para o norte da China onde serviu como missionário nas cidades de Tianjin  e Siaochang, entre 1925 e 1943. Na China, ele conheceu Florence Mackenzie e se casaram em 1934. Deste matrimonio resultaram três filhas: Patricia, Heather e Maureen.

Era a Segunda-Guerra Mundial (1939-1945): o Japão invadiu a China e as pessoas estavam assustadas, morando em campos e em fazendas prisões mas Eric pedalava pra todos os lados levando a Palavra de Deus ao coração aflito e mostravam que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. As pessoas na China deixavam de se alimentar para oferecer aos deuses, então Eric lhes dizia: “Não deis a comida de vocês aos deuses de barro, comem essa comida pra saciarem a fome de vocês”.

Como a situação política da China piorou , Eric Liddel decidiu enviar sua esposa e suas filhas para a casa dela no Canadá, em 1941, até que os perigos maiores fossem dissipados.

Em 1943 ele foi internado pelos japoneses no acampamento Weihsien com membros da Missão Interior da China. Liddell rapidamente emergiu como o líder no campo. Durante este tempo, ele manteve-se ocupado em ajudar os idosos, dar aulas de Bíblia, organizando jogos e ensinando ciência a crianças. 

Dentro da prisão nas horas vagas e escondido dos japoneses, Eric falava com as crianças do grande amor de Deus por elas. Mas a surra, a fome e os maus tratos lhe machucou tanto que um dia acordou com uma dor de cabeça insuportável.  Os japoneses o levaram para dentro do hospital e constataram, depois dos exames, que existia um tumor cerebral. Começou a escorrer secreção, julga-se, que estourou o tumor e os líquidos vazavam pelo nariz e pela boca.

Um dia quando a dor estava muito forte e sentiu que aquele dia seria o seu ultimo dia, pediu uma caneta e um papel e escreveu: “Digam a todos da Escócia, da Inglaterra, minha família, minha esposa amada Florence, todos os que me amam que Deus terá, teve e tem sempre primeiro lugar no meu coração. Que todos saibam eu morrerei pela China comunista  mas Deus tem o primeiro lugar no meu coração”.

Sua cabeça começou a tremer, pus descia pela sua orelha. Eric senta na cama e começou a cantar: “Tu és fiel, Senhor. Tu és fiel,  Senhor”. Enquanto Eric cantava os soldados japoneses se ajoelham e agarram na cama dele e dizem: OH! Homem.. diferente dá o teu Deus pra nós, não morra sem antes dá o teu Deus pra nós”. Eric Lideel, morre em 21 de fevereiro de 1945, abraçado aos soldados japoneses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário