terça-feira, 23 de julho de 2013

A mulher e o Dragão. Ap. 12.

Introdução: O livro de Apocalipse tem duas grandes divisões: Apocalipse 1-11 fala da perseguição do mundo contra a igreja e os juízos de Deus aos ímpios em resposta às orações dos santos; Apocalipse 12-22 fala da perseguição cruel do quarteto do mal que ataca a igreja: Satanás, o anticristo, o falso profeta e a grande Babilônia e a vitória retumbante de Cristo e Sua igreja sobre esses inimigos.  

O capítulo 12 do livro de Apocalipse revela-nos três cenas. O dragão realiza três lutas: 1) Contra Deus e Seu Messias (v. 1-6); 2) contra Miguel (v. 7-12); 3) contra a mulher (v. 13-18). Em todas as três lutas ele sai derrotado.

1)    Quem é a mulher perseguida? A igreja Católica entende que a mulher seja um símbolo de Maria. Os pré-milenistas creem que essa mulher seja um símbolo da nação de Israel. Mas, a interpretação mais coerente é entende-la como um símbolo da Igreja.  A Igreja é chamada: candeeiros, duas testemunhas, duas oliveiras, reis e sacerdotes, noiva de Cristo, etc.

ü Essa mulher está vestida do sol, ou seja, ela é gloriosa e exaltada (12:1). A igreja reflete a beleza de Cristo. A beleza de Deus está estampada na igreja.

ü Essa mulher tem debaixo dos pés a lua, ou seja, ela exerce domínio (Ap. 12.1). O cabeça da igreja é aquele que tem todo o poder e toda autoridade no céu e na terra. A igreja está em Cristo. Ela está entronizada com Ele. Ela é a noiva do Cordeiro. Ela está assentada com Ele acima de todo principado e potestade.

ü Essa mulher tem em sua cabeça uma coroa de doze estrelas, ou seja, ela é vitoriosa (Ap. 12:1). A igreja é vencedora. Ela está em Cristo. A vitória de Cristo é a sua vitória. A exaltação de Cristo é a sua exaltação. A igreja é mais do vencedora (Rm 8:31-39).

ü Essa mulher está grávida, ou seja, sua grande missão é dar à luz a Cristo segundo a carne (Ap. 12:2). Deus preparou um povo especial para ser veículo da chegada do Messias (Gn 12:1-3). Esse processo foi doloroso, sofrido. Houve muita dor e lágrimas. Muitas forças hostis e muitas artimanhas do Dragão tentaram frustrar esse plano e destruir essa criança.

ü Essa mulher é protegida por Deus da fúria do dragão (Ap.12:6,14). Ela tem sido protegida por Deus no deserto. O mundo não é o lugar da igreja. Somos peregrinos aqui. Não estamos em casa. Durante mil e duzentos e sessenta dias, um símbolo de todo o período da igreja, ela é protegida por Deus: às vezes não da morte, mas na morte (Ap. 12.11). Recebe asas (Ap. 12.14), proteção de Deus.

2)    A descrição do Filho da mulher perseguida (Ap. 12:5).
*    O Filho da mulher é o Messias vencedor (Ap. 12:5-10). O filho que nasceu é o Rei que tem o cetro nas mãos (Sl 2:9). Seu reinado é universal e irresistível.

*    O Filho da mulher é o Messias que completou a Sua obra (12:5). Sabemos que à luz das Escrituras que a exaltação é um resultado da sua humilhação até à morte e morte de cruz (Fl 2:5-11).

*    O Filho da Mulher é o Messias que subiu ao céu para assentar-se no trono (Ap. 12:5). Ele venceu o dragão na cruz (Gn 3:15). E agora, está no trono, governando os céus e a terra (Mt 28:18). Ele vai reinar até colocar todos os Seus inimigos debaixo dos Seus pés (1 Co 15.25).

3)    Características do Dragão de Apocalipse 12 ( “a antiga serpente”).

v O dragão é um ser pessoal (Ap. 12:9). Ele não é um mito. Ele não é um ser impessoal, uma energia negativa. Ele é um anjo caído, um ser que tem vontade, planos e estratégias (Isaias 14:12).

v Ele tem sentimentos, pois está cheia de cólera (Ap. 12.12) e permanentemente irado contra a igreja (Ap. 12:17). Ele tem inteligência, pois é capaz de seduzir (Ap. 12.4). Ele tem objetivos definidos, perseguir o Messias (Ap. 12.4) e sua igreja (Ap. 12.13).

v O dragão é um inimigo que exerce sua influência universal. Ele tem sete cabeças, isso representa que ele exerce poder e grande autoridade de forma universal (Ef. 2.2 “... príncipe da potestade do ar...”; II Co. 4:4: “...nos quais o deus deste século...”; Jo 12:31, etc).

v Ele tem dez chifres, isso simboliza sua capacidade destruidora. Ele é Abadom e o Apoliom, o destruidor (Jo 8:44; Jo 10:10). Ele tem sete diademas, simbolizando que o seu governo é universal. Ele tem um reino (Cl 1:13: “...Ele nos libertou do império das trevas...”; Atos 26:18: “para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus...”). Vermelho, denota sua capacidade de provocar destruição e morte, ou seja, assassino, sanguinário, cruel.

v O dragão é um inimigo sedutor (Ap. 12:4,9). Ele foi sedutor no mundo angelical (Ap. 12:4). Era perfeito até que se achou iniquidade em seu coração (Ez. 28:15). Ele conseguiu enredar uma terça parte dos anjos que foram expulsos do céu (Ap. 12:4). Esses anjos, em vez de espíritos ministradores de Deus (Hb. 1:14), tornaram-se vassalos do diabo. Ele seduziu o mundo todo (Ap. 12:9). A serpente de Genesis é o Dragão de Apocalipse 12 que ao longo dos séculos tentou destruir “a semente da mulher” a fim de que o Messias não nascesse na plenitude dos tempos.

v O dragão é um inimigo acusador (Ap.12:10). Ele acusou Jó (Jó 1:9,10). Ele acusa os nossos irmãos e sua acusação é constante. Ele não descansa, não dorme, nem tira férias. Ele tentou destruir o Filho da mulher (Ap. 12:5). Ele pesquisa a nossa vida, e não perde oportunidade para nos acusar (Rm 8:34).

v O dragão é um inimigo limitado (Ap. 12:7-9, 12-13,16). Ele tem limitação de espaço (Ap. 12:8,9,13). O dragão não encontrou mais lugar no céu. Ele não pode tentar mais ninguém que está no céu. O diabo é uma serpente golpeada na cabeça que está furiosa, no estertor da morte, sabendo que pouco tempo lhe resta e que sua sentença já foi lavrada. Em breve será lançado no lago do fogo (20:10).

4)    A intervenção de Deus em favor da Igreja nesta batalha contra o dragão. Três coisas.
o   Em primeiro lugar, ação protetora de Deus (12:6,14,16).  De acordo com Apocalipse 7:3 a igreja recebeu um selo, e com Apocalipse 11:1, a igreja recebeu uma medida. Agora recebe asas. Havendo fracassado em seu esforço para derrotar Cristo, o dragão vai perseguir a igreja e lançar contra ela um rio de mentiras e perseguição (Ap. 12:16). O dragão cheio de cólera vai pelejar contra os fiéis (Ap. 12:17). Muitas vezes Deus os livrará na morte e não da morte (Ap. 12:11).

o   Em segundo lugar, a ação interventora dos anjos (Ap. 12:7-8). O arcanjo Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão e seus anjos. Nessa peleja no reino espiritual, o dragão e seus anjos foram derrotados.

o   Em terceiro lugar, a ação intercessória de Cristo (Ap. 12:5). Somos informados que Ele está no céu intercedendo por nós (Hb 7:25). Sua intercessão é plenamente eficaz (Rm 8:34).

CONCLUSÃO: as armas da vitória da Igreja sobre o dragão. Primeiro, a igreja vence o dragão por causa do sangue do Cordeiro (Ap. 12:11). Segundo, a igreja vence o dragão também por causa da palavra do testemunho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário