terça-feira, 30 de abril de 2013


A última palavra sobre a Igreja  – Apocalipse 1.4-8

Introdução: 



Quando João se voltou na direção da voz de trombeta que chamava a sua atenção, a primeira coisa que o apostolo João viu foram os sete candelabros de ouro, que “são as sete igrejas” que ele pastoreava. Então, no meio deles, viu “alguém semelhante a um filho de homem”.  É impossível ter Cristo sem a igreja.

“Escreva às sete igrejas”. Seria mais de nosso agrado ir diretamente da visão maravilhosa de Cristo (Ap 1) para o êxtase glorioso do céu (Ap. 4 e 5), ou então para as grandes vitoriosas batalhas contra a perversidade do dragão (Ap 12 a 14). Mas é impossível. É necessário lidar ante com a igreja. O caminho de Cristo ao céu e às batalhas contra o pecado passa pela igreja. Não apenas uma, sete!

“Não é bom que o homem esteja só”; “tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra”; “não deixemos de reunir-nos como igreja”; “voces orem assim: Pai nosso”; “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Ec  4:9-10).   “A obediência é o caminho da liberdade. A humildade é o caminho do prazer. E a unidade é o caminho que conduz é personalidade, igreja!”

1)    O que é igreja?

·        Igreja não é nada mais que uma comunidade de crentes comuns em uma região geográfica especifica. as comunidades não são citadas em termos de caráter, piedade ou heroísmo, mas apenas pela localização: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. 


·        Constitui-se na relação com a pessoa de Jesus Cristo. Deus cria a igreja. O Espirito Santo sopra sobre a população perdida e caótica, “sem forma e vazia”, e estabelece um povo de Deus, uma igreja. Uma igreja só existe em relação a Ele. Fora dele, ela teria localização, mas seria destituída de identidade.

·        A Congregação de Éfeso adquire sua identidade: “daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro”; a de Esmirna, “daquele que é o Primeiro e o Ultimo, que morreu e tornou a viver”; a de Pérgamo, “daquele que tem a espada afiada de dois gumes”; a de Tiatira, “daquele cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente”; a de Sardes “daquele que tem os sete espiritos de Deus e as sete estrelas”; a de Filadélfia, “daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir”; a de Laodicéia, “do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus”. NÃO EXISTE IGREJA FORA DE CRISTO. 



·        “AQUELE QUE TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”. Ouvir é a tarefa comum na igreja. As congregações são postos de escuta. Ouvir, muito mais do que função acústica, é ato espiritual (Isaias 50:4-5). Qual a qualidade do meu ouvir? 1 ) estarão os meus ouvidos endurecidos, impenetráveis como uma via de transito pesado? 2 ) será minha atenção apenas superficial, como um solo rochoso em que tudo brota mas nada firma raízes? 3 ) um ouvido de que não discrimina nada, aceita tudo o que ouve e raramente fica com a verdade? 4 ) ou serão eles como o solo bom, que recebe a palavra de Deus prontamente.

1)    O primeiro elemento da orientação espiritual é uma afirmação precisa.

·        Cada mensagem começa com o Senhor dizendo: “Conheço...” (oida): eu discirno. É um conhecimento preciso do que significa viver como um povo de Deus naquele lugar.
·        As igrejas recebem elogios: Éfeso: trabalho árduo, incansável e atento; Esmirna: sofrimento corajoso; Pérgamo: ousadia no testemunho; Tiatira: crescimento e desenvolvimento do discipulado; Filadélfia: bravura e Constancia.

2)    Uma disciplina de correção.

·        “Tenho contra você...”.  Nenhuma igreja jamais existiu em estado puro. É composta por pecadores. A igreja atrai pessoas que apreciam um ambiente santo mas que não tem o menor interesse em desenvolver a santidade pessoal . Assim, a igreja precisa passar constantemente por renovações. 



·        As igrejas são disciplinadas: Éfeso: abandonou o primeiro amor (Ap. 2:4); Pérgamo: ser indiferente aos ensinamentos heréticos (Ap. 2: 14,15); Tiatira: tolerar imoralidade: espírito de Jezabel (Ap 2:20): três tipos de pessoas na igreja (2:24), a) os fiéis, b) os que vivem na prática do pecado, c) os tolerantes; Sardes: apatia espiritual (Ap. 3:1); Laodicéia: permitir que a riqueza e o luxo substituíssem a vida no Espírito (Ap. 3:15).

3)    Promessas de Deus: ao Vencedor.

·        A promessa motivadora de toda igreja é a mesma: a vida eterna; mas apresentado sob imagens diferentes: Éfeso: arvore da vida; Esmirna: coroa da vida; Pérgamo: pedra branca; Tiatira: estrela da manhã; Sardes: vestes brancas; Filadélfia: coluna do Templo e Laodicéia: comer e reinar com Cristo. 



·        A igreja é o lugar aonde vamos descobrir o que estamos fazendo certo – lugar de afirmação. Mas a igreja é também o lugar onde buscamos saber em que estamos errando – lugar de correção. Na igreja, ansiamos ouvir as promessas – lugar de motivação. Nenhum comunidade cristã sobrevive sem qualquer das partes dessa mensagem. Precisamos de afirmação, correção e motivação.

Conclusão: Arrependimento: “repreendo e disciplino  (paidea) aqueles que eu amo” (Hb 12:4-8). O treinamento acontece em sete áreas: Éfeso: somos ensinados a amar; Esmirna: sofrer; Pérgamo: falar a verdade; Tiatira: ser santo; Sardes: ser autentico; Filadélfia: cumprir a missão e adorar a Deus: Laodicéia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário