terça-feira, 27 de agosto de 2013

A sutileza da grande meretriz – Ap. 17:1-6.




Introdução: O livro de apocalipse nos mostra cinco inimigos de Cristo: o dragão, o anticristo, o falso profeta, a grande meretriz e os homens que tem a marca da besta.

·        O símbolo da Grande Prostituta como experiência cotidiana é uma cidade onde a vida corre tranqüila. A mulher e a besta escarlate sobre a qual ela se assenta abrangem as ruas que percorremos, as lojas em que compramos verduras enquanto conversamos coisas banais, corriqueiras com as pessoas da rua. 

·        as vezes é necessário apresentar caricaturas (Imagens) simples e grandes pra que quem seja quase cego possa enxergar.

1)    A descrição da grande meretriz (Ap. 17:1-6,18).

1.1)         Em primeiro lugar, vejamos o contraste entre a noiva e a meretriz; entre a nova Jerusalém e a grande Babilônia.

·        O diabo sempre tentou imitar a Deus. Assim é que temos a diferença entre a noiva e a prostituta, a cidade santa e a grande Babilônia.  A noiva fala da igreja verdadeira, a meretriz da igreja apóstata.

·        Para a Prostituta, o sexo está a serviço do comércio; para a Noiva, do amor. A Prostituta considera o sexo um contrato; a Noiva, um ganho para toda a vida. Para a prostituta, o sexo é ganho, para a Noiva, dádiva.

·        Adoração-prostituta é assunto para momentos e ocasiões. A adoração-Noiva envolve e une todas as partes da vida. A adoração-prostituta é praticada sob o principio da atração e do prazer. A relação adoração-noiva é no melhor ou no pior, na saúde e na doença, até que a morte nos separe. 

1.2)         Em segundo lugar, a grande meretriz é conhecida pela sua influencia mundial (Ap. 17.1;15).

·        A religião prostituída está presente em todos os povos. Onde Deus tem uma igreja verdadeira, Satanas levanta a sua sinagoga. A Babilônia não é apenas cultura sem Deus, mas também cultura contra Cristo.

1.3)         A grande meretriz é concebida pela sua riqueza (AP. 17.4).
·        Suas vestes são de escarlate. Está adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Ela segura em sua mão um cálice de ouro. A religião prostituída, o mundo, faz ostentação da sua riqueza e do seu luxo. Este quadro é uma descrição perfeita do mundo à parte de Cristo, ostentando sua riqueza, alimentação, banquetes, carros, equipamentos, vestuário e toda a sua beleza e glória. Sinônimo de mundanismo (Ec 2.4-10). 



"     "Vejam o adorno, a riqueza, a luxúria, a própria devassidão do mundo; vejam a ostentação de si mesmo e de seus grandes homens e mulheres. Eis toda a sedução do mundo, o resultado da ação da grande meretriz que chama e atrai reis, príncipes, ricos mercadores e igualmente pessoas comuns. É-nos oferecido um quadro perfeito, blasonando de sua alimentação, de seus banquetes, de seus carros, de seu equipamento, de seu vestuário e de toda a sua beleza e glória". Martin Lloyd-Jones. 

 1.4)         A grande meretriz é conhecida pela sua sedução (17:2,4,5).
        O esquema atrás da sedução (Pv 7.7-20): 
1) Local: A sedução se inicia quando se está no lugar errado, na hora errada (Pv 7:8). Apesar de saber o risco que corria, o rapaz passava perto da casa da mulher adultera  quando já estava escuro. 

2) “Bote”: A mulher foi encontrar-se com ele, vestida de maneira provocante, o abraçou e o beijou (7:10).


3)Adulação: “Por isso sai procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui” (7.15). Imediatamente, a prostituta tratou de mostrar seu interesse pelo rapaz, demonstrando estar deslumbrada por tê-lo encontrado.


 4) Charme: ela descreveu pra o rapaz o ambiente sedutor e convidativo que já tinha preparado antevendo a possibilidade de encontrá-lo (7:16-17).Para um homem carente, é quase impossível resistir a um convite como esse.

 5) Sentimentos: “Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços uns dos outros” (7:18). Quando uma mulher bonita faz um convite como esse a um rapaz “sem juízo”, inexperiente, ela mexe com os seus sentimentos.  

6) Engano: Depois que o rapaz já tinha caído como “patinho” em sua armadilha ela o engana mais uma vez, dando-lhe uma falsa impressão de que ambos estavam livres para se divertir, sem que isso tivesse conseqüências posteriores (7:19-20).



·        O mais terrível com relação à prostituta não é o fato de ela se deitar com estranhos, mas que, fazendo isso, ela usa o corpo para mentir sobre a vida: não há união de vidas; só de órgãos genitais.

·        Por trás do encanto sedutor de perfumes, sedas e bajulação, a pessoa sobre um empobrecimento fundamental. A prostituição usa o sexo para mentir sobre a vida: a verdade de que o amor é um dom, os relacionamentos envolvem compromisso e a sexualidade representa a espiritualidade.

·        A prostituta mente ao fazer acreditar que o amor pode ser comprado, que os relacionamentos são “acordos” e que a sexualidade é um apetite.

1.5)         A grande meretriz é conhecida pela sua violência (Ap. 17.6).
·        A meretriz que vive no luxo tem duas armas: sedução e perseguição. Ela seduz, mas também mata. Ela atrai, mas também destrói. Ela está embriagada não de vinho, mas do sangue dos santos e dos mártires.

·        A Babilônia não é apenas cultura sem Deus, mas também cultura contra Cristo. A Babilônia foi Roma , é a Roma papal, o mundo em todo o tempo, em todo o lugar, que seduz e destrói aqueles que amam a Deus. A meretriz é aquela que sempre se opõe à Noiva.

·        Em 1208 por ordem do papa foram exterminados os cristãos albigenses na França. Na Espanha foram mais de 300.000 martirizados e banidos. Carlos I eliminou por ordem do papa 50.000 cristãos alemães. O papa Pio V nos anos 1566 a 1572 exterminou 100.000 anabatistas. No dia 24 de agosto de 1572, a noite cruel de São Bartolomeu, por ordem da rainha Catarina de Médice e o apoio do papa foram mortos 70.000 cristãos franceses.

·        O pastor James Kennedy diz que desde o inicio da Igreja até os dias de hoje, houve cerca de quarenta milhões de mártires cristãos. A maioria dessas mortes ocorreu neste século. Mais mártires foram mortos nas ultimas nove décadas do que em todos os 19 séculos anteriores somados.

Conclusão: João foi levado a um deserto para ver esta visão. Um dos temas recorrentes das Escrituras é que os grandes homens de Deus tem suas visões no deserto. Foi nos limites do deserto que Moises se encontrou com Deus (Ex 3:1). Elias, no deserto (1 Rs 19.4). João Batista era um homem do deserto (Lc 1:80).





Nenhum comentário:

Postar um comentário