terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Ordens para marchar aos soldados da cruz – 1 Pedro 4:7-11.

Introdução:
“Durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill incentivou e apoiou o povo da Grã-Bretanha durante momentos sombrios sem fim. Ele fez várias declarações e discursos memoráveis, no entanto, um deles soa especialmente adequado aqui. Ele falou ao Parlamento logo após Londres ser transformada em estilhaços por um bombardeio, pois ele sentia que o povo estava desanimado. Parecia, porém, que Churchill nunca desanimava. Ele deve ter tido momentos de desanimo, todavia, seus discursos não revelam isto. Pois bem, ele disse àquelas pessoas no Parlamento, que provavelmente estavam tremendo por dentro: “Este não é o fim. Este não é nem o começo do fim. Contudo é, talvez, o fim do começo”.

·        Textos: Mt 24:6; Rm 13:12. “Mas já está próximo o fim de todas as coisas”: “Deve ser uma das principais preocupações dos crentes fixarem suas mentes totalmente na sua segunda vinda”. (Ap. 22:12; Tiago 5:8; Hb. 10:37; 1 João 2:18).

1)    Quatro mandamentos a obedecer.

1.1)        “USEM O BOM SENSO E FIQUEM CALMOS EM ESPÍRITO DE ORAÇÃO” ( 1 Pe 4:7).
·        “ser sóbrio”: no grego é “sophroneo”, “ter mente sã”, expressão usada para indicar a “saúde mental apropriada”. Também indica as idéias de ser alguém “razoável”, “sensível” e “sério”.
·        Sóbrio não significa o oposto de intoxicado. Significa o oposto de viver com um tipo de extremismo frenético e enlouquecedor. Por exemplo, não tente definir datas para a vinda de Cristo. Além disso, não fique cheio de ansiedade. Não largue seu emprego para colocar um roupão branco e sentar-se em algum telhado esperando Cristo voltar.
·        Na verdade, não há nada como a oração para aguçar nossa consciência, manter-nos alertados, conceder-nos mais discernimento, lembrar-nos quem está no controle(Mt 26:36-40).

1.2)        “SEJAM FERVOROSOS NO AMOR UM PARA COM OS OUTROS”. (1 Pe 4:8).
·        Ardente vem da palavra grega ektene, que significa literalmente “esticado”. Ela é usada para descrever atletas se esticando com o objetivo de alcançar a fita que marca a linha de chegada, ou pulando alto o suficiente para não tocar no obstáculo. Aqui o apostolo Pedro aplica esta palavra em relação ao amor. Nos diz para termos ardência em nosso amor uns pelos outros.

·        Se existe uma época que devemos esticar até o limite nosso amor para com os outros, é a do fim dos tempos. É AGORA. E O QUE REVELA ESSE AMOR? O PERDÃO.
·        Quando Pedro mostra que a caridade cobrirá a multidão de pecados (1 Pe 4:8), ele está fazendo alusão ao principio em Provérbios 10:12: “o ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”.  

·        Os ímpios estão nos observando quando brigamos com nossos irmãos e irmãs! Eles adoram quando não conseguimos dar-nos bem com os outros. Isso rende assunto.  Mahatma Gandhi, um líder nacionalista indiano, disse certa vez: “eu gosto do seu Cristo, porém, não gosto dos seus cristãos...eles são muito diferentes do seu Cristo”.
·        “Somos mais parecidos com feras quando matamos; com homens quando julgamos e com Deus quando perdoamos”.

·        Algumas pessoas são tão fáceis de amar que caímos naturalmente em seus braços. Outras, porém, são tão difíceis que é preciso empregar mais tempo para conseguir isso, pois há algo na natureza delas que é abrasivo e irritante. Algumas são como polos do imã: elas repelem. No entanto, até essas pessoas precisam do nosso amor, talvez até mais do que as outras. Quão importante é qiue nos “estiquemos ardentemente” para amarmos uns aos outros!

1.3)        “SEJAM HOSPITALEIROS UNS PARA COM OS OUTROS” (1 Pedro 4:9).
·        Sublinhe as palavras UNS PARA OS OUTROS (VV. 8e 10). Voce é hospitaleiro? Ou tem reclamado, murmurado! É verdade que a hospitalidade exige esforço e planejamento, e que interrompe a sua privacidade. “o verdadeiro amor é um anfitrião esplêndido”.

·        Há o amor cuja medida é a de um guarda-chuva. Há o amor cuja inclusão equivale à de uma grande tenda. E há o amor cuja compreensão é do tamanho imensurável do céu. O objetivo do Novo Testamento é transformar o guarda-chuva em uma tenda, e a tenda em uma cobertura gloriosa do céu que tudo envolve”.

1.4)        “EXERCITAM OS DONS”. (1 Pe. 4:10-11).

·        Vários trechos do Novo Testamento falam sobre os dons espirituais (Efesios 4:11-12; 1 Corintios 12:28-30 e Romanos 12:6-8). Faça uma lista com esses dons e pergunte-se: onde eu me encaixo melhor nesta lista?

·        V.11: Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá.  Quando falamos, não devemos proferir nossas próprias opiniões e filosofias sobre a vida, mas devemos falar segundo as palavras de Deus. E, quando servimos, não devemos fazer isto com as nossas próprias forças, mas segundo o poder que Deus dá.

·        Muitos de nós tem o dom do ensino; muitas pessoas com dons também servem nos bastidores; outros tem o dom de mostrar misericórdia, de ministrar àqueles que são deixados de lado ou que estão sofrendo; ainda há aqueles que tem o dom do evangelismo.

·        Os dons tem uma coisa em comum: ele ganham vida quando servimos outras pessoas. Pense da seguinte forma: quando empregamos nossos dons, os outros são beneficiados, encorajados e tem a esperança renovada. Curiosamente, nós também.

CONCLUSÃO: por que ficarmos calmos e orar? Por que sermos ardentes em amor? Por que demonstrar hospitalidade? Por que servimos uns aos outros? V.11: “para que em tudo Deus seja glorificado  por Jesus Cristo, a quem pertence à glória e o poder para todo sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário