terça-feira, 9 de julho de 2013

A importância do testemunho cristão, Ap. 10.

Introdução:  Antipas, da igreja de Pérgamo, morreu na perseguição. Foi chamado de “minha fiel testemunha” (Ap 2:13). A palavra que no primeiro século significava falar a verdade sobre Deus, martus, veio para nossa língua como “mártir”, aquele que perde a vida por dizer o que pensa.

“Testemunho” era o relato pessoal de uma conversa. Profetas e apóstolos adquiriram a reputação de falar sem medo. Corriam grandes riscos. A taxa de mortalidade deles, pelo menos em Israel, era muito elevada.  Mais adiante no Apocalipse, João verá a grande prostituta “embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus” (Ap 17:6).

1)    Anjos. Quem são?
Ø No grego aggelos, literalmente “mensageiro, enviado” (Lc 7:24 e Hb 1:14: “não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor do que hão de herdar a salvação?”).

Ø “criaturas sem pecado que habitam um mundo em que a matéria não estorva o espírito, que a usa com liberdade, sem limitações. Ao mesmo tempo são criaturas que, a despeito de terem inteligência mais elevada, colocam-na a serviço da causa da redenção, proteção e direção da humanidade terrena”.

Ø As escrituras apresentam o anjo de duas maneiras: 1) na forma de pessoas comuns, semelhantes ao homem ou à mulher (Gn 18:2; Gn 19:1,5). O autor de Hebreus aconselha a prática da hospitalidade com o seguinte argumento: “... foi praticando-a que, sem saber, alguns acolheram anjos” (Hb 13:2). 2 ) manifestam  também por meio de visões, quando se apresentam de maneira extravagantes, figuras imensas que enchem o céu.

Ø NOSSA GERAÇÃO: “uma geração como a nossa, que assume (sem provas) em suas teorias e literatura de ficção cientifica a existência de seres conscientes em outros planetas interessados  nesta terra, dificilmente acharia estranho acreditar em anjos”.
Ø “PRECISAMOS DE UMA TRANSFUSÃO DE SUBSTANCIAL DE GLÓBULOS VERMELHOS DE IMAGINAÇÃO NO SISTEMA CIRCULATÓRIO DE NOSSA FÉ” (ver Sl 18:10).

1.1)                    As qualidades dos anjos.
Ø Anjos poderosos descendo dos céus vestido como nuvens: Deus conduziu o seu povo através de uma nuvem luminosa (Ex 16:10); Nuvens escuras cobriram o Sinai quando a Lei foi dada (Ex 19:9); Deus faz das nuvens a Sua carruagem (Sl 104:3).

Ø Coroado pelo arco-íris: o arco-íris aparece ao redor do trono de Deus (Ap 4:3). Fala que o trono de Deus é um trono de misericórdia, antes de ser um trono de juízo.

Ø O rosto brilhando como o sol: Esta é a mesma descrição de Jesus Cristo no inicio do apocalipse.

Ø Pisando no Oceano e na terra: Deus é soberano sobre tudo.

Ø Duas imensas colunas de fogo como pernas: juízo.

2)    O Testemunho cristão.
2.1 ) Sejamos discretos.
Ø O anjo poderoso abre sua boca e ruge como leão, e a resposta é meteorológica: sete trovões (Ap 10:4). Sabemos dos sete selos, sete chifres, sete trombetas, sete selos, sete taças... mas “...guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram e não as escreve”.  Jesus havia dado conselho semelhante sobre lanças pérolas aos porcos (Mt 7:6).

Ø O retumbante Salmo 29 provavelmente diz tudo que viremos a saber sobre as revelações do sete trovões: a voz do Senhor ressoa sete vezes no salmo, em criação e julgamento, com todas as criaturas do céu e da terra respondendo em adoração: “Glória”. 

Ø Ao descer do monte da Transfiguração, Jesus instruiu os três discípulos: “Não contem a ninguém o que voces viram” (Mt 17:9), não porque ninguém nunca devesse saber, mas porque não era a hora certa; Eclesiastes 3:7: “tempo de calar e tempo de falar”.
2.2 ) Anjo forte (Ap 5:2; Ap. 10:2): pega o livrinho e come!

Ø O anjo lhe mostra o livro: “LIVRO” significa revelação inteligível. O livro esta aberto, pois Cristo havia rompido o selo. “HOJE É O DIA DA SALVAÇÃO”

Ø O anjo manda João, além de pegar, COMER O LIVRO (Sl 40:8). João pega o livro. Entretanto a palavra usada não é a mesma empregada na apresentação do mesmo livro. A VOZ CELESTIAL DIZ:
“Vá, pegue o livro (Biblion) aberto que está na mão do anjo”. Ele conta o que aconteceu a seguir: “...me aproximei do anjo e lhe pedi que me desse o livrinho (Biblaridion)”. Apocalipse 10:10, diz: “peguei o livrinho (Biblaridion) da mão do anjo...”.

Ø O EVANGELHO É SIMPLES E PROFUNDO. “Quem conheceu a mente do Senhor” (Rm 11:34 e Jó 26:14). Pega o que é capaz de assimilar, um livrinho no lugar de um livro.

Ø O livro aberto foi apresentado, mas só conseguimos assimilar o conteúdo de um livrinho. Por mais que falarmos, só trataremos de uma parte do todo. Mesmo que nos expressemos muito bem, sabemos que estamos apresentando uma versão deficiente e abreviada da perfeição que é a palavra feita carne”

2.3) Coma o livro “ele será amargo em seu estomago, mas em sua boca será doce como mel” (Ap 10:9).

Ø O apostolo João deve ter lembrado da história de Ezequiel (Ez 2:8; 3:3). Essa experiência é comum a todos que incorporam a palavra de Deus nas suas (Sl 34:8).
Ø Contudo – e aí reside a ironia da doçura da palavra do testemunho, muitas vezes há rejeição, e aquele que testemunha sente a amargura da rejeição em seu estomago (Ez 2:7; 3:7). Jeremias, quase da mesmo época de Ezequiel, não teve sorte melhor (jr 1:10; 20:8).
Ø O testemunho sempre envolve as polaridades de doçura e amargura (Mt 11:28; Cl 3:5-6).


CONCLUSÃO: “... é preciso que voce profetize de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis” (Ap 10:11). “NÃO HÁ APOSENTADORIA NO SERVIÇO DO TESTEMUNHO”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário