terça-feira, 7 de agosto de 2012


TEMPOS DIFÍCEIS SE APROXIMAM!       2 timoteo 3:1-5.   


·        Recomendação de Jesus: “astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas (Mt 10:16). Precisamos compreender a época em que vivemos e as cultura à qual ministramos (João 15:18-21; João 16:1-3,33; 1 Pe 5:8-9 e 1 João 2:15-16; 1 João 4:1-3; 5:19).  A igreja precisa perceber que a verdadeira batalha é espiritual; e, para complicar as coisas, nosso verdadeiro inimigo é invisível. Um alerta de Paulo (Efesios 6:10-12, 16-18).

1)    Aviso geral: tempos difíceis se aproximam (2 Tm 3:1). 



·        saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis”. Ou seja, QUERO QUE VOCE SAIBA DE UMA COISA...”. Em outras palavras: esteja atento, perceba, preste atenção, tenha isso sempre em mente”. A tradução de Eugene Petersen: “Não seja ingênuo, tempos difíceis vem por ai”.

·        Paulo diz,  1) estamos vivendo nos últimos dias; Cristo os trouxe consigo quando apareceu entre os homens; 2) estes dias incluirão tempos difíceis e perigosos; 3) serão decorrentes das atividades de homens maus e, em 4) devemos entender isso para ficarmos bem esclarecidos e assim estarmos preparados.

2)    Aviso específico: pessoas difíceis se aproximam.

·        “Não seja ingênuo. Tempos difíceis vêm por ai. À medida que o fim se aproxima, os homens vão se tornando EGOCENTRICOS (egoístas), LOUCOS POR DINHEIRO (avarentos), FANFARRÕES (jactanciosos), ARROGANTES, BLASFEMADORES (profanos), SEM RESPEITO PARA COM OS PAIS (desobediente aos pais), CRUEIS, GROSSEIROS, INTERESSEIROS SEM ESCRUPULOS, IRREDUTIVEIS, CALUNIADORES, SEM AUTOCONTROLE, SELVAGENS, CÍNICOS, TRAIÇOEIROS, IMPIEDOSOS, VAZIOS, VICIADOS EM SEXO E ALERGICOS A DEUS. Eles vão fazer da religião um espetáculo, mas nos bastidores se comportam como animais. Fique longe deles”.

 “Amantes de si mesmo”. 


Essa pessoa busca os bens materiais e as mais extravagantes experiências sensuais que o dinheiro pode comprar.  Adesivo de para-choque: “aquele que morrer com mais brinquedos vencerá”. Ou podia ser assim: “aquele que morrer com mais brinquedos terá sido a pessoa mais iludida do mundo!” (Lc 12:20).

·        “Jactanciosos”.
 Palavra usada para se referir a gente arrogante que gosta de impressionar as pessoas em conversas, sem se importar com a opinião dos outros a seus respeito.


·        “Arrogantes”.

 Refere-se aqueles que exibem uma atitude de “suposta superioridade”; isto é, tem uma opinião exagerada de si. É por isso que Paulo os chama de blasfemadores, termo que poderia ser traduzido como “que usam de palavras insultuosas” .

·        desobediente aos pais”. A expressão descreve aquelas pessoas grosseiras e insolentes com os pais.

·        Ingratos”.
Os ingratos são aquelas pessoas destituídas até do mais elementar senso de valor. Ingratidão é a negligencia em perceber o valor do sacrifício de outro individuo. Refere-se a um esquecimento deliberado do passado por causa da ganância cega do presente.  O que Deus espera de voce é gratidão. Isaias coloca desse modo (Isaias 51:1). Recorde-se daqueles que se sacrificaram para que voce se tornar o que é hoje - aqueles que o conhecem e, provavelmente, o amam mais do que qualquer outra pessoa jamais o amou nesse mundo. 


·        irreverentes”.

 São aqueles que não tem um relacionamento com Deus. São aqueles indivíduos egoístas que vivem na secularidade, sem qualquer ligação com as coisas santas de Deus e, mais que isso, sem qualquer desejo por essas coisas.

·        desafeiçoados”.  

Refere-se à ausência de desejos. Aplica-se a indivíduos que não demonstram nem mesmo as afeições mais básicas por seus irmãos, pais ou filhos.

·        implacáveis”. Termo que significa literalmente “sem trégua”. A palavra descreve o individuo que não está disposto a resolver conflitos ou a se reconciliar. Uma pergunta: há alguém que você precisa perdoar? Se houver, é bem provável que seja alguém de sua família? O que lhe impede? O orgulho (Ef 4:23; Mt 5:23-24).

2.2) Aviso sutil: perceba o perigo externo e também o interno (2 Tm 3:2-5).

·        Os caluniadores”.


Talvez você fique surpresa em saber que o termo original dessa palavra é diaboloi, literalmente: “demônios”. A forma singular geralmente se refere ao próprio Satanás, o supremo caluniador.  “se os bens de um homem são roubados, ele pode...reconstruir sua fortuna novamente; mas se seu nome é roubado, um dano irreparável foi cometido”. CALUNIAR É DIVULGAR INFORMAÇÕES QUE NÃO TEMOS CORAGEM DE DIZER NA PRESENÇA DA PESSOA EM QUESTÃO.

·        sem domínio de si”.


O individuo não é apenas incapaz de controlar sua língua como, pior, é incapaz de conter a si mesmo. O termo se refere à falta de controle, “especialmente no que se refere à luxúria corporal”.

·        Cruéis”. A palavra cruel se refere àquela atitude selvagem, sem nenhum traço de compaixão ou sensibilidade. É um termo usado para se referir a animais bravios que atacam sem piedade. Estamos falando daquele individuo que avança na vida passando rasteira nos outros em vez de trabalhar duro. Cuidado com essa pessoa; não se case e não a coloque no seu time de liderança na igreja.

·        inimigos do bem”. É aquela pessoa que perdeu o paladar para as coisas éticas e morais e se sente mal na presença de indivíduos verdadeiramente piedosos.
·        “traidores”, aparece ligado ao nome de Judas Iscariotes, considerado traiçoeiro (Lc 6:16). É uma palavra usada para se referir a quem se volta contra voce. A exemplo de Judas, é aquela pessoa que o acompanha durante anos e aparenta ser seu amigo. Contudo, certo dia, sem nenhum aviso, o individuo o surpreende agindo com deslealdade, fingimento e traição.

·        atrevidos e enfatuados”. O primeiro se refere às pessoas cujo modo de agir é impulsivo e irresponsavel. São aqueles que agem antes e pensam depois. O segundo, a principio, parece sinônimo dos termos presunçosos e arrogantes.

CONCLUSÃO:


 "tem forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder”. Esse tipo de “hipocrisia santa” cria uma esquizofrenia espiritual em nossos lares e em nossas congregações. Crianças e igrejas que crescem nesse contexto se tornam confusas quando tentam entender onde a verdade termina e a mentira começa, especialmente se seus pais e pastores defendem esse estilo de vida.

a verdade religião combina forma e poder. Não se trata de uma forma externa, sem poder. Promove uma adoração que é essencialmente “espiritual”, que nasce do coração, mas que se expressa em cultos públicos na comunidade, com conseqüências no comportamento moral".

Nenhum comentário:

Postar um comentário