terça-feira, 8 de janeiro de 2013


O que é o novo nascimento?

·        Uma nova vida, não uma nova religião.

Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Toda religião de Nicodemos, todo o seu admirável estudo, toda a sua disciplina e firmeza em cumprir a lei não substituíam a necessidade do novo nascimento. O que Nicodemos precisava, o que voce e eu precisamos não é de religião, e sim de vida. O objetivo de Jesus em referir-se ao novo nascimento é que o nascimento traz uma nova vida ao mundo.  É claro que, em certo sentido, Nicodemos estava vivo. Estava respirando, pensando, sentindo, agindo. Era um ser humano criado à imagem de Deus. Mas evidentemente, Jesus sabia que Nicodemos estava morto. Não havia vida espiritual em Nicodemos. No que diz respeito à vida espiritual, ele ainda estava por nascer. Precisava de vida, e não de mais atividades religiosas ou mais zelo religioso.  O que acontece no novo nascimento é que surge uma vida que não existia antes. Uma nova vida começa no momento do novo nascimento. Não se trata de uma atividade religiosa, de disciplina ou de decisão. Trata-se do surgimento de uma vida. 

·        Experimentamos o sobrenatural, e não um mero conhecimento de Deus.

Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”.

Em outras palavras, o que importa não é a mera afirmação do caráter sobrenatural de Jesus, e sim experimentar em si mesmo o sobrenatural. O novo nascimento é sobrenatural, e não natural. Aquilo que é natural neste mundo não pode ser a causa da ocorrência dele. O versículo 6 enfatiza a natureza  sobrenatural do novo nascimento: “o que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”.  A carne é o que somos por natureza. O Espírito de Deus é a Pessoa sobrenatural que ocasiona o novo nascimento.

Jesus disse: “o vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (v.8). O Espírito não é uma parte deste mundo natural. Ele está acima da natureza. É sobrenatural. De fato, Ele é Deus e sopra onde quer. Não O controlamos. Ele é livre e soberano; é a causa imediata do novo nascimento.

·        O que acontece no novo nascimento não é uma melhoria da velha natureza humana, e sim a criação de uma nova natureza humana – uma natureza que é realmente voce, uma natureza perdoada, purificada, realmente nova, que está sendo formada pelo Espírito de Deus, que havia em voce. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário