sexta-feira, 7 de junho de 2013


A força do amor Salmo 45:1-15.

O que é amor? O salmo 45 é um hino de casamento. Celebra a união de um rei hebreu com uma rainha vinda de Tiro.

 O amor é uma decisão e não um sentimento. I Corintios 13: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará”. Caracteristicas do amor: o amor é paciente; o amor é benigno; o amor não tem inveja; o amor não se ufana; o amor não é orgulhoso; o amor não é rude; não busca seus próprios interesses; o amor não se exaspera; o amor não se ressente do mal (acredita nas pessoas)... o amor tudo sofre, crê em tudo, tudo espera e tudo suporta.

·        De boas palavras transborda o meu coração. Ao rei consagro o que compus, a minha língua é como a pena de habilidoso escritor (V.1) O amor doente, segundo Lutero, era a pessoa incurvatus in se, ou seja, curvada em si mesma. Quando o pecado leva o amor a se curvar em si mesmo ele produz sua obra mais grotesca.

1)    O amor é cego? Não! “és dos homens o mais notável; derramou-se graça em teus lábios, visto que Deus te abeençoou para sempre. Prende a espada à cintura, ó poderoso! Cobre-te de esplendor e majestade. Na tua majestade cavalga vitoriosamente pela verdade, pela misericórdia e pela justiça; que a tua mão direita realize feitos gloriosos. Tuas flechas afiadas atingem o coração dos inimigos do rei; debaixo dos teus pés caem nações. O teu trono, ó Deus, subiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria. Todas as tuas vestes exalam aroma de mirra, aloés e cássia; nos palácios adornados de marfim ressoam os instrumentos de corda que te alegram. Filhas do rei estão entre as mulheres da tua corte; à tua direita está a noiva real enfeitada de ouro puro de Ofir” (vss.2-9).

 LINGUAGEM DO AMOR, ELOGIOS LIVRE E FLUENTE, ADMIRAÇÃO E EXUBERANTE: o noivo é belo (és o mais notável); fala bem (graças nos teus lábios); heróico (tuas flechas afiadas); bondoso (amas a justiça e odeias a inquidade); alegrem (instrumentos de cordas que ressoam) e feliz no amor (a tua direita está a noiva real enfeitada). O AMOR ABRE OS OLHOS, CAPACITA-NOS A VERMOS O QUE SEMPRE EXISTIU MAS FOI OMITIDO POR PRESSA OU INDIFERENÇA.
  
2)    Afastamento: “ouça, ó filha, considere e incline os seus ouvidos: esqueça o seu povo e a casa paterna. O rei foi cativado por sua beleza; honre-o, pois ele é o seu Senhor. A cidade de Tiro trará seus presentes; seus moradores mais ricos buscarão o seu favor. Cheia de esplendor está a princesa em seus aposentos, com vestes enfeitadas de ouro. Em roupas bordadas é conduzida ao rei, acompanhada de um cortejo de virgens; são levadas à tua presença. Com alegria e exultação são conduzidas ao palácio do rei. ENQUANTO PERMANECER LIGADA À INFÂNCIA  À FAMÍLIA E AOS COSTUMES, ELA SERÁ INCAPAZ DE UMA NOVA AVENTURA EM AMOR.

·        A primeira regra do amor é o reconhecimento maravilhoso (“esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” – Gn 2:3); A segunda é o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne (Gn 2:24). O AMOR NOS LEVA A TERRITÓRIO NOVO: a pessoa não será ela mesma se não crescer e, para a criatura feita à imagem de Deus, isso significa amar. ESQUEÇA O SEU POVO E A CASA PATERNA...O REI FOI CATIVADO PELA SUA BELEZA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário