terça-feira, 30 de julho de 2013

O Anticristo, o agente de Satanás (Ap. 13).



1)    As várias faces do anticristo.

·        A palavra Anticristo significa um Cristo substituto ou um Cristo rival. Ele será um adversário jurado de Cristo. No livro de Daniel o anticristo é representado inicialmente não como uma pessoa, mas como quatro reinos (Dn 7:1-6,17-18): Leão: Império Babilônia, Urso: Império Medo-Persa; Leopardo: Império grego; Animal terrível: Império Romano.

·        Na teologia do apostolo Paulo, o anticristo é visto como o homem do pecado (2 Ts 2:1-12). Ele surgirá da grande apostasia (rebelião, 2 Ts 2:3); será uma pessoa (2 Ts 2:3); será objeto de adoração; usará falsos milagres (2 Ts 2:9); só pode ser revelado depois que aquilo e aquele que o detém for removido (2 Ts 2:6,7) e será totalmente derrotado por Cristo (2 Ts 2:8).

2)    A descrição do Anticristo.

2.1) Sua ascensão se dará num tempo de muita turbulência (Ap. 13:1).

·        Vi emergir do mar uma besta”. O que isso significa? As águas do mar são multidões, ou seja, as nações e os povos na sua turbulência político social (Ap 17:15, Is. 57:20). Ou seja, será um tempo de guerra e rumores de guerra, onde reinos se levantarão contra reinos. O mundo será um campo de guerra. Ele surgirá num tempo de profunda inquietação religiosa.

·        NESSE TEMPO HAVÉRA DUAS IGREJAS: a apóstata e a fiel. Ele surgirá oferecendo soluções aos problemas mundiais. O mundo estará seduzido pelo seu poder. “O mundo está pronto para endeusar qualquer novo César que consiga dar à sociedade caótica unidade e paz”. Arnold Tonybee.

2.2) Ele reúne todo o poder, força e crueldade dos grandes imérios do passado (Ap. 13:2).

·        Exerce uma vigilância felina, manifesta a astúcia e a crueldade de leopardo, sempre preparado para saltar sobre sua presa. Conta com o poder e a força demolidores do urso que pode afogar a sua vítima com um abraço. É como o leão, cujo rugido aterra ao rebanho e lhes fala de morte e destruição.

2.3) Ele agirá no poder de satanás (Ap 13:2-4; 2 Ts 2:9-10).
·        O anticristo vai manifestar-se com um grande milagre (Ap. 13:3). Ele vai distinguir-se como uma pessoa sobrenatural, por um ato que será um simulacro da ressureição de Jesus. Essa fato é tão importante que João o registra três vezes (Ap. 13:3, 12,14).

·        O proposito dessa misteriosa transação será conceder a satanás um corpo. Satanás governará em pessoa. O anticristo será uma espécie de encarnação de Satanás. A maioria dos estudiosos vê nessa figura a lenda de Nero redivivo.

·        O anticristo vai realizar grandes milagres (2 Ts 2:9). Ele vai ditar e disseminar falsos ensinos (2 Ts 2:11). Nesse tempo, os homens não suportarão a sã doutrina (2 Tm 4:3), mas obedecerão a ensinos de demônios (1 Tm 4:1). O anticristo vai governar na força de Satanás (Ap. 13:2). Ele vai dominar sobre as nações (Ap. 13:7). O governo universal do anticristo será extremamente cruel e controlador (Ap. 13:16-17). O seu poder será irresistível (Ap. 13.4). Vai blasfemar contra Deus e os santos que estão no céu (Ap. 13:6). Contra a igreja que estará na terra, vai perseguir e matar (Ap. 13:7, 15 b).

·        O Cristão conta com suas armas, a paciência (hupomone) e a fé (pistis). A palavra que traduz como paciência significa aceitar com valentia o pior que pode oferecer a vida. O termo fé refere-se a essa fidelidade que jamais duvidará em sua devoção absoluta ao Mestre e Senhor Jesus.

2.4) o anticristo será objeto de adoração em toda terra (Ap. 13:3,4,8,12; 2 Ts 2:4).

·        Adoração é uma tema central no livro de apocalipse: a noiva está adorando o cordeiro, e a igreja apóstata está adorando o dragão e o anticristo. O mundo está ensaiando essa adoração aberta ao anticristo e Satanás.

·        O satanismo e o ocultismo estão em alta: as seitas esotéricas crescem. A nova era proclama a chegada de um novo tempo, em que o homem vai curvar-se diante do “Maitrea”, o grande líder mundial. A adoração de ídolos é uma espécie de adoração de demônios (1 Co 10:19-20).

·        A adoração do anticristo será universal (Ap. 13:8,16). Diz o apostolo João que “adorá-lo-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do cordeiro”. Satanas vai tentar imitar Deus também nesse aspecto. Ao saber que Deus tem os seus selados, ele também selará os seus com a marca da Besta (Ap. 13:8,16-18).

3)    O falso profeta (Ap. 13:11-18).
·        “vi ainda outra besta emergia da terra”. Se a primeira besta é o braço de Satanás, a segunda é a mente de Satanás. Ela é o falso profeta. A primeira age no campo político, a segunda no campo religioso.

·        O dragão (Ap. 12) é o antideus, a besta vinda do mar é o anticristo e a besta  vinda da terra é o anti-espírito. Assim como o Espírito Santo conduz à adoração de Cristo, assim essa besta conduz adoradores ao anticristo.

·        A segunda besta usará também a arma do controle para garantir a adoração da primeira besta (Ap. 13:16-18). Esse será um tempo de cerco, de perseguição, de controle, de vigilância, de monitoramento das pessoas, no aspecto político, religioso e econômico.

CONCLUSÃO: A MARCA DA BESTA 666. Veja o numero é humano. Não é um mistério divino, mas, sim a confiança daqueles que falam demais: religião que dá show, que se vangloria, que afasta os olhos do Cristo pobre, sofredor e santo. Na linguagem dos números, 666 é um triplo fracasso ao tentar ser 777, a perfeição repetida três vezes, numero perfeito e divino. A comercialização é a característica recorrente dessa religão da besta da terra, que requer quantias imensas para se manter, nos manipulando economicamente, levando-nos a comprar e vender segundo suas ordens, vendendo conselho, consolo, benção, soluções, salvação e bons sentimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário