terça-feira, 14 de agosto de 2012


Pós modernismo: e que maneira a Igreja deve reagir ( 2 Timoteo 3:13-17).

“não podemos escolher partes da Bíblia para crer que sejam inspiradas. A Bíblia não se apresenta dessa maneira. Mais que isso, as Escrituras não terão poder de nutrir a vida se o próprio individuo se tornar o árbitro daquilo que deseja ou não acreditar a respeito delas”.

1)    Avisos que precisamos ouvir.

·        Vivemos tempos difíceis. Ou melhor, tempos selvagens. Não lutamos contra a carne e o sangue, mas contra Satanás e suas legiões de demônios. Para piorar, não costumamos levar o inimigo a sério, uma vez que ele é invisível. Ele anda disfarçado de anjo de luz. Ele é uma das criaturas mais belas e brilhantes que Deus criou. De fato, foi sua beleza que o levou à queda em arrogância (Ez. 28:14-17; 2 Co. 11:14). Seu poder de cativar é tão grande que arrastou consigo um terço dos anjos quando foi expulso do céu (Ap. 12:4). Esses anjos se tornaram seus demônios, criaturas sobrenaturais encarregadas de executar planos sinistros e traiçoeiros contra a igreja de Jesus Cristo.

1.1)        Seja realista ao avaliar a época em que vive (2 Tm 3:13).

·        Observe o termo perversos no versículo citado. Alguns sinônimos: “malvados, vis, desprezíveis, depravados, degenerados”. A palavra seguinte, impostores, pode se referir a feiticeiros, mágicos, trapaceiros ou embusteiros.  “pessoas que se desviam da instrução correta e induzem os outros ao erro”. Há ainda outro termo para descrever essas pessoas: charlatões. Paulo acrescenta: “eles irão de mal a pior”. O original diz, literalmente: “melhorarão no pior” – e a motivação deles, conforme observa Paulo, é a mesma de Satanás: o engano. 

·        Eugene Petersen: “Homens inescrupulosos e traidores continuarão explorando a fé, mas são tão enganados quanto as pessoas que eles enganam. Enquanto eles existirem, as coisas irão piorar”.  Ou seja, não se deixa enganar por nenhuma aparência: discursivo persuasivo, folhetos atraentes, apoio de celebridades, grandes multidões, lógica convincente, personalidades simpáticas, nem mesmo Bíblias abertas!

1.2)        Acreditando na verdade em tempos difíceis (2 Tm 3:14-15).
·        A segunda instrução explica como realizar a primeira: convença-se das antigas verdades que aprendeu.  Em outras palavras, “as pessoas perversas e os trapaceiros se tornarão cada vez piores. VOCE, porém, deve perseverar na verdade” ( Tm 1:4-5).

·        “Dê-nos os primeiros sete anos de uma criança, com a graça de Deus, e poderemos desafiar o mundo, a carne e o diabo a estragar aquela alma imortal.”

·        Pesquisa feita pela APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças). Segundo essa pesquisa, 1% das pessoas se converte antes dos 5 anos de idade; 85 %, dos 5 aos 15 anos; 10%, dos 15 aos 30; e 4%, após os 30 anos.

·        O Evangelho é simples e profundo. É simples o suficiente para que qualquer pessoa possa entende-lo e profundo o bastante para que ninguém consiga esgotá-lo.

1.3)         Permaneça firme na palavra inspirada por Deus (  Tm 3:16).

·        Mentalidade atual: “um garoto à frente da sala de aula resolvendo um problema de aritmética no quadro negro. Ele escreve “7 X 5 = 75” e em seguida diz ao seu atônito professor: Pode ser que esteja errado, mas é assim que eu me sinto.

·        Se a Bíblia não é inspirada, isso significa que não tem autoridade. E se ela não tem autoridade, isso significa que seus mandamentos não passam de meras sugestões equivalentes a qualquer outro livro de moral. Além disso, o que a bíblia diz a respeito de Deus não tem mais validade que os escritos sagrados das outras religiões.

·        Pastor Billy Graham: “Pai, vou aceitar este livro como a tua palavra – pela fé! Permitirei que a fé ultrapasse minhas duvidas e meus questionamentos intelectuais, e acreditarei neste livro como sua palavra inspirada”.

·        A Biblia afirma sua própria inspiração: “Toda a Escritura é inspirada por Deus” ( Tm 3:16). Toda a Escritura. Ou seja, literalmente “cada um dos textos”, incluindo cada palavra dos originais em hebraico, aramaico e grego.  A palavra inspirada provem de um termo único que aparece apenas uma vez no Novo Testamento. O adjetivo grego Theopneustos é uma palavra composta por Theos, “Deus”, e “pneustos”, “espírito” ou “fôlego”.  (cf 2 Pe 1:21).

·        Revelação se refere à entrega da verdade por Deus à humanidade, quer em palavras faladas ou escritas. Essa atividade está encerrada (Ap 22:18). A palavra inspiração se refere ao processo humano de registrar, sem erro, as próprias palavras e pensamentos de Deus.  E iluminação, se refere ao entendimento ou à compreensão que o Espírito Santo concede à pessoa que Lê ou ouve as palavras escritas na Bíblia.

1.4)         Permita que a verdade cumpra seus propósitos em sua vida diária.

·        A Escritura, por ser inspirada, é também útil. Útil pode significar “ser bem-sucedido ao realizar algum objetivo” (Is 55:10-11). A Palavra de Deus é sempre bem-sucedida em realizar seus objetivos. E quais são eles? Muito simples: a transformação da nossa vida e a edificação da igreja de Jesus.  Nossas crenças alteram nosso comportamento, nosso ensino molda nossa conduta, nossa doutrina determina nosso dever.

·        Primeiro, Paulo diz que a Biblia é útil para o ensino (2 Tm 3:16). Ou seja, a fonte da verdade provém diretamente de Deus por meio das paginas das Escrituras Sagradas.

·        A Palavra de Deus também é útil para a repreensão. O termo repreender originalmente significa “declarar que alguém cometeu delito, com a implicação de que há evidencias suficientes desse delito. Sem a Palavra de Deus não existe um padrão de moralidade- não há evidencias da verdade. NA BIBLIA, O QUE ESTÁ DITO ESTÁ DITO, POIS NELA NÃO HÁ ESPAÇO PARA VERDADES SUBJETIVAS.

·        O Terceiro beneficio das Escrituras é que elas servem para correção. O termo transmite o sentido de “endireitar”. Quando expomos nossa mente à verdade da Palavra de Deus, nossos pensamentos tortuosos são endireitados, nossa mente é renovada, o molde do mundo é rompido, somos remodelados à imagem de Cristo, e nossa paixão pela igreja de Jesus aumenta.

·        O quarto beneficio do texto inspirado: para a instrução na justiça.  A palavra pedagogia tem origem no termo grego traduzido como “educação”. Trata-se de um processo de crescimento que ocorre ao nos submetermos ao escrutínio das Escrituras.
·        “para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3:17). A Biblia não apenas revela o que está errado em nossa vida, mas também nos educa como cristãos, com a finalidade de nos habilitar e ajudar os outros. Essa é a característica da maturidade.

CONCLUSÃO: 1) JAMAIS ENCONTRAREMOS NOSSO CAMINHO SEM A BIBLIA. A Bíblia é o mapa e a bússola que Deus nos deu. Essa bussola sempre aponta para o norte; esse mapa sempre mostra o caminho correto ; 2) Não há como nos perdemos seguindo a Bíblia. Quanto mais conhecemos a Bíblia, mais intimidade teremos com o Senhor das Escrituras – e jamais nos perderemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário