terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Como chocar os não cristãos – 1 Pedro 4:1-6.

Introdução: “Este mundo não é o meu lar; Só estou de passagem; Meus tesouros estão depositados; Em algum lugar além do azul”.

·        Estamos aqui para demonstrar  o que é ser um cidadão de outro país, o que é ter cidadania de outra terra, para que possamos criar nas pessoas o desejo de emigrar. Nossa missão é provocar uma sede e um interesse na “além do azul”.
·       
Em 1 Pedro 4:1-6, o apostolo dá ordens aos soldados cristãos estacionados neste solo estrangeiro para que marchem. Ele inicia o assunto abordando o comportamento cristão perante um mundo observador com o conector, pois: Ora, pois, já que Cristo ...armai-vos... 
·        Armai-vos: a palavra grega traduzida como armai-vos era utilizada quando um soldado grego colocava sua armadura e tomava suas armas. O cristão precisa da armadura mais pesada possível para resistir aos ataques do inimigo de sua alma.

·        Não estamos de férias até chegar ao céu. Nós somos soldados em solo bruto e não cristão, e a batalha irrompe em todo o nosso derredor.
“não perceber que você está em um conflito significa apenas uma única coisa: que você está derrotado de modo irremediável [...] e não saber disso, que está inconsciente! Isso significa que você está completamente derrotado pelo inimigo. Aquele que não está consciente de uma luta e um conflito espiritual encontra-se em uma condição entorpecida e perigosa” (Lloyd-Jones).

1)    Transformação: diferença notável na vida cristã.
“ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também com este pensamento: que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado, para que, no tempo em que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque é bastante que, no tempo passado da vida, fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, glutonarias, bebedices, e abomináveis idolatrias” (1 Pedro 4:1-3).

·        Quatros benefícios mencionados pelo apostolo Pedro: 1) nós não servimos ao pecado como nosso mestre (1 Pedro 4:1 b);2) não gastamos os nossos dias  sob o domínio de desejos como antes (v.2 b); 3) agora vivemos para a vontade de Deus (v. 2 b); 4) deixamos de viver como ímpios (v.3).

·        Antes de Cristo entrar em nossa vida, não tínhamos poder para resistir o pecado. Quando a tentação vinha, cedíamos, pois éramos incapazes de agir de outro modo. Quando a fraqueza da carne aparecia, caíamos na armadilha.

·        Observe como a vontade de Deus (1 Pedro 4:2) é contrastada com a vontade dos gentios (v.3). Perceba também como esta, que são velhos hábitos, práticas, associações, locais de entretenimento, motivações más e passatempos imorais, diz respeito somente a cenas do passado.

1.1)         Vontade dos gentios: andando (v.3).
·        Dissoluções: licenciosidade, deboche, sensualidade, palavra usada para indicar vários excessos ou perversões sexuais.

·        Concupiscências: palavra comum para todas as formas de desejo, de boa ou má natureza, neste contexto é desejo mau, ligado ao impulso sexual (Rm 1:24).

·        Borracheiras: bebedeiras. O termo tem por raiz a palavra “oinos” vinho e “phileo”, manar em abundancia (Ef. 5: 18). Todos nós sabemos o que produz o alcoolismo desenfreado.

·        Glutonarias e bebedices: descrevem todo um leque miserável de consumo pelo prazer, desde o abuso de substancias destrutivas e até orgias sexuais selvagens.

1.2)        Vontade de Deus: “acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós (1 Pedro 4:4).

·        As vezes, isso deixa os gentios na defensiva e bravos, fazendo com que nos agridam, como se o nosso estilo de vida julgasse o deles. O que lhes sobra depois de uma noite na devassidão é o vazio interior com que convive dia após dia.

·        No entanto os gentios não tem qualquer poder para superar a força do pecado, esperam pelo próxima noite. E, se deixarem a musica bem alta e se houver bebida e drogas suficientes, eles acham que podem afogar suas dificuldades. Essa é a outra mentira do inimigo, pois ele tem milhares delas.

·        Portanto, VOCE foi libertado desta vida (Rm 6:14), foi transformado. Você não é mais um escravo indefeso do pecado. Você não é mais dominado pelos impulsos de suas glândulas. Agora você está interessado na vontade de Deus e fechou as portas para um viver ímpio.

·        Revista Jovem Cristão: “Sua turma de escola está armando uma tremenda festinha para comemorar o aniversário da pessoa mais simpática da sala. Vai ter muita comida, música, bebida, namoros de ocasião e sabe lá o que mais. Ninguém vai faltar e se voce não for já sabe que terá de passar a semana inteira explicando o motivo.
      Há duas opções: ir e se comportar como um peixinho fora d’água, beber só refrigerante, ficar léguas da pista de dança, só conversar com colega do mesmo sexo e nunca, jamais, prestar atenção na música que está sendo tocada. Porém, é bom que se saiba: esta solução é inviável, pois não condiz com o padrão de vida estabelecido pela Bíblia que, entre outras coisas, aconselha-nos a evitar a aparência do mal.
      A outra saída é recusar o convite, pois a tentação será grande e é melhor ter problemas com os colegas de classe do que com aquele que o criou e será eternamente seu mais verdadeiro amigo.
      Caso voce resolva contrariar seus princípios cristãos, e opte pela primeira alternativa, é melhor ir-se preparando, pois terá de repetir a dose em todas as outras festinhas. E isso será legal! Ah! Não se esqueça também de pedir oração a sua tia, sua mãe, sua avó, ao Círculo de Oração... voce vai precisar. Se decidir, porém, encarar os amigos e recusar o convite, fique tranqüilo, eles não vão mais contar com voce para as outras festas e a sua aparente covardia foi na verdade uma grande prova de coragem e domínio próprio.”

Conclusão: três coisas importantes: 1) continue vivendo para Cristo; 2) pode esperar ser mal interpretado; 3) mantenha seus olhos fixos em Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário