quinta-feira, 4 de abril de 2013


Eu quero a porção dobrada do teu Espírito  - 2 Rs 2:9.

Introdução. O que é mentorear? Não encontramos no Antigo Testamento esta palavra mas basta olharmos o comportamento de Elias com Eliseu, pra termos um exemplo perfeito.


·        Elias dentro da caverna ouvindo o cicio de Deus. Como estava o profeta nesse momento? Estava cansado, confuso e desanimado: “EU FIQUEI SÓ”, disse ele a Deus, “e procuram tirar-me a vida”. Mas o Senhor responde que ainda havia sete mil pessoas que eram fieis a Ele. Um deles o Senhor mencionou pelo nome: “Eliseu, filho de Safate, de Abel Meolá, ungirás profeta em teu lugar”. V.16.

·        UMA PERGUNTA: “qual será nosso legado pessoal para a próxima geração?”.

1)    Elias mentoreando.
·        Elias tomou a iniciativa. O versículo 19 é claro: “Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu”. Elias agiu, não esperou que Eliseu o procurasse.

·        Elias se mostrou disponível. “Depositou o seu manto sobre Eliseu”. Eliseu deixou os bois e correu após o profeta (19:20).

·        Serviu-lhe de modelo. Em 1 Rs 17, o primeiro caso de ressureição no Antigo Testamento e em 2 Reis 4, o profeta Eliseu, diante da morte do filho da sunamita, tem o mesmo comportamento do seu mestre.
ü Modelo de oração
ü Modelo de perseverança, de fé, de coragem
ü Fidelidade conjugal

2)    Eliseu e sua contribuição.

·        Eliseu estava motivado. Verificamos isso quando Elias o chamou: “...deixou este os bois após Elias...”. em outras palavras, ele deixou o que estava fazendo para seguir o homem de Deus.  E voce quer?

·        Eliseu era humilde. O texto diz que Eliseu se tornou servo de Elias. Servo é atendente. O servo conhece o seu lugar e quanto precisa ser discipulado.
·        Ele era leal. Permaneceu com Elias até o fim.

ü Gigal. Elias lhe disse: “fique aqui o eterno me mandou tratar de um assunto em Betel”. Eliseu respondeu: “Assim como vive o Eterno, não perderei  voce de vista”.

ü Betel. “fique aqui o eterno me mandou tratar de um assunto em Jericó”. Eliseu lhe respondeu: Assim como vive o Eterno, não perderei voce de vista”. E os dois foram para Jericó.

ü Jericó.  Elias, novamente: “fique aqui. O Eterno me mandou tratar de um assunto no Jordão” E novamente, Eliseu respondeu: “assim como vive o Eterno não perderei voce de vista”.

ü No Jordão, Elias pegou a sua capa, enrolou-a e bateu na água. As águas se dividiram e atravessaram o Jordão, seco.
ü Elias, lhe pergunta: “o que posso fazer por voce antes de eu ser levado embora? Peça o que quiser.

ü Eliseu pediu: “quero a sua vida duplicada em mim. Quero ser um homem de Deus igual a voce”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário