terça-feira, 28 de maio de 2013

Mas, afinal o que está acontecendo no mundo? A abertura do sete selos ( Ap. 6).



“Tenho constatado como verdadeiro que a maior tentação fora do inferno é viver sem tentações. Se a água parar de se mover, apodrece. A fé se aperfeiçoa com o ar fresco, com o vento cortante do inverno batendo no rosto. A graça definha sem a adversidade. O diabo nada mais é do que o instrutor de esgrima que Deus usa para nos ensinar a manusear nossas armas”.  Samuel Rutherford.

Introdução:  O capítulo que temos agora apresenta quadro do sofrimento da igreja. Esse tempo descreve as dores de parto. Esse tempo está sujeito à revelação da ira de Deus. Nos primeiros quatro selos vemos a ira de Deus misturada com graça. Mas a partir do sexto selo, há o derramamento da ira sem mistura de Deus. É o dia do juízo.
·        Apocalipse 6 é como um texto paralelo de Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21: Guerras (Mt 24:6,7ª e 6:4); fomes (Mt 24:7 e 6:5-8); perseguições (Mt 24:9-25 e 6:9-11); abalos do mundo (Mt 24:29 e 6:12-17); segunda vinda (Mt 24:30-31 e 6:16-17).

·        Quatro verdades:  Primeiro, quem está assentado no trono e o Cordeiro são adorados por todo o universo; Segundo, quem tem o livro tem o controle. É Ele quem abre os selos; Terceiro, os eventos do juízo não acontecem sem Seu conhecimento, permissão ou controle; Quarto, todo o universo está sob autoridade do Cordeiro e serve aos Seus propósitos. É do trono que sai a ordem para os cavaleiros do apocalipse.

1)    Os quatro cavaleiros do Apocalipse (Ap 6:1-8).


1.1)                    O Cavalo branco. Cristo está na história reinando e vencendo. As palavras só podem aplicar-se a Cristo: BRANCO + COROA + SAIU VENCENDO E PARA VENCER. Cabelos brancos (1:14), pedrinha branca (2:17), roupas brancas (3:4,5,18), nuvem branca (14:14), trono branco (20:11). Branco não pode ser usado nem  para o diabo nem para o anticristo (Ap. 19:11-16).

1.2)                    O Cavalo vermelho, uma figura da perseguição religiosa e da guerra (Ap 6:4). 

·        O futuro será um período de guerras e rumores de guerras, de conflitos e perseguição até à morte. Perseguição pelos judeus, pelos romanos, pela inquisição, perseguição na época da reforma protestante.  O maior numero de mártires da história foi morto no século XX.

·        Esse cavaleiro tinha uma grande espada. Essa espada machaira era o cutelo sacrificador. A palavra grega para a espada contém a idéia de matança. Onde chega Cristo, chega também a perseguição aos que são de Cristo (Mt 5:10,11: Lc 21:12; Atos 4:1). Pense em Estevão, Paulo, Policarpo, Perpétua, a Inquisição, a Noite de São Bartolomeu, as perseguições movidas pelo comunismo, Nazismo e Islamismo radical.

·        A guerra é um cavalo vermelho, sangrento e cruel, que torna a vida miserável e horrenda. Decorre dos atos de gente faminta pelo poder, é o engano do orgulho doentio, expressão da cobiça desenfreada (Tg 4:1-2).


1.3)                    O cavalo preto, uma figura da pobreza, da escassez e da fome (Ap. 6:5-6). 
·        Este cavalo preto representa fome, pobreza, opressão e exploração. Esse cavalo fala do empobrecimento da população. Só pode alimentar a família com cevada, o cereal dado aos animais. O racionamento leva um homem a gastar tudo que ganha para alimentar-se.  Essa pobreza virá também pelo fato dos crentes não fazerem concessões, não aceitarem a marca da besta e não poderem comprar nem vender.

·        O planeta terra para alcançar o primeiro bilhão de habitantes o homem levou desde o inicio dos tempos até 1850. De 1850 a 1930 ele alcançou a marca de dois bilhões. De 1930 a 1960 chegou aos três bilhões. E levou apenas desde 1960 a 1975 para alcançar o quarto bilhões. Hoje somos 7 bilhões de habitantes.

·        Entretanto, a pobreza não atinge a todos.O  azeite e o vinho, produtos que descrevem vida regalada, não são danificados. Os ricos sempre sabem garantir o seu luxo, enquanto a população passa fome.

1.4)                    O cavalo amarelo, uma figura da morte (Ap 6:7-8). 


·        O inferno sempre vem atrás da morte. A morte derruba e o inferno recolhe os mortos. A morte pede o corpo, enquanto que o inferno reclama a alma do morto.

·        A morte usa quatro instrumentos para sacrificar suas vitimas:  A ESPADA: aqui não é maichara, mas rhomphaia espada comprida usada na guerra. Aqui trata-se da morte provocada pela guerra. A FOME: fome é derivado da guerra, cidades sitiadas, falta de transporte com alimentos. PESTILENCIA OU MORTANDADE: as pragas, as pestilências crescem com a pobreza, a fome, as guerras. AS BESTAS FERAS: despedaçam e devoram tudo que encontram.

1.5)                    O quinto selo: o clamor no céu (Ap 6:9-11).

·        As almas que morreram pela fé estão no céu (6:9). As almas sobrevivem sem o corpo e são conscientes. Elas não estão dormindo, estão no céu. Essa é nossa gloriosa convicção. Morrer é estar com Cristo. É deixar o corpo e habitar com o Senhor. É entrar na posso do reino. A morte não os havia separado de Deus.

·         Jesus deixou isso claro no sermão profético (Mt 24:9-10). Muitos mártires conhecidos e desconhecidos morreram e ainda morrem por causa da sua fidelidade a Cristo e Sua Palavra.  

·        As almas dos fiéis pedem não vingança pessoal, mas a vindicação da glória do Deus santo. Sua pergunta não é a mesma de Jesus: “Por quê?”, mas “Até quando?”. Eles não perguntam: “Se”, mas “Até quando?”. Não é o grito de lamentação, mas o lamento pela honra de Deus.
·        As almas dos fieis recebem vestes brancas, representando retidão, santidade e alegria. Estar no céu é bem-aventurança, glorificação. Os réus e condenados vestiam-se de preto. Os fieis foram condenados na terra, mas não no céu. Deus os veste de branco. Estão absolvidos, justificados, salvos.



Conclusão: O clamor sobre a terra – o juízo chegou (Ap 6:12-17). 


·        O sexto selo introduz o dia do juízo. O medo, o terror, o espanto e a consternação daquele dia se descrevem sob dois simbolismos: um universo sendo sacudido e os homens completamente aterrorizados, tentando se esconder.

·        O JUÍZO CHEGOU: o próprio universo está abalado (6:12-14). O sol, a lua, as estrelas, o céu, os montes, as ilhas; tudo aquilo que se considerava sólido, firme, está abalado. A antiga criação está se desintegrando (2 Pe 3:10;  Lc 21:25-27).

·        O JUÍZO CHEGOU: os homens está em profundo desespero (6:15-17). Há seis classes de pessoas descritas: reis, grandes, comandantes, ricos, poderosos, escravo e livre. Os homens estão buscando um lugar para se esconder. Mas para onde o homem pode fugir e se esconder de Deus? Do que estão fugindo? Eles estão fugindo do Deus irado!!

·        O JUIZO DE DEUS SE APROXIMA. Mas hoje ainda é o dia aceitável. Ainda voce poder voltar para Deus e encontrar o perdão. Voce quer vir para Cristo agora mesmo? Voce está preparado para encontrar-se com Cristo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário