terça-feira, 7 de maio de 2013


Deus está assentado no trono, aquietai-vos!  Apocalipse 4

Introdução

·        A Igreja de Laodicéia tinha acabado de ouvir um dos sermões mais poderosos de toda a história da pregação cristã (Ap 3:17). O pregador apresentou o convite: “Estou a porta e bato”, e depois o apostolo conta...(AP 4:1). No começo de Apocalipse aparecem as três portas mais importantes da vida: 1) a porta da oportunidade (3:8); 2) a porta do coração humano (3:20); 3) a porta da revelação (4:1).

·        A palavra hebraica para “cultuar” tem origem em um verbo que exprime a atitude  de reverenciar ajoelhado. Interessante observar que a raiz da palavra grega adoração, proskuneo, se refere ao costume de “prostrar-se diante de alguém e beijar-lhe os pés”, transmitindo a idéia de prestar homenagem. Adorar provém do latim adorare e exprime, por extensão do sentido, o significado de “ter veneração por (algo ou alguém); ter grande apreço por; reverenciar. Adorar nosso Deus, portanto, é atribuir apreço supremo ao único digno de honra e louvor.

·        No culto, Deus reúne seu povo e se coloca  no centro: “O Senhor reina...” (Sl 93:1). A adoração é um encontro que visa a levar nossa vida a ser centralizada em Deus para não sermos destituídos de um ponto centralizador.  Sem o culto, passamos a manipular e ser manipulados. Pessoas que não adoram são levadas pela inquietação epidêmica do mundo, sem direção firme ou objetivo que as sustente (Jr 3.22-23). As colinas são um engano, assim como todo lugar casual ou pomposo em que as pessoas procuram um centro fácil e instantâneo (Jr 17:12).

1)    Deus está assentado no trono do universo (Ap. 4:2-7). Algumas verdades preciosas são destacadas neste texto:

1.1)         João viu um trono no céu (Ap. 4:2). O trono é um lugar de honra, autoridade e julgamento. Das 67 passagens do Novo Testamento em que aparece a palavra trono, 47 estão no livro de Apocalipse e 12 vezes só neste capítulo. A palavra trono aparece em quase todos os capítulos de Apocalipse (exceto capítulos 9, 10, 15, 17 e 18).
·        Todos os detalhes estão orientados com vistas ao trono: SOBRE O TRONO, EM REDOR DO TRONO, A PARTIR DO TRONO, DIANTE DO TRONO, NO MEIO DO TRONO. O trono é um símbolo da soberania inabalável de Deus. O trono é o verdadeiro centro do universo. Esse trono não está na terra, mas no céu.

1.2)         João viu o glorioso Deus assentado sobre o Trono (Ap. 4:2).  O que João descreve não é Deus mesmo, mas o Seu fulgor, Seu esplendor, porque a Ele não se pode descrever (Ex 20:4).

·        João descreve a Deus como um ser absolutamente misterioso, único, singular, ou totalmente outro. João diz que Ele é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe (a mais cristalina, a mais pura, sem nenhuma poluição). É o nosso diamante. Há uma abundancia de luz que emana dessa pedra. E de sardônio (cor vermelha, a mais translúcida que existe). João vê beleza, riqueza, abundancia de luz. Deus é luz e Ele habita em luz inacessível. A pedra de jaspe (branca) descreve a santidade de Deus e o sardônio (vermelho) o Seu juízo. Tal é Deus, santo e justo!

1.3)         João faz uma descrição das características do trono de Deus (4:3-7).

(1.3.1) O trono de Deus é um trono de Graça e Misericórdia (4:3). Ao redor do trono há um arco-íris semelhante, no aspecto, à esmeralda. O arco-íris é o símbolo da graça e misericórdia de Deus, da Sua aliança com o Seu povo, de que não mais o destruiria. Normalmente o arco-íris aparece depois da tempestade, mas aqui, ele aparece antes dela, isto porque a graça sempre antecede ao julgamento.

(1.3.2  o trono de Deus é também um trono de Juízo (Ap. 4:5). Os relâmpagos, as vozes e os trovões são evidencias de juízo e ira. O arco-íris foi visto antes dos relâmpagos. A graça sempre antecede o julgamento. Aqueles que recusaram a misericórdia terão que suportar o juízo. Quem não foi purificado pelo sangue, terá que suportar o fogo do juízo divino. O Espírito Deus aqui não se manifesta como pomba, mas como sete tochas de fogo (símbolo de combate – Gideão).

(1.3.3) o trono de Deus, ainda, é um trono de santidade e transparência (4:6). Esse mar de vidro está em contraste com o mar de sujeira e poluição do pecado (Is 57.20). Para estar diante de Deus é preciso ser purificado, estar limpo. Não há sujeira diante do Trono de Deus. Não há corrupção. Tudo é transparente, limpo, puro. Deus é santo (Mt 5:8).

2) A igreja glorificada participa do reinado e do julgamento do mundo (4:4).
·        João vê assentados neles, vinte e quatro anciãos. Assentado fala de uma posição de autoridade e poder. A igreja tem a honra de ser salva, mas também de reinar no céu e ser assistente de Deus no Seu julgamento (Mt 19:27-29; 1 Co 6:2). Fomos constituídos reinos e sacerdotes (1:6).

·        Os vinte e quatro anciãos representam o povo fiel de Deus, a igreja do Velho e do Novo testamento, a igreja dos Patriarcas e Apóstolos, a totalidade da igreja de Deus na história. Esses vinte e quatro anciãos são identificados por suas roupas (brancas, Ap. 3:4), incumbência (assentam-se em tronos para reinar e julgar, 2:26 e 3:21) e posição (coroas de vencedores, Ap 2:10; 3:11).

·        Os quatro seres viventes representam todo o nobre, forte, sábio e rápido da natureza. Cada figura tem importância em sua esfera. O leão é o supremo entre os animais selvagens, o boi entre os animais domésticos, a águia é o rei das aves e o homem o supremo entre todas as criaturas viventes. Os quatro seres viventes representam toda a grandeza, poder e beleza da natureza. A natureza louva o criador (Sl 19:1-2; Sl 103:22; 
Sl 148). O que eles fazem? Eles proclamam sem cessar a santidade de Deus, a onipotência e a eternidade de Deus (4:8).

CONCLUSÃO: A doxologia da igreja ao que está assentado no trono (Ap. 4:10-11). João fala sobre três coisas importantes:

·        Primeiro, o objeto da adoração. Os remidos adorarão Àquele que vive pelos séculos dos séculos. Também adorarão o Espírito Santo (1:4-5; 4:5). Igualmente adoram o cordeiro (5. 12,13).

·        Segundo, os atos de adoração. A igreja se prostra diante daquele que está assentado no Trono. A glória deles é glorificar  ao que  está assentado no trono.
·        Terceiro, as palavras da adoração.  Aquele que está assentado no trono é Senhor e Deus. “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário