terça-feira, 26 de março de 2013


Vivendo em comunidade: Dt 5:6-21


Frase: “ser salvo é fácil – terrivelmente difícil – é tornar-se uma comunidade”.  Dt 5:6-21.

·        No livro de Exodo temos o cantico de Moisés (Ex 15:1-3), a salvação através da passagem do mar vermelho.  Tres dias depois, o povo se  queixava porque a água tinha gosto desagradável. Deus lhe deu água fresca (Ex 15:23-25). Um mês e meio depois, voltaram a se queixar  porque não gostavam da comida. Deus lhes deu “pão do céu”, o maravilhoso maná, com instruções como recebê-lo. Mas o povo não obedeceu (Ex. 16).

·        Nos primeiros meses de sua salvação, encontramos cartoze referencias da incapacidade do povo de agir como comunidade (“murmurar”, nove vezes (Ex 15:24; 16:2,7; contender, três vezes (Ex 17:2) e dois exemplos de desobediência (16:20,28).

·        Foram necessários mais de 38 anos para voltarem, desta vez, preparados para entrar na terra -, um período  de treinamento rigoroso para se tornarem uma comunidade capaz de viver livremente obediente e fiel em amor (Dt 2:14). “Murmurastes nas vossas tendas” (Dt 1:27).

Introdução: DEZ PALAVRAS PARA VIVER EM COMUNIDADE.


·        Costumamos chamá-las, convencionalmente, de Dez Mandam  entos, mas o texto hebraico fala de Dez Palavras (Dt 4:13; 10:4). As Dez Palavras definem as condições necessárias para uma comunidade do povo de Deus livre, amorosa e justa desenvolver-se e prosperar. A comunidade é constituída de várias pessoas com diversos estados de espírito, idéias, necessidades, experiências, dons e dores, desejos e decepções, bênçãos e perdas, inteligência e estupidez, vivendo numa relação mutua de proximidade e respeito e adorando a Deus com fé. As Dez Palavras são dispostas em quintetos, em dois grupos de cinco. O primeiro quinteto determina as condições referentes a Deus; o segundo, as referentes aos seres humanos.

1)    Primeira palavra (Dt 5:6-7): 


·       Antes de ele nos dizer o que fazer, nos mostra o que fez; ele nos salvou de uma vida de escravidão.

2)    Segunda Palavra (Dt 5:8-10). Não farás imagem de escultura...

·       Não façam formas de Mim nem tentem desenhar perfis de Mim. Pois Eu sou aquele que não tem forma. Aquele que está fora do tempo que vocês conhecem. Eu sou a essência daquilo que não há, mas perpassa a realidade de vocês a todo momento (Sl 115). 

3)    Terceira Palavra (Dt 5:11). 

·       Uma palavra – qualquer palavra, mas começando pelo nome “Deus” – usada “em vão” logo é reduzida a termos que sugerem consumo descartável. A advertência abrange todas as formas de uso descuidadas, impensadas e vulgarizadas do nome de Deus.

4)    Quarta Palavra (Dt 5:12-15). Guardar o dia de sábado.


·       Todo individuo recebe um dia para recobrar a dignidade simples de ser ele mesmo ou ela mesma dentro da comunidade, não importa sua função ou posição. Isso inclui até cães e gatos.

5)    Quinta Palavra (Dt 5:16). Honra teu pai e a tua mãe. 



·       A vida com outros é vivida de acordo com as condições que nos são dadas, e não nas que escolhemos. E nada nos é dado de maneira mais incondicional do que nossos pais. Ninguém pode escolher os próprios pais. E não é fácil crescer nos relacionado com eles (Ex 21:17).

6)    Sexta Palavra (Dt 5:17).  Não matarás!


·       A vida é sagrada e inviolável. 

7)    Sétima Palavra (Dt 5:18). 

·       O Casamento é sagrado e inviolável.


8)    Oitava Palavra (Dt 5:19). Não furtarás. 
·       As coisas são sagradas e invioláveis.

9)    Nova Palavra (Dt 5:20). Não dirás falso testemunho contra o próximo.


·       As palavras que usamos sobre o nosso próximo ou para ele são tão sagradas quanto aquelas que usamos sobre Deus ou para ele. Conversas frívolas e vazias que rebaixam ou vulgarizam pessoas são sacrílegos e mentirosas. A linguagem é o que dá sangue a comunidade; se o sistema circulatório adoecer, a comunidade adoece e sucumbe a males como a mentira e a fofoca.

10)                      Décima Palavra (Dt 5:21). Não desejar a mulher do próximo.

·       Quando temos o hábito de cobiçar pessoas ou coisas (normalmente ambas), logo tramamos formas de impor nossa vontade sobre elas e conquistá-las a qualquer custo. Nada é sagrado.

Um comentário:

  1. Um estudo sobre os dez mandamentos e a necessidade imperiosa de vivermos em comunidade tendo como alicerces os mandamentos de Deus que são reflexos do seu SER!

    ResponderExcluir