terça-feira, 10 de setembro de 2013

O encontro da Noiva com o Noivo e a vitória do cordeiro de Deus. Ap. 19




·        Estamos chegando ao momento culminante da história da humanidade. Em Apocalipse 1-11 vimos a perseguição do mundo sobre a igreja e como Deus enviou seus juízos sobre ele. Em apocalipse 12-16, vemos como esta batalha se torna mais renhida e agora o dragão, o anticristo, o falso profeta e a grande meretriz se juntam para perseguir Cordeiro e a Sua igreja.

·        Nos capítulos 17 e 18 de Apocalipse vimos o sistema do mundo, representado pela religião falsa e os sistemas político e econômico entram em colapso.

1)    A salvação de Deus chegou, exultem os céus!
·        Este cântico de louvor e ação de graças começa com a palavra “Aleluia” (halleluyah). Esta é uma palavra muito freqüente no vocabulário religioso. É interessante, portanto, assinalar que as únicas quatro vezes que aparece nas Escrituras estão neste capítulo do Apolicalise (Vs, 1, 3, 4 6).

·        A palavra Aleluia significa, literalmente, “louvai ao Senhor”. Deriva de  duas palavras hebraica, hallelu (louvai) e Yah (Senhor).

·        POR QUE DEVEMOS LOUVAR AO SENHOR? Por que a Ele pertence a salvação, a glória e o poder. E cada um destes três grandes atributos deve despertar no homem uma resposta e essas respostas formam o verdadeiro louvor. A salvação de Deus deve despertar no homem uma resposta de gratidão. A glória deve despertar no homem uma resposta de reverência. O poder, que Deus exerce sempre em termos de seu amor, deve despertar no homem uma resposta de confiança.

1.1)         Os seus julgamentos são verdadeiros e justos!
·         Em primeiro lugar, somente Deus pode penetrar nos pensamentos mais íntimos do homem; somente a Deus estão abertos, não só nossas ações, mas também nossos sentimentos, pensamentos e intenções. Em segundo lugar, somente Deus possui a pureza que é capaz de julgar sem preconceito, sem parcialidade. Só a perfeita bondade pode julgar de maneira perfeitamente reta. Em terceiro lugar, somente Deus possui a sabedoria para encontrar o veredicto exato e o poder para levá-lo a prática. O juízo de Deus é perfeito

·        A grande meretriz  é condenada por dois motivos: Primeiro, ela corrompeu a terra com a sua prostituição (AP. 19.2). Ela levou as nações a se curvarem diante de ídolos. Ela desviou as pessoas do Deus verdadeiro. Ela ensinou falsas doutrinas. Devemos rogar a Deus que nos perdoe, sobretudo, o pecado que ensinamos a outros fazerem, porque essa será a principal causa contra nós no juízo. Segundo, ela matou os servos de Deus (Ap. 19.2). Ela matou os santos, os profetas, os apóstolos e muitos mártires ao longo da história. 

·        Em Apocalipse 19:3-5 as hostes angélicas cantam um segundo Aleluia. Louvam a Deus porque a fumaça do incêndio de Babilônia sobe ao céu pelos séculos dos séculos. Quer dizer, a destruição de Roma é total e definitiva, nunca mais tornará a erguer-se de suas ruínas.

·        A seguir (Ap. 19.4) vem a segunda quebra de onda de louvor. É o louvor dos vinte e quatro anciãos e dos quatro seres vivente. Os  vinte e quatro anciãos representam de maneira conjunta os doze patriarcas e os doze apóstolos. Simbolizam a totalidade da Igreja. Os quatro seres viventes, que são, respectivamente, o leão, o boi, o homem e  a águia, simbolizam tudo o que tem de valente, forte, sábio e rápido na natureza e são os querubins.

·        A voz que vem do trono (AP. 19.5) deve entender-se como a de um dos querubins. “louvai ao nosso Deus, diz essa voz, vós, todos os seus servos, e vós o que temeis”.
·        No apocalipse há dois grupos de pessoas que recebem de maneira privilegiada o titulo de “servos de Deus”. Estes são os profetas (10.7; 11.18; 12.6) e os mártires (7.3; 19.2). Em primeiro lugar, então, este é o louvor dos profetas e dos mártires, que deram testemunho de Deus com sua palavra e com suas vidas. Em segundo lugar, estão os pequenos e os grandes.

2)    As bodas do cordeiro (Ap. 19:6-10).
·        A meretriz é julgada, enquanto a esposa é honrada (19.7-8). Enquanto a meretriz, a falsa igreja, é julgada, a verdadeira igreja, a esposa do cordeiro, é honrada. Enquanto a meretriz tem suas vestes manchadas de prostituição, as vestes da esposa do Cordeiro são o mais limpo, o mais puro e o mais fino dos linhos.

·        A esposa se atavia, mas as vestes lhe são dadas. A igreja se santifica, mas essa santificação vem do Senhor. A igreja desenvolve a sua salvação, mas é Deus quem opera nela tanto o querer como o realizar.

·        Entendemos a cultura dos hebreus, quanto ao casamento. O costume matrimonial dos hebreus tinha quatro fases distintas: 1) em primeiro lugar, o noivado. A obrigação do matrimônio era aceita na presença de testemunhas e a benção de Deus era pronunciada sobre a união. Desde esse dia o noivo e a noiva estavam legalmente casados (2 Co 11.2). 2) Em segundo lugar, o intervalo. Durante este tempo, o esposo pagava ao pai da noiva um dote. A noiva devia apresentar-se ao noivo como noiva santa, pura, sem mácula. 3) Em terceiro lugar, a procissão para a casa da noiva. O noivo em seu melhor traje, era acompanhado de seus amigos que cantavam levando tochas e seguiam em direção à casa da noiva. O noivo recebia a noiva e a levava em procissão ao seu próprio lar. Em quarto lugar, as bodas propriamente ditas. As bodas incluem a festa que durava de sete ou quatorze dias. Agora a igreja está desposada com Cristo. Ele já pagou o dote por ela. Ele comprou a sua esposa com o seu sangue (19:7: “alegremo-nos e exultemos e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do cordeiro, cuja esposa a si mesmo já se ataviou”).

Conclusão: A vinda triunfal do noivo: a) a aparição do noivo, o Rei dos reis. João vê Jesus vindo vitoriosamente do céu.
b)    A descrição do noivo: Ele é fiel e verdadeiro; seus olhos são como chama de fogo: Ele vai julgar palavras, obras e os segredos do coração; na sua cabeça há muito diademas: muitas coroas, símbolo da Sua suprema vitória; Ele é insondável no seu ser; Ele é a Palavra de Deus em ação; Seu manto é manchado de sangue, não o sangue da cruz, mas o sangue dos seus inimigos. Ele vem para o julgamento (Ap. 14:17-20).

c)     Os exércitos ou acompanhantes do Noivo, o Rei dos reis (19.14). o rei virá em glória, ao som retumbante da trombeta de Deus. Cristo descerá do céu, todo olho o verá. O rei virá com os seus anjos e com os remidos (Mt 24.31; Mc 13.27; Lc 9.26).

d)    A derrota dos inimigos pelo Rei dos reis é descrita em toda a sua hediondez (19:17-18). Enquanto os remidos são convidados para entrar no banquete das bodas do Cordeiro, as aves são convidadas a se banquetearem com as carnes dos reis, poderosos, comandantes, cavalos e cavaleiros.


e)     O Rei dos reis triunfa sobre seus inimigos na batalha final, o Armagedom (19:19-21). Jesus Cristo destruirá o anticristo com o sopro da sua Boca pela manifestação da sua vinda. O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo, onde a meretriz também estará queimando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário