sexta-feira, 7 de setembro de 2012


A biografia de Mabel Dean


À tarde era chuvosa, e a pequenina menina de oito anos de idade olhava pela janela de sua humilde casa, contemplando as pessoas passando pela calçada. As lagrimas caiam pela sua face como rolavam as gotas de chuva sobre a janela... seus olhos estavam abertos, mas não contemplavam a cena que passava diante deles...Seus pensamentos estavam longe! Quem pode imaginar a tristeza e o desespero que invadem o coração duma menina de tão tenra idade, ao saber que a sua querida mãe tinha falecido? Oh! Que vazio no lar! ...que vazio no coração! Bondosos amigos e parentes procuravam  consolar a pequenina, mas ela sacudiu a cabecinha, e correu para seu canto predileto: a janela à frente de sua casa... Lá sentou, e segurando as  mãozinhas dos seus dois irmãozinhos menores, dizia: “Não chorem. Sua irmãzinha vai cuidar de vocês... eu não os deixarei – NUNCA! Eu ajudarei o papai a cuidar da casa e dos seus irmãozinhos... A sua tia cuidava deles, mas quem dava o amor de mãe e todo carinho aos dois pequenos, era a irmãzinha de oito anos de idade.

            Assim começou a vida de Mabel Dean. Nascida no estado de Missouri, no ano de 1884, ela com seus familiares mudaram para a cidade de Chicago, quando tinha 12 anos de idade. Os irmãos mais velhos saíram do lar, um após o outro, alguns para empregos distantes, alguns casando, mas Mabel sempre sentido a sua responsabilidade para com os dois irmãos mais novos, ficou no lar, ajudando o pai. Quando estes dois irmãos finalmente saíram do lar, Mabel estava sozinha com seu velho pai. Às vezes, visitava seus irmãos, mas sempre voltava ao lar na cidade de Chicago. Nesta época – ela tinha 26 anos de idade, e embora ainda jovem, começou a sofrer terrivelmente de reumatismo, a ponto de ficar inutilizado o seu braço  direito. Nesta condição, seu vizinho a convidou para assitir a uma grande campanha que estava sendo realizada numa tenda, armada num campo não muito distante da sua casa. Mabel, desconsolada com a sua condição física, e seu coração triste e vazio, aceitou o convite... Era a primeira vez na sua vida que ela tinha visitado um culto pentecostal – mas naquele noite, ela foi salva e totalmente curada! 

            Ela começou a freqüentar os cultos numa Assembleia de Deus perto de sua casa. Uma noite, num culto de oração, enquanto orava, com seu coração cheio de gratidão por tudo que Deus tinha feito por ela, ouviu uma voz pronunciar o seu nome. Levantando a cabeça, viu que a igreja estava em completa escuridão -, e, enquanto procurava enxergar, viu uma palavra escrita na parede da igreja em letras brilhantes e vermelhas – ÁFRICA!... Assustada, clamou em alta voz – “SENHOR DEUS! O QUE QUERES DE MIM?” – E ela ouviu claramente a resposta: “MABEL DEAN, EU PRECISO DE VOCE NA ÁFRICA”. No mesmo momento, a visão desapareceu e ela se achou dentro da igreja, ajoelhada no altar, junto com outras pessoas e as luzes acesas.
Ela pensou que certamente tinha sonhado isto, e não falou a ninguém a sua estranha experiência. Mas, seu coração começou a entristecer com o passar dos dias, e finalmente ao passarem uns meses, ela teve  outra experiência estranha. Ela estava no trem indo para a igreja... do subúrbio onde ela morava era longe e precisava viajar 40 minutos de trem até chegar na igreja. Nesta noite, ela sentiu de orar quietinha no seu canto durante a viagem. Novamente ela ouviu seu nome chamado, e abrindo seus olhos, deparou com total escuridão... mas, de repente, pareceu que estava no céu – viu Jesus com uma pequena pedra em sua mão – e viu que Ele lançou a pedra além dum mar – e caiu no canto dum grande país. E Jesus falou a ela e disse: “VOCÊ É AQUELA PEDRA – EU QUERO VOCE NAQUELE CANTO DO GRANDE PAÍS”. Aquela noite quando ela chegou ao culto, encontrou um missionário que recentemente tinha voltado da África. O culto  já tinha começado quando Mabel chegou, e ela sentou-se bem atrás. No fim da mensagem, o missionário disse com lágrimas nos seus olhos:  “Eu não posso mais voltar a Àfrica, e especialmente ao país tão querido ao meu coração – o Egito – minha saúde não me permite mais voltar, mas tenho orado o dia todo a Deus que hoje a noite Ele falasse ao coração dum jovem ou duma jovem nesta igreja para ir em meu lugar... e Deus falou a mim no começo deste culto, que hoje a noite Ele estava chamando alguém aqui para a África... Onde está esta pessoa? Para quem Deus falou hoje a noite sobre a África?”

            Quase sem saber o que estava fazendo, Mabel Dean se levantou e foi à frente da igreja. O missionário levantou ambas as mãos e disse: “Graças a Deus – eu pedi ao Senhor uma moça, porque o trabalho precisa de uma jovem para trabalhar entre as crianças órfãs, as mulheres, e jovens molas desprezadas por suas famílias”.

            Agora tinha a chamada, mas não apareceu o dinheiro para o seu sustento nem para a sua passagem. Mabel Dean com mais de 30 anos de idade, resolveu se empregar para ganhar o dinheiro necessário para sua passagem. Começou a trabalhar, mas parecia que o seu dinheiro nunca dava para todas as necessidades... O tempo foi passando, e quando tinham passado mais de dois anos, o Senhor apareceu a Mabel Dean, e disse: “ESTA É A ULTIMA VEZ QUE EU TE CHAMO – EU PRECISO  DE VOCE NA ÁFRICA – AGORA!” – Ela caiu de joelhos, e chorou: “SENHOR, EU QUERO IR, MAS NÃO TENHO DINHEIRO. E Ele respondeu: CONFIE EM MIM”.  Ela levantou-se  e foi na igreja. Ao chegar, uma senhora se aproximou dela na entrada da igreja e disse: “Mabel Dean, - eu ganhei uma herança de meu pai, de três mil dólares, e o Senhor falou a mim hoje para dar a voce mil dólares, e aqui está o dinheiro!”. Ela colocou na mão de Mabel Dean.

            Dentro de dois meses, Mabel Dean estava a caminho da África, com a sua passagem paga, e com o seu sustento (embora pouco), garantido e com um convite de uma missionária no Egito para trabalhar com ela.

            A viagem a bordo do navio que a levaria para o desejado destino foi difícil. Devido ao mar turbulento Mabel Dean passava muitos dias acamada, e quando ficava desesperada vinha sempre a palavra de Deus ao seu coração: “EU ESTOU CONTIGO”. Chegando em Cairo, no Egito, uma velha missionária americana estava a sua espera – “Graças a Deus que chegastes! – eu estou tão doente que não posso mais continuar o trabalho sozinha”. Ela levou Mabel Dean para um subúrbio distante do centro da cidade de Cairo; para uma pequena casa, cheia de meninas e meninos órfãos. Na chegada, as crianças olharam para esta nova senhora pensativas. A velha missionária disse-lhes: “Aqui está a vossa mamãe. Vocês sabem, a mamãe velha é doente e não pode cuidar de vocês, e nós temos orado todas as noites para a nova mamãe chegar, e esta velha mamãe poder descansar. Graças a Deus, que Ele ouviu e respondeu e aqui está ela”.  E a velha mãe descansou duas semanas depois, passou para o seu descanso eterno com Jesus! 


            E, agora começou o trabalho – num país diferente! Costumes diferentes, povo, comida, enfim, tudo diferente”! E a língua árabe era tão difícil – quantas vezes ela caiu em pranto e orava: “MEU DEUS, ME AJUDA – NÃO POSSO! NÃO POSSO!”. E, sempre vinha aquela presença, aquela voz suave: /’PODES! NA MINHA FORÇA, PODES TUDO!”.

            Cuidava de 42 crianças com a ajuda de duas mocinhas: o pior era que ela não as compreendia, e nem era compreendida! Mas, aos poucos, foi melhorando e aprendeu um pouco da língua árabe, enquanto as pequenas crianças aprendiam bastante Inglês!

            Um dia chegou um grupo de 14 moças – dizendo: “Mamãe, voce não tem lugar para nós no seu coração? ( o egípcio não pergunta se tem lugar em casa, se diz: No teu coração). A moça mais velha (17 anos) falou: “nós somos sem famílias, algumas de nós são órfãs, algumas são viúvas,e algumas desprezadas por suas famílias! – Oh! Mamãe, faze lugar para nós no teu coração!”

            O que fazer? A casa era tão pequena, onde por estas moças? Mais uma vez no silencio da noite, em oração, veio a voz de Deus: “CONFIE EM MIM, TUDO FAREI”. No próximo dia, uma senhora inglesa parou na porta – “Madame” disse ela: “Eu vou voltar para a minha terra, e minha grande casa, não sei o que fazer com ela – tem 16 quartos, e muitas salas e dependências! A senhora não quer alugá-la? – Mabel Dean, com uma oração nos seus lábios perguntou: “quanto a senhora está qurendo para o aluguel?” – Respondeu a inglesa: Quanto voce paga por esta casinha? – Ao ouvir o preço ela disse: “podes me pagar o mesmo aluguel que você paga por esta casa! Quando podes mudar? Hoje?” –Que maravilhosa resposta a oração! Mabel Dean aceitou as 14 moças, e durante anos, ela aceitou por vários períodos, milhares de moças, ganhando centenas delas para Cristo eternamente.

            Ela saiu evangelizando com as suas moças, de vila em vila, abrindo trabalhos de cidades após cidades. Andavam, as vezes 30 Km por dia, mas sempre voltando jubilosas e ganhando almas para o reino de Deus.

            Depois de estar 9 anos no Egito, ela pensou voltar para sua terra por um pequeno período de descanso e rever os seus amados irmãos. Mas, ao pensar em deixar suas crianças e suas moças – sem a Mamãe. Oh! Como posso fazer isto? – Quando ela falava em sair, todos choravam e se agarravam a ela: “Oh! Mamãe, não nos deixe! Quem vai cuidar de nós?” – Ela resolveu ficar mais alguns anos. Suas moças estavam casando, algumas com altos funcionários do país e criado em lares cristãos. Dos meninos órfãos, 18 entraram no ministério, 11 eram funcionários de alta posição no Egito, e 3 deles são presidentes, diretores e professores no Instituto bíblico de Cairo, Egito.

Oh! Quentes noites de oração! Quantas vezes a pequena capela do orfanato vibrava com cânticos e orações! Quantos jovens foram salvos, quantos receberam o batismo do Espírito Santo e assim, ela continuava ano após ano. Com 52 anos, ela ficou cega, com cataratas em ambas as vistas. Mas uma noite Deus a curou completamente – e ela nunca mais precisou usar ósculos até o fim da sua vida.

Deus a curou de pneumonia e de muitas outras doenças – a sua vida foi dada totalmente a obra de Deus. Uma noite, aos 77 anos de idade, ela chamou suas “filhas” ao redor de sua cama e disse-lhes: “MINHAS FILHAS, HOJE EU VOU PARA O MEU LAR!” – “Mas, Mamãe – exclamaram  - como podes – é muito tarde e não tem navio americano no porto” – “NÃO MINHAS FILHAS, É MEU LAR ETERNO. ESTE É O LAR PARA ONDE EU VOU. PREPARAM UM TELEGRAMA ASSIM: MABEL DEAN PASSOU PARA O SENHOR. ESTÁ DESCANSANDO NO SEU ETERNO LAR”. As moças choraram, dizendo: “Não, não Mamãe” – mas ela insistiu, e elas escreveram o telegrama. Então cantaram uns hinos com ela, abraçou a todas e deu-lhes sua ultimas palavras de consolo... De repente, ela disse: “ADEUS! ELE ESTÁ ME CHAMANDO” – e passou para o Senhor.

Trinta e sete anos no Egito – sem voltar a sua terra uma vez sequer. Deu toda a sua vida, todo seu amor, todo o seu coração à obra de Deus no Egito. Hoje nos subúrbios de Cairo, há uma casa chamada “CASA MABEL DEAN PARA MOÇAS” aonde trabalhavam vários obreiros e missionários pentecostais.

E quem há de ouvir hoje a chamada do Mestre? QUEM ME DARÁ O SEU TODO? Quem irá por Mim aonde eu guiar? Quem colocará a sua vida sobre o meu altar, sem nunca olhar para trás?

Talvez não possas mais rever teu querido Brasil! Talvez dê tua vida lá mesmo nesse país para o qual Deus te chama! Mas Deus está perguntando: QUEM IRÁ SEM OLHAR PARA TRAS?

Traduzido por Ruth Doris Lemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário