terça-feira, 6 de agosto de 2013

Os salvos na glória e a condenação dos ímpios – Apocalipse 14.


Introdução. João afirma três coisas a respeito da voz de Deus: 1) Era como o som de muitas águas. Isto nos lembra o poder da voz de Deus, pois não há outro poder semelhante ao estrondoso das ondas sobre as rochas. 2) É como a voz de um grande trovão. Ninguém pode deixar de escutar o som de trovão.  3) era como o som de muitos harpistas que tocavam suas harpas. Não há nada semelhante ao poder que tem a música para acalmar e tranqüilizar o coração aflito.

1)Os selados cantavam um cântico!
·        O selo tem três significados.  Primeiro, proteção: ninguém pode violar o que está selado . Foi assim que o tumulo de Jesus foi selado (Mt 27:66). Segundo, propriedade: na antiguidade escravos podiam ser selados por seu proprietário. A marca do dono era escrita neles. O selo nos dá garantia quem somos propriedade exclusiva de Deus (Ct 8:6; Ef. 1:13; 2 Co 1:21,22). Terceiro, Genuidade: o que está selado não pode ser alterado (Ester 3:12).

·        Os selados cantavam um cântico que só eles podiam aprender. Os acompanhantes do cordeiro podiam aprender o cântico novo porque tinham vivido certas experiências.
   I.        Tinham sofrido e padecido. Tinham passado por grandes tribulações, pois eram os mártires de Cristo.  Há certas coisas que só se aprendem mediante a dor. A dor pode provocar  amargura e ressentimento, mas também pode suscitar a fé, a paz e um cântico novo.

II.        Tinham vivido com lealdade( Ap 14:4, Jo 10:3-4). É evidente que, à medida que passem os anos, o líder se aproximará cada vez mais a seus seguidores leais e eles a ele.

III.        Tinham crescido espiritualmente. Jesus Cristo pode revelar mais tesouros de sabedoria e conhecimento aqueles que crescem no dia-a-dia.

IV.        Não se contaminaram com mulheres e castos. A palavra “casto” neste contexto é uma expressão que denota pureza espiritual. A igreja é uma virgem pura apresentada ao seu noivo (2 Co 11:2). Assim, os 144.000 são virgens e castos no sentido de terem se recusado a se manchar, participando da prostituição que é adorar a besta, mantendo-se puros em relação a Deus.

 V.        Os remidos são as primícias para Deus (Ap. 14.4). Primícias aqui não são um grupo seleto da igreja, mas toda a igreja: Toda a igreja é a igreja dos primogênitos (Hb 12:23).

VI.        Os remidos são puros de lábios e de vida (Ap. 14.5). Enquanto os ímpios blasfemam e se contaminam com a meretriz, seguindo uma mentira, a besta e seus falsos milagres, os redimidos não tem mentira na sua boca nem mácula em sua vida.

2)O juízo é anunciado aos moradores da terra (Ap. 14:6-7).
·        O capítulo 13 se encerra com uma nota triste. A pergunta ecoa em todo mundo é: “Quem é como a besta, quem pode pelejar  contra ela?” (Ap. 13.4). Somos informados que a besta tinha autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação (Ap. 13.7). Mas, agora, o anjo proclama as boas novas de alguém mais forte, o Todo-Poderoso. Ele si, deve ser temido. A Ele sim, deve ser dada toda a glória.
·        Nenhuma ação ou crença é privativa. E, quanto mais valiosa, menos privada será. Todos os pensamentos saem de nosso cérebro, e todas as ações vão além de nossa pele e penetram em uma rede de intenções complexas.

3)A queda da Babilônia é proclamada (Ap. 14:8).
·        A grande Babilônia é a grande meretriz. A verdadeira igreja está no céu e a falsa igreja está arruinada. Ela é grande, mas está perdida. Ela seduziu, enganou, mas agora está caída. A grande Babilônia é o sistema mundano, a religião prostituida que vai estar a serviço da besta e de Satanás no mundo (Ap. 17:5; 18:3).
·        Quando o diabo não consegue desanimar o povo de Deus por meio de perseguição ativa e militante, ele tem conseguido afastá-lo por meio de seduções do mundo”.

4)A condenação dos adoradores da besta (Ap. 14.9-10).
·        Os adoradores da besta beberão o cálice da ira de Deus sem mistura. Duas palavras são usadas para descrever o julgamento de Deus. Cólera (thumos) e (orge). Orge é o tipo de ira que parte de uma disposição já tomada, enquanto que thumos representa uma ira mais passional. A ira de Deus não é uma emoção humana; é a reação preestabelecida da Sua santidade à pecaminosidade e rebelião humanas. Serão atormentados eternamente (Ap. 14.11)

·        Os adoradores da besta estão condenados, mas os que guardaram os mandamentos de Deus e a fé em Jesus e não cederam à pressão da besta estão seguros (Ap. 14.12).

5)A bem-aventurança dos que morrem em Cristo (Ap.
 14.13).
·        Há grande diferença entre os ímpios atormentados (Ap 14:11) e os remidos descansando (Ap 14.13). aqueles que morrem em Cristo, não morrem, mas dormem. Eles não vivem vagando, não vão para o purgatório nem para o tumulo. Eles vão para o paraíso, para o Lar, para o céu, para o Seio de Abraão. Vão habitar com Cristo que é incomparavelmente melhor.
·        Quanto mais dura tenha sido a batalha, mais dilacerante a dor, mais duros os trabalhos, mais excelso será a alegria e mais sublime a bem-aventurança”.  NOSSAS OBRAS NOS ACOMPANHAM!

 CONCLUSÃO
1. Na humanidade só há dois grupos: os salvos e os perdidos. Os adoradores da besta e os adoradores do Cordeiro, os que estarão com Cristo no Monte Sião e que serão atormentados de dia e de noite. Aqueles que estarão cantando e descansando no céu e aqueles que estarão atormentados para sempre.

2. Na humanidade só há duas igrejas: a igreja verdadeira, os 144.000 selados, redimidos, primícias para Deus e a igreja apóstata que seguir a besta e receber sua marca.

3. De que lado você está? Você tem o selo de Deus na sua vida? Sua vida é pura? Seus lábios são puros? Você está preparado para o dia do juízo? Hoje ainda é dia de oportunidade. Logo o juízo chegará e então, será tarde demais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário