sábado, 1 de setembro de 2012

Tesouros perdidos dentro de casa



Os maiores tesouros que nós possuímos estão dentro da nossa casa. As maiores alegrias estão dentro de casa. As maiores derrotas também estão dentro de casa.

A mulher que perdeu a dracma perdida. Dracma era valiosa e significava o valor de uma vida. Dez dracmas equivalia toda a economia de uma mulher durante sua vida; ou, o presente de casamento do seu pai, para na eventualidade da morte do marido pudesse se sustentar, com dignidade.


A mulher procurou a dracma por todos os lados. As casas não tinham luz e muito menos  cimentada, chão duro. Ela ajoelhou no chão e perseverou, até que encontrou a dracma perdida. E convidou toda a comunidade pra participar da sua alegria. A dracma tinha valor. A mulher não se conforma, não captula. mas está pronta e disposta a procurar a dracma. É importante não conformar com a derrota e muito menos não justificar a derrota. O importante é tomar uma atitude, uma decisão, não se conformar e procurar a dracma perdida.

A mulher não estendeu a culpa em cima dos outros. Ela mesma assumiu a culpa. Sempre culpamos as outras pessoas, ou seja, a outra pessoa não eu, estamos entrando por caminhos perigosos. Ela tomou quatro atitudes.

1)    Busca direção. Diz o texto que ela acende a cadeia. 




·        As casas eram escuras, sem luz. Ela acende a luz. A mesma coisa é em relação a nós: precisamos nos confrontar com a verdade. Vivemos numa sociedade aonde não existe mais referencia, é uma sociedade relativizada. E precisamos que a Palavra de Deus vem reger as nossas atitudes, nossas reações.

2)    Esforço enorme: ela varreu a cabeça.


·        Varrer é preciso desalojar as coisas do seu lugar. Tirar a sujeita debaixo do tapete. O que significa: é ter coragem de mudar muitas coisas; remover algumas coisas do seu lugar; desinstalar muitas coisas erradas, hábitos.

·         “Plante uma palavra, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; semeia um caráter, colha um destino”.

·        Valores perdidos dentro de casa: diálogo, compreensão, paciência, perdão. Em lugar da palavra de Deus está a novela. Não existe mais culto doméstico; tudo se tornou uma rotina. PRECISAMOS VARRER TODAS ESSAS COISAS.

3)    Ela procura diligentemente.
·        Buscamos soluções para nosso casamento, nossa vida familiar mas não somos zelosos, diligentes, perseverantes.  É preciso empenho, determinação, coragem para não desistir no meio do caminho. Ela se ajoelha no chão duro e busca incansavelmente em busca da moeda.
  
4)    Ela procura com perseverança: procurou diligentemente até encontrar.


·        Voce desanimou, parou. Não acredita mais na sua casa, no seu casamento, no seu filho. Pensou até no divórcio. É o fim da linha, fim do túnel.

·        Quero encorajar voce a não desanimar, a não retroceder, a não parar, a não desistir. O teu casamento pode ser restaurado por Deus. A sua vida não está acabada, destituída...Deus ainda é capaz de mudar o destino da sua vida, basta voce querer, perseverar.

·        Essa mulher quando achou a dracma perdida convidou as amigas e disse: vinde e celebremos pois eu achei a dracma perdida. Voce precisa celebrar a sua vitória. Ação de graças pela vitória.


CONCLUSÃO: O que motivou Jesus a contar a parábola é que os fariseus e saduces estavam preocupados com o fato de Jesus dar muita atenção aos publicanos e pecadores. Então voce é importante para Jesus, voce é especial.  Voce é o maior tesouro de Deus.

Crédito: Hernandes Dias Lopes e alguns acréscimos por Pastor João Vicente Pereira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário