quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Quando a depressão ataca: Elias, eu e voce e a depressão.

            Um livro que tenho sugere que “quase todos ficam deprimidos. Esse sentimento básico de vazio, exaustão e insignificância é universal e cruza todas as fronteiras, quer sejam estas de idade, sexo ou nacionalidade”.

            O problema é que às vezes não entendemos a nossa depressão. Como no caso de Elias, a depressão pode bater quanto todas as coisas parecem estar indo extremamente bem. E ainda pior, não sabemos o que fazer com relação à nossa depressão. Será que ela é sinal  de alguma imperfeição espiritual profunda? Será que a depressão indica que a nossa fé é fraca?

            A História do inexplicável surto de depressão de Elias depois da vitória no Monte Carmelo nos encoraja. Se um gigante espiritual como Elias pôde sofrer de depressão, talvez pigmeus como voce e eu não devamos esperar demais de nós mesmos.

            Porém ainda há muito mais a considerar. A experiência de Elias nos mostra como Deus tratou a depressão do seu profeta, e nos dá indicações  de como podemos ajudar a nós mesmos.

            Quando Elias ficou desanimado e abandonou o seu ministério, Deus não ficou irado. Em vez disso, na verdade, Deus providenciou alimento para manta-lo durante sua fuga (1 Reis 19:6-9). É fácil nos sentirmos desanimados com a nossa vida quando a depressão ataca. Precisamos nos lembrar de que Deus está conosco, inclinando-se para nos sustentar em vez de nos condenar.

            Quando Elias tinha repousado, Deus deu ao profeta uma missão a executar (1 Reis 19:15,16, ou seja, ungir Hazael, Rei da Siria; Jeú, Rei de Israel e Eliseu, como profeta...). A depressão com freqüência rouba a nossa vontade de agir. É importante nos levantarmos de manhã e sairmos para executar as nossas tarefas diárias.

            Quando Elias duvidou e se queixou, Deus o tranqüilizou. Ele não estava sozinho, pois Deus havia conservado “em Israel sete mil: todos os joelhos que se não dobraram a Baal” (v.18). A lembrança de que não estamos sozinhos em nossa experiência é algo que pode nos ajudar.

            Finalmente, Deus deu a Elias um amigo e companheiro para estar com ele (1 Reis 19-21). Ter alguém que se importa é importante, mesmo que esse alguém não saiba o que dizer ou fazer para nos animar.

            A depressão é um problema para muitos. E não há respostas fáceis. Mas podemos aliviar alguma pressão que exista sobre a nossa vida, lembrando-nos de que Deus ainda nos ama, realizando o nosso trabalho, lembrando-nos de que não estamos sozinhos, e encontrando um amigo que se importe conosco.
“Ele não disse: Tu não serás incomodado – não serás tentado – não serás afligido. Mas Ele disse: Tu não serás vencido”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário