terça-feira, 13 de agosto de 2013

O cântico dos vencedores e a glória inacessível dos remidos. Ap.  15.



Introdução:

§  Nos capítulos 1 a 3, vimos que por meio da pregação da Palavra, aplicada ao coração pelo Espírito Santo, igrejas são estabelecidas.

§  Nos capítulos 4 a 7 vimos que o povo de Deus é perseguido repetidas vezes pelo mundo, e exposto a muitas provas e aflições. São a abertura dos sete selos.

§  Nos capítulos 8 a 11 os juízos de Deus visitam repetidas vezes o mundo perseguidor, mas este não se arrepende de seus pecados. São as sete trombetas da ira de Deus.

§  Nos capítulos 12 a 14 vimos que este conflito entre a igreja e o mundo torna-se mais intenso, mostrando um combate entre Cristo e Satanás, entre a semente da mulher e o dragão.

§  Agora, nos capítulos 15 e 16 surge uma pergunta: quando na história, as trombetas do juízo, as pragas iniciais, não conduzem os homens ao arrependimento e conversão, o que lhes sucede?

§  A resposta é: quando os ímpios não se arrependem com as trombetas do aviso de Deus, segue a efusão final da ira, ainda que não completa até  o dia do juízo. Essas taças da ira são as ultimas. Não há mais tempo para arrependimento (Pv. 29.1).

1)    O cântico dos vencedores.
§  Vemos sete anjos preparados para derramar sobre o mundo as sete taças da sua ira consumada (Ap. 15). Sete é o numero da perfeição. Eles trazem os últimos flagelos para os ímpios.

§  Onde está esse mar de vidro? Diante do trono, no céu (Ap. 4:6). A igreja está no céu, na glória (Rm 6:4).

§  Quem é essa multidão? Os vencedores da besta. Eles venceram a besta sendo mortos por ela (Ap. 14:13). Se tivessem conservado a vida e sido infiéis na fé teriam sido derrotados. Assim, os vencedores da besta são aqueles que amaram mais o Senhor do que suas próprias vidas.

§  O que essa multidão está fazendo? Ela está com harpas de Deus, entoando um hino de glória ao Senhor, o Deus Todo-Poderoso (Ap. 5.8). Essa musica é o mesmo novo cântico que ninguém podia aprender, senão os 144.000 (Ap. 14.3). No céu há muita musica. O cântico do cordeiro e o cântico de Moises (Ex. 15:1-19).

§  O cântico dos mártires compõem-se de citações do Antigo Testamento: Grandes e admiráveis são as tuas obras... (Salmo 92:5; Salmo 111:2; Salmo 98:1; Salmo 139:14); Justos e verdadeiros são os teus caminhos... (Salmo 145:17); Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? (Salmo 86:9); Pois só tu és santo... (1 Samuel 2:2, Salmo 22:3; Salmo 111:9); Todas as nações virão e adorarão diante de ti... (Salmo 86:9). Os teus juízos foram manifestos... (Salmo 98:2).

§  Quais as características do cântico vitorioso dos remidos? Os mártires não cantam sobre si mesmos e como venceram a besta. Antes, eles estão totalmente concentrados em glorificar a Deus. O céu é o lugar onde os homens são capazes de esquecerem de si mesmos, de seus títulos, conquistas e vitórias e recordar somente a Deus.

§  Como é esse cântico dos remidos? 1)Ele exalta a pessoa de Deus. Deus é o Senhor Todo-Poderoso (Ap. 15:3). O diabo é poderoso, mas só Deus é o Senhor Todo-Poderoso. 2) Esse cântico exalta as obras de Deus. Elas são grandes e admiráveis. Ele é quem redime o seu povo e quem castiga os ímpios. 3) esse cântico exalta os caminhos de Deus. Eles são justos e verdadeiros. 4) Esse cântico exalta o triunfo final de Deus. Todas as nações virão e adorarão diante dEle (Ap. 15.4; Fl 2:8-11).

Conclusão:
§  João vê o que chama de Tabernáculo do testemunho. O Tabernáculo do testemunho é um nome que encontramos várias vezes no Antigo Testamento para referir-se ao Tabernáculo ou tenda que Israel construiu no deserto (Números 9:15, 17:7, 18:12). É deste Tabernáculo que saem os sete anjos vingadores. No lugar Santo estava a arca da Aliança, um arca ou baú onde se guardavam as Tábuas da Lei, a essência dos mandamentos que Deus tinha dado ao povo de Israel no deserto. Em outras palavras, estes anjos saem do lugar onde descansa a Lei de Deus. Saem, portanto, para demonstrar como funciona essa lei.

§  As vestimentas dos anjos simbolizam três coisas: 1) essas vestes eram peculiares dos sacerdotes. Esses anjos vêem ao mundo como representantes da ira vingadora de Deus. 2) Essas vestes eram peculiares dos reis. Estes anjos descem sobre os homens com o poder do Rei dos reis da Terra. 3) essas vestes eram peculiares dos habitantes do céu. Os anjos são habitantes do céu que vem à terra para executar os decretos de Deus.

§  Os anjos saem do santuário cheio da fumaça inacessível da glória de Deus (Ap. 15.8). Quando o Tabernáculo ficou pronto no deserto, a glória de Deus o encheu (Ex 40:34-35). Quando o templo de Salomão foi consagrado, a glória de Deus o encheu (1 Rs 8:10-11)e os sacerdotes não puderam entrar. Isaias ficou ciente de sua pecaminosidade (Is 6:4).






Nenhum comentário:

Postar um comentário