sábado, 6 de outubro de 2012


O que é Pregação expositiva? 2 TM 4:2
 INTRODUÇÃO: ENTENDENDO O MUNDO DE HOJE: QUATRO ASPETCOS:
]
LIBERALISMO: FRUTO DO ILUMINISMO. “SÓ POSSO ACEITAR A VERDADE O QUE A MINHA MENTE ENTENDE”. “EU CREIO NA BIBLIA MAS NÃO CREIO EM TUDO QUE ESTÁ LÁ”: CONCUBINATO: CRISTIANISMO E EVOLUCIONISMO.

SINCRETISMO RELIGIOSO. CATOLICISMO, ESPIRITISMO, CULTOS AFRO BRASILEIRAS. IGREJA EVANGÉLICA: ROSA UNGIDA, SAL GROSSO, AGUA EM CIMA DA TELEVISÃO, ETC. “SETE SEXTA-FEIRAS”. 

ORTODOXIA MORTA. FALTA PODER, FALTA VIRTUDE DE DEUS. NÃO TEM NADA MAIS SOLENE DO QUE UM DEFUNTO DENTRO DE UM CAIXÃO. GEAZI, COM BORDÃO E A CRIANÇA CONTINUOU MORTA.  “UMA COISA É PROFERIR A PALAVRA DE DEUS, OUTRA COISA É PREGAR A PALAVRA DE DEUS”. 

SUPERFICIALIDADE. SOPA RALA PARA AS PESSOAS. “OVELHA FAMINTA É OVELHA VULNERÁVEL AOS LOBOS”.

A pregação expositiva pode ser resumida em três pontos:
·      
   Ler o texto. Se um pregador lê o texto rapidamente, provavelmente ele pregará algo que não tem nada a ver com o texto.

·         Explique o texto. Você conhece pregadores que leem o texto, mas pregam algo totalmente diferente? O sermão emana do texto e explica o texto. Não coloque no texto as suas ideias. Não tenha algo pré-concebido na mente e procure um texto para apoiar a sua ideia humana. O verdadeiro pregador é somente um canal explicativo do texto bíblico.

·         Aplicar o texto. Pregação não é um discurso em um auditório, mas um discurso ao auditório. Uma pregação deve pegar as palavras do passado e aplicá-las  às pessoas de hoje. Mas cuidado, se você não interpretar corretamente o texto, você pode aplicá-lo de forma herética, colocando palavras na boca de Deus.

Por que pregadores não pregam expositivamente?
Alguns dos motivos são:
·         Não tem uma boa biblioteca, nem a leem. Os motivos disso podem ser (1) falta de recursos e (2) desinteresse na leitura.
·         Terrível tensão entre pregação e liturgia (uma hora de música e 10 min. de pregação).

Vantagens da pregação expositiva
Podemos listar no mínimo três vantagens da pregação expositiva:
·         A grande vantagem da pregação expositiva é que ela almeja ser fiel (“assim diz o Senhor”) e não popular. “É A PALAVRA DE DEUS VIVO QUE ESTÁ SENDO PREGADA”.
·         Outra vantagem é não ter que ficar cassando a pregação, pois o livro a ser exposto já foi definido previamente.
·         Também evita melindres, pois é pregado o que está no texto, doa quem doer.

Essas coisas são importantes, mas de nada adiantará se você não colocar seu coração nisso. A pior coisa é ficarmos acostumados com o sagrado – com a santidade da pregação. Você acredita no que você prega? Precisamos desesperadamente de um reavivamento no púlpito. John Wesley dizia: põe fogo no seu sermão ou põe seu sermão no fogo.

PASTOR HERNANDES DIAS LOPES – CONFERENCIA FIEL 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário