terça-feira, 16 de abril de 2013


Apocalipse, uma introdução. Ap. 1:1-11.




Introdução: temos dois fatores que contribuem para que muitas pessoas deixem de estudar o livro de apocalipse.

1.     A idéia de que ele é um livro selado, que trata de coisas encobertas. Todavia, apocalipse é um livro aberto no qual Deus revela seus planos e propósitos à sua igreja.
·        Apocalipse significa tirar o véu, descobrir, revelar o que está escondido, descobrir algo que está encoberto.

·        Apocalipse é uma palavra composta de duas partes: Apo “desde dentro para fora” e Kalupsia “cobertura ou véu”. Apocalupsis, portanto, significa tirar o véu ou descobrir o que estava oculto (Ap. 22:10). Portanto, a palavra apocalipse significa literalmente “descobrir” de uma forma ou de outra, toda Bíblia é apocalipse, ou revelação.

2.     A idéia de que ele é um livro que fala de catástrofe, tragédia e caos. A palavra apocalipse tornou-se sinônimo de tragédia. Mas o apocalipse não fala de caos, mas da Pessoa e do plano vitorioso e triunfante de Cristo e da sua igreja. É revelação de Deus e não especulação humana, é a Palavra de Deus e o testemunho fiel (Ap. 1:2).

·        Apocalipse é também um livro prático e não apenas para transmitir informações sobre o futuro. Ele foi dado para ajudar o povo de Deus no presente. Ele contém muitas exortações à fé, paciência, obediência, oração e vigilância.

·        Cristo veio ao mundo para revelar o Pai (João 17.6). No Apocalipse é o Pai quem revela a Jesus (1:1).E como o revela? Cabelos como a neve; olhos como chamas de fogo;pés semelhante ao bronze polido; voz de muitas águas e rosto que brilha como o sol.

I)                   Um retrato do Noivo da Igreja (Ap. 1:5).
·        Como a igreja deve ver o seu Noivo? Qual é o seu perfil? Quais são seus títulos? O apóstolo João menciona três títulos gloriosos de Jesus.

I.I ) Em primeiro lugar, Ele é revelado como a Fiel Testemunha (1:5).Jesus foi fiel durante todo o seu ministério. Nunca deixou de testemunhar sobre o Pai, mesmo na hora do sofrimento e da morte. “Eu vim para fazer a vontade do Meu Pai”,

I.2) Em segundo lugar, Jesus é revelado como Primogenito dos Mortos (1:5).Ele foi o primeiro a ressuscitar em glória. Ele está vivo para sempre. Ele é o primogênito porque é o primeiro da fila e nós vamos logo atrás. Jesus matou a morte. Ele venceu nosso ultimo inimigo.

I.3) Em terceiro lugar, Jesus é revelado como o Soberano dos Reis da Terra (1:5). A igreja precisa ver Jesus como o presidente dos presidentes, diante de quem todos os poderosos vão se dobrar. Jesus está acima de Roma e dos imperadores. Ele esta acima dos impérios, dos reis da terra e dos presidentes que ostentam riqueza e poder (Sl 93:1-2).

II) Uma doxologia ao Noivo da Igreja (Ap 1:4-6).

·        Como a igreja deve se posicionar diante do seu Noivo? Quando João vê a gloria do Noivo, ele prorrompe numa doxologia suprema, diante da suprema glória de Cristo.

 Por que a igreja deve adorar o seu noivo?
2.1                       ) Em primeiro lugar, porque Ele nos ama (1:4-5). O verbo está no presente. O amor de Cristo é algo que permanece. Ele nos amou, ainda nos ama e nos amará até o fim.

2.2                       ) Em segundo lugar, porque Ele nos libertou dos nossos pecados (1:4-5). Isto fala de um ato de redenção concluído. O que é maravilhoso é que Ele nos amou quando estávamos sujos e perdidos e depois nos libertou.

2.3                       Em terceiro lugar, porque ele nos constituiu Reino e Sacerdotes (1:4-6). A igreja não foi amada e libertada para nada. A redenção cria um povo sacerdotal. Ele nos ama, nos levanta da lama e depois nos coloca a coroa e a mitra. Já estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais (Ef 1:3), mas haveremos de ser co-regentes com Ele, pois reinaremos com Ele.

III)              A Gloriosa aparição do Noivo da Igreja (Ap 1:7).
·        A volta de Jesus é a verdade mais preciosa que contém a Bíblia. Enche o coração do crente de gozo de gozo e o cinge com força para a batalha. Jesus na sua gloriosa vinda, as nuvens serão a sua carruagem; os anjos, a sua escolta; o arcanjo, o seu arauto e os santos, o seu glorioso cortejo.

·        Quando Jesus virá? Sua vinda será pessoal, pública, visível, poderosa, vitoriosa, irresistível (1:7). A Bíblia desconhece uma segunda vinda invisível ou secreta. Quando Cristo voltar, todo olho O verá. Essa expressão “todo olho o verá” indica a inclusividade de todas as pessoas, de todos os tempos (1:8).

IV)             Com os pés no vale, mas com a cabeça no céu (Ap. 1:9-11). Como João se identifica?

·        Irmão e companheiro na tribulação (1:9). A tribulação é o quinhão do povo de Deus nesta era (Jo 16;33; Atos 14:22). A igreja está no meio do conflito entre o Reino de Deus e o Reino das Trevas. A igreja sempre foi e será atribulada no mundo. Em Mateus 24 Jesus fala desse sofrimento de forma crescente: os VS. 4-8 descrevem o “principio das dores”, os VS. 9-14 os “Tormentos” na forma de perseguição aos discípulos, os VS. 15-28 a “Grande Tribulação” que culminam na segunda vinda de Cristo.

·        Irmão e companheiro no Reino (1:9). A igreja é o povo sobre o qual o Reino já veio e que herdará o Reino quando este vier na sua plenitude. Por isso que somos perseguidos.

·        Irmão e companheiros na Perseverança em Jesus (1:9). Por causa desta perseguição e males precisamos ter uma perseverança triunfadora (Mt 24:13).

Conclusão: As circunstancias são descritas (1:9-11). O local é definido. João foi banido para a ilha de Patmos, uma colônia penal romana, onde se exilavam prisioneiros políticos. A ilha era inóspita, por causa das rochas escarpadas e da constituição do solo, sendo praticamente desabitada naquele tempo. João foi condenado no ano quartoze depois de Nero, e posto em liberdade ao morrer Domiciano, isto é, esteve preso entre os anos 94-96 d.C. 
João é preso na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo.

Bibliografia:
Hernandes Dias Lopes - Apocalipse - Hagnos
William Blaclay - Comentário Apocalipse
Biblia de Estudo Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário