terça-feira, 5 de março de 2013


Passando por ardentes provações – 1 Pedro  4:12-19.

Introdução: Verdades práticas sobre provações

“meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:2-4).

ü É comum que cristãos tenham provações. Então nunca permita que alguém diga a voce que, quando uma pessoa se torna cristã, suas provações terminam e, a partir de então, ela pode confiar em Cristo e voar como pássaro em direção ao céu.

ü As provações vêm em várias categorias. Podem ser físicas, emocionais, financeiras, interpessoais ou espirituais. E podem surgir e bater à porta do seu negócio, da sua igreja ou da sua casa. Elas podem chegar em qualquer hora ou em qualquer época. Elas podem vir de repente, ou podem ser prolongadas.

ü As provações colocam nossa fé à prova. Não importa a fonte ou a intensidade do sofrimento, existe algo nele que simplifica a vida e leva-nos de volta ao básico. O sofrimento leva-nos de volta as coisas simples e de volta as pessoas que amamos.

ü Sem provações, não poderia haver maturidade. Tiago mostra que enfrentamos provações para que possamos torna-nos perfeitos e completos (v.4). “Se eu nunca tivesse um problema, nunca saberia que Ele poderia resolvê-lo. Eu nunca saberia o que a fé em Deus poderia fazer”.

1)    Amados, não estranheis a prova que vem sobre vós...

1.1)         Como reagir. Curiosamente, nossa primeira reação a uma prova costuma ser a surpresa: “não acreditando que isto está acontecendo!” Contudo, Pedro diz: não estranheis. A Ausência do estranhamento permitirá que permaneçamos calmos (II Tm 3:12, 1 Pe 1:7).

ü Assim como o oleiro ou o ourives ajusta o forno para o vaso de barro ou de ouro, de modo a não ser quente demais ou frio demais, assim Deus ajusta a provação de acordo com a força do homem e com a graça que lhe confere, não permitindo que seja tentando acima de sua capacidade

ü Nossa maturidade cristã é medida pela capacidade de suportar os testes que surgem em nosso caminho sem que eles abalem nosso alicerce ou lance-nos em confusão emocional ou espiritual.  Voce tem passado pelos testes?

1.2)         ALEGRAI-VOS POR SERDES PARTICIPANTES DAS AFLIÇÕES...

ü O quê? Você está brincando comigo? Nós estamos falando sobre provações, certo? Nós estamos falando sobre provas ardentes, correto? Correto. E Voce está me dizendo para eu me alegrar? Errado! Eu não estou dizendo-lhe isso. Deus está dizendo-lhe para alegrar-se.

ü Em Tiago 1:2: tende grade gozo. Por quê? Porque as provações permitem que tenhamos uma associação mais íntima com Cristo e, se suportamos fielmente, receberemos uma recompensa futura (Fl 3:10; II Co 4:17).

2)    O QUE LEMBRAR.

ü Provações são uma oportunidade de aproveitar o poder ao máximo: “se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus”.

ü As vezes, nosso sofrimento é merecido. “que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como que se entremete em negócios alheios”.

ü A maioria dos sofrimentos não deve, de maneira alguma, nos envergonhar-nos. “mas se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte”.

ü O sofrimento costuma ser oportuno e necessário. “porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus”. A limpeza não é apenas necessária entre as pessoas da Casa de Deus, mas também na Igreja como um todo (1 Pe 4:17,18; Pv 11:31). Ou seja, voce acha que sua prova é difícil, imagine quão difícil é passar por provações sem o Senhor. A pessoa não tem alicerces, não tem limites, não tem certezas, não tem razão para prosseguir...

ü Não há comparação entre o que sofremos agora e o que os ímpios sofrerão depois. Se nós, que somos justificados pela fé, temos agora provas ardentes em nossa caminhada, imagine o inferno que os perdidos enfrentarão no futuro (Ap. 20:10-15).

CONCLUSÃO: EM QUE DEVEMOS CONFIAR? “PORTANTO, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe a sua alma, como ao fiel Criador, fazendo o bem”. Encomendar é um termo financeiro no texto original, que significa depositar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário