domingo, 21 de abril de 2013

O BATISMO E A CEIA DO SENHOR.


Qual é o real significado do batismo



A palavra batismo vem do grego e significa “mergulho”,  “submersão”. O batismo é a primeira ordenança de Jesus; é através dele que o novo convertido passa a fazer parte de ima igreja local. Assim como o batismo de Jesus no Jordão serviu para identificá-lo com a humanidade, o do crente traduz-se numa declaração pública de sua identificação com Cristo, em sua morte e ressurreição.

Quando Felipe batizou o etíope, eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água (At 8.38,39). Certamente aquele eunuco viajava abastecido com água potável; se fosse o caso de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela carruagem para isto, mas batizar é imergir! Não foi à toa que João Batista se utilizou do rio Jordão para batizar. Depois, mudou o local de batismo para Enom, perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu evangelho: “porque havia ali muitas águas” (Jo 3.23).

1)    O batismo do crente é símbolo da morte do crente para o mundo de pecado. Quando a pessoa aceita a Cristo como único e suficiente Salvador, passa por uma transformação tão radical, que só pode ser explicada como sendo morte e sepultamento do velho ser e ressurreição de uma nova criatura para viver uma nova vida com Deus.

2)    O batismo identifica o crente com Cristo: em sua morte, sepultamento e ressurreição. A) Na sua morte: Pelo ato de descermos às águas do batismo, declaramos publicamente que Cristo morreu em nosso lugar e que nós merecíamos justamente o que Ele sofreu. Condenados estão, portanto, a morte a velha natureza, o velho “ego” e tudo quando lhe pertence (Rm 6:3,6). B) No seu sepultamento: Como o crente se identifica com a morte de Jesus ao ser descido às águas, assim ele se une ao sepultamento de Cristo ao ser momentaneamente sepultado nas águas. Diz Paulo em Romanos 6:4: “...fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele”. C) Na sua ressurreição: o ato de sair das águas batismais é o magnífico símbolo que Jesus escolheu para nos identificar com a sua gloriosa ressurreição (Rm 6:4).

A A fé nos  coloca com Jesus na cruz, crucificados com Ele; nos coloca no túmulo, sepultados com Ele; nos coloca ainda nos céus, à direita de Deus, ressuscitados com Cristo! É quando nos vemos n’Ele, entendendo o sacrifício vicário do Filho de Deus, que passamos a ter direito ao que Cristo fez; esta é a hora do segundo passo: apropriação.

3)    Qual a necessidade do batismo?

ü O batismo é uma ordenança de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 28:19). Todo crente fiel, e que de fato ama ao Senhor, sentirá prazer em cumprir esse mandamento.

ü Cristo nos deu o exemplo (Mt 3:13-17)

ü Os crentes do início da igreja cristã nos deixaram o exemplo (Atos 2:4)

4)    Quem deve ser batizado?

ü Os discípulos do Senhor (Mt 28:19).

ü Aquele que crer (Mc 16:16). O batismo, portanto, não é para recém-nascidos, pois eles não tem condições de crer. Um infante, que ainda nem começou a falar, e portanto, não tem consciência do pecado e não pode converter-se, não pode ser candidato ao batismo em água. Cristo não foi batizado quando criança, mas sim apresentado ao Senhor, conforme Lucas 2:22-24.
ü Os arrependidos (Atos 2:38).

     A SANTA CEIA DO SENHOR. 



O que é a Santa Ceia? “A ceia do Senhor é um momento de recordação do que Ele fez por nós ao morrer na cruz para remissão dos nossos pecados”. (Mt 26:26-28)A Bíblia diz que durante a celebração da Páscoa, uma festa sagrada do ano religioso, enquanto Jesus comia com seus discípulos, pegou o pão e deu graças a Deus. Ao parti-lo e distribuí-lo aos discípulos, disse (1 Coríntios 11:25-26).

1)    O que é a santa ceia? Relembra a morte e ressurreição de nosso Senhor, e, ao mesmo tempo, vislumbra sua volta gloriosa.

 Uma comemoração da morte do Senhor. Jesus disse: “Façam isto em memória de mim” (1 Co. 11:24). A Ceia do Senhor, então, tem o objetivo de refrescar nossas mentes quanto à morte de Cristo, na cruz do Calvário, em nosso lugar.

ü Uma proclamação da morte do Senhor. Jesus também disse: “De maneira que, cada vez que voces comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Co 11.26).

ü Um lembrete da segunda vinda do Senhor. Notamos na passagem há pouco citada as palavras: “anunciando a morte do Senhor, até que ele venha”.

ü O significado dos elem-entos da Santa Ceia. Na celebração da Santa Ceia usamos dois elementos simbólicos: o pão, que representa o corpo de Cristo partido por nós; e o fruto da vinha (o suco de uva), que representa o sangue de Cristo derramado por nós na cruz. (Lc 22:15-20).

ü Quando a Santa Ceia deve ser observada?Jesus mostrou aos seus discípulos como participar deste memorial, mas não especificou quando. Aprendemos quando os primeiros cristãos observaram a ceia pelo exemplo dos discípulos em Troâde, extremo ocidental da Ásia (At 20:7). Algumas igrejas observam a Ceia do Senhor a cada culto; outras, uma vez por semana; mas na maioria das Assembleias de Deus é, uma vez por mês.

ü Onde devemos participar?A ceia do Senhor é um ato de comunhão entre cada cristão e o Senhor, e é também um ato de comunhão entre cristãos. Em Atos 20.7, aprendemos que os discípulos costumavam se reunir para participarem da Santa Ceia. Portanto, a Ceia do Senhor deve ser tomada na igreja. Não há nenhuma orientação na Bíblia para se participar da Ceia do Senhor a sós ou fora da reunião da igreja.

ü Quem pode tomar a Santa Ceia?A ceia do Senhor é um ato espiritual partilhado pelo Senhor com aqueles que estão em comunhão com Ele. Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos, mas aos seus discípulos (Mt 26:26). Aqueles que estão servindo ao Inimigo de nossas almas não tem o direito de partilhar desta refeição com o Senhor (1 Co 10.16-22). João conta-nos que somos aptos a participar com Deus na comunhão espiritual somente se andarmos na luz do seu caminho (1 Jo 1:5-7).

ü O que pode impedir que uma pessoa participe da Santa Ceia? Cada um que participa da Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está participando de maneira correta, percebendo claramente o verdadeiro significado do memorial (1 Co 11:27-29). A pessoa que não leva a sério esta comemoração está brincando com o sacrificio de Cristo e está se condenando por não discernir o corpo de Cristo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário