terça-feira, 29 de janeiro de 2013


A vida doméstica – 1 Pedro 3:1-6.





Frases sobre o casamento: “Matrimonio – mar alto para o qual ainda não se inventou bússola”.

"De todas as formas, casem-se. Se conseguirem uma boa esposa, serão duplamente abençoados. Se conseguirem uma má esposa, voces se tornarão filósofos". Sócrates. 

“um antigo provérbio árabe afirma que o casamento começa com um príncipe beijando um anjo e termina com um careca olhando para uma mulher gorda do outro lado da mesa”.

Introdução: Escondida no coração da carta de 1 Pedro, está uma pequena e autêntica pedra preciosa, como um diamante em um anel.  Esses muitos versículos nos desafiam a reagir de forma correta, mesmo em circunstancias injustas. O termo chave para os cristãos nesse contexto é a palavra submissão. Ela é traduzida de um termo militar grego que significa submeter-se à autoridade de outro, sujeitar-se pelo propósito de obedecer ou de agradar outra pessoa.

1)    Sábios conselhos para as esposas. 
·        Os seis primeiros versículos da nossa passagem considerada uma “pedra preciosa da verdade”  referem-se às esposas, e o sétimo versículo se refere aos maridos. Por quê? “se um marido se tornasse cristão, ele automaticamente levaria sua esposa consigo para a igreja. Contudo, se uma esposa se tornasse cristã e seu marido não, ela estaria dando um passo sem precedentes que produziria os problemas mais complicados.
·        Três imperativos implícitos nesses importantes versículos:

1.1)        Analise suas ações: “mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor”. 
·        Esta passagem foi dirigida especialmente para mulheres, cujos maridos seguem seus próprios caminhos, que se importam pouco com as coisas de Deus, e que até zombam delas. Em suma, são maridos que não correspondem aos padrões do Senhor.

·        Formas de manipulação: manha, mau humor, tramas, barganha, reclamações, pregação, coerção ou humilhação por um espírito silencioso. E Esposas que usam essas estratégias que não estão confiando que Deus pode mudar a vida de seu marido. Elas estão confiando apenas em si próprias.

·        Uma esposa não é responsável pela vida do marido, apenas pela própria. Logo, voce não pode transformar seu marido em algo que ele não é: somente Deus pode fazer isso. Ruth Graham: “meu trabalho é amar o Billy. Já torná-lo bom é trabalho de Deus”.
·        OBSERVAR no grego sugere que essa é uma observação cuidadosa, não uma olhada casual. A medida que o marido desobediente observar o comportamento santo de sua esposa, o coração dele possivelmente se abrirá para as coisas espirituais, ou seja, pregação silenciosa de uma esposa amorosa. 

1.2)        Observe seu adorno e sua atitude: 


não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro; aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”. 

·        Pedro não estava proibindo o frisar do cabelo ou o adornamento com jóias, tampouco o uso de vestidos (bonitos). Ele apenas queria colocar essas coisas em segundo plano e destacar o caráter da mulher. Perspectiva  é a (palavra) chave para se entender isso.

·        Por outro lado, se o exterior for supervalorizado, aparência, os cosméticos e as vestimentas se tornarão significativos demais.  A partir deste momento, começamos a julgar a si mesma e aos outros somente com base nas aparências. 


Existe uma comparação muito antiga e verdadeira que diz: “os homens são como forno elétrico, acendem num piscar de olhos, e as mulheres como forno a lenha, precisam de uma boa dose de carinho, atenção e afeto para que surja a primeira  chama”. Os homens não agem desta forma porque são tarados, só pensam em sexo, mas sim por causa da sua formação neurológica e hormonal. Eles forma criados assim!

Está em alta uma nova moda, uma moda que chegou para destruir vidas e relacionamentos. É o “estilo periguete”. São roupas curtas extremamente curtas, é o corpo que sobressai em relação ao caráter. A moda gospel conta com peças segunda pele, decotes ousados, tomara que caia e blusinhas puxa-puxa: uma mão levantando pra louvar e a outra puxando a blusa para evitar que a barriga apareça.


        A beleza exterior é efêmera; a interior, eterna. A primeira é atraente ao mundo; a segunda agrada a Deus. Pedro descreveu a beleza interior como um espírito manso e tranqüilo, o que pode ser parafraseado como “uma tranqüilidade dócil”.

·        Demora apenas algumas horas para voce se preparar para a mais elegante das noites, mas demora uma vida inteira para preparar-se e desenvolver a pessoa escondida em seu coração.

1.3)        Avalie sua atenção: “porque assim se adornavam também as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas ao seu próprio marido, como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto”.

·        O fato de Sara ter chamado seu marido de Senhor (Gn 18:12) revela muito sobre o relacionamento entre eles. Isso mostra que Sara o respeitava, prestava atenção às necessidades dele, cooperava com suas vontades e adaptava-se aos desejos de Abraão. Pergunta: Seu marido está no topo da sua lista terrena?

·        Idéia de submissão: coitadinha, silenciosa, sofredora, deprimida, sendo pisada e chicoteada por um carrasco abusivo e infiel? Ou alguém que não abre a boca, pois não tem opinião formada sobre nada, uma verdadeira nulidade. Na verdade submissão significa “render uma obediência inteligente e humilde a alguém que tenha sido investido de poder por Deus”.

·        SUBMISSÃO se subdivide em duas outras palavras: Sub: debaixo de; Missão: carreira, ministério, vocação de seu marido.  “Filhas de Sara”: mulheres obedientes.

2)    Ordens enérgicas aos maridos



“igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”.

·        2.1) coabite com sua esposa. O termo grego nessa frase é composto por Sun (com) e Oikeo (habitar, residir); e colocadas juntas, essas palavras obviamente significam habitar juntos, ou seja, uma proximidade íntima.

·        Há uma profundidade, um senso de intimidade presente no sentido da palavra. E o apostolo estava dizendo que os maridos eram os responsáveis por isso no relacionamento.  O marido precisa estar em casa com a esposa, compreendendo cada espaço do coração dela e sendo sensível ás suas necessidades.

2.2) conheça sua esposa. Conhecê-la significa que voce sabe as respostas das perguntas complexas a respeito dela. Quais os adornos internos de sua mulher? Quais são os medos e as preocupações mais profundos dela?  Como voce a ajuda a superá-los na segurança do seu amor? O que ela precisa de voce? Por que ela reage da maneira como reage?

·        A maioria das esposas anseia por isso e algumas morrem esperando por isso. Poucas coisas dão mais segurança a uma mulher do que saber que seu marido a conhece de verdade. E é isso que resulta da intimidade criada pelo casal e que transforma o romance em um amor profundo e duradouro.

2.3) Dando honra à mulher, como vaso mais fraco. Cuidado: isso não tem nada a ver com fraqueza de caráter ou de inteligência.

·        “a mulher é chamada de vaso mais fraco, mas isso não deve ser interpretado moral, espiritual ou intelectualmente. Simplesmente significa que a mulher tem menos força física. O marido deve reconhecer essa diferença e levá-la em consideração”. 

·        Se a batalha dos sexos fosse reduzida a um cabo de guerra com uma filha de 100 homens de uma lado e de 100 mulheres do outro, os homens ganhariam. Pois, o que faz a diferença, é a composição muscular.

·        HONRANDO. O que é designar para ela um lugar de honra. Algumas perguntas: como voce trata sua esposa em um dia comum? Voce a honra? Voce lhe dá um lugar de significância? Ela sabe que é sua prioridade? Será que voce comunica isso a ela tanto com palavras como com ações? HONRAR OUTRA PESSOA NUNCA É ALGO QUE GUARDAMOS PARA NÓS MESMOS.


Conta-se uma história de um rapaz que queria se casar. O costume da sua terra natal mandava que ele se dirigisse ao pai da moça e oferecesse um dote por ela. Foi o que ele fez. O rapaz procurou o pai da sua escolhida e lhe ofereceu vinte vacas pela mão de sua filha. Ao saber disso, seus amigos ficaram indignados, pois um homem poderia conseguir uma esposa linda por apenas cinco vacas! Inclusive eles ponderaram que a moça em questão valeria, no máximo, duas vacas. Mas o jovem não quis ouvir os argumentos dos amigos e manteve sua oferta. O pai aceitou as vinte vacas, e o casamento foi realizado. O tempo passou  e os amigos do casal se admiravam de como eles se davam bem. Ela era uma esposa amável, dedicada, amorosa, que não media esforços para agradar seu marido. Então, todos os homens da vila começaram a invejar o rapaz por causa da mulher maravilhosa com a qual ele havia se casado. 

CONCLUSÃO: Resumindo: Esposas, suas ações, seus adornos, suas atitudes e sua atenção são importantes para o seu casamento. Maridos, coabitai com suas esposas, conhece-las e honrá-las são imperativos para que seu casamento seja o que deveria ser aos olhos de Deus. Pedro encerra com uma promessa: para que não sejam impedidas as vossas orações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário