terça-feira, 21 de agosto de 2012


O grande desvio da igreja. Apocalipse 2:1...

“a maior parte de nossas atividades espirituais não passa de anestésico barato para amortecer a dor de uma vida vazia”.

·        No final do século 18, o historiador Edward Gibbon passou quase vinte anos escrevendo os seis volumes de sua obra-prima Declinio e queda do império romano. Roma é um excelente exemplo  do processo e dos resultados da erosão observados em seu declínio e queda.  Imagine uma nação passando da escravidão à fé espiritual, desta à coragem, em seguida à liberdade, e sucessivamente à abundancia, à complacência, à apatia, à dependência e, ao final, mais uma vez à escravidão. Isso representa a erosão.

1)    Éfeso: uma igreja fundada sobre sólido ensinamento bíblico (Atos 19:8-9). Paulo retornou a Éfeso em sua terceira viagem missionária, encontrou alguns discípulos na cidade e os batizou. A igreja começou na escola de Tirano (Atos 19:10). Paulo ensinou a Palavra de Deus por mais de dois anos, enquanto o Senhor sustentava sua palavra com milagres (Atos 19:11-12).

2)    Crescimento: um corpo à prova de várias maneiras (Atos 19:10-12). De fato, a igreja em Éfeso começou a aumentar, mas também aumentaram as provações. Esteja certo disto: sempre haverá provações espirituais quando a verdade ousada e inflexível da Palavra de Deus foi proclamada. Satanás odeia quando pregamos a Palavra de Deus, quando cremos nela e quando a obedecemos.
·        Atos 19:17-20. Que coisa magnífica! Vidas transformadas e Cristo honrado; doenças curadas e maus espíritos expulsos; a Palavra de Deus causando impacto e a igreja crescendo saudável. Graças a Deus, finalmente as provações terminaram! Errado.

·         A IGREJA NUNCA ESTARÁ LIVRE DE ATAQUES, NEM MESMO DE PERÍODOS DE PAZ (Atos 19:23-27). O templo da deusa grega Ártemis (Diana) situado em Éfeso era uma das sete maravilhas da Antiguidade. Milhares de pessoas percorriam enormes distancias para adorar a deusa daquela cidade. Os artesãos locais faturavam bom dinheiro empurrando aos turistas e peregrinos miniaturas em prata do templo de Artemis.  Até que um certo ourives chamado Demétrio, levantou-se contra a pregação do evangelho (Atos 19:28-29). Faça uma pausa e tente imaginar 25 mil pessoas gritando: “Grande é a Artemis dos efésios”. Por quase duas horas.

·        Paulo se despedindo dos obreiros de efésios (Atos 20:28-31), usa algumas palavras importantes. A primeira palavra resume a incumbência de Paulo à igreja de Èfeso: CUIDEM. A palavra traduz um termo grego que significa “estar em estado de constante prontidão para perceber qualquer perigo, necessidade ou erro futuro, e reagir apropriadamente”.  CUIDEM DE VOCES MESMOS, isto é, atenção à própria erosão pessoal. Paulo prediz a dolorosa verdade de que “dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade”.  ALÉM DISSO, também precisam vigiar “todo o rebanho”, ou seja, atentar à erosão congregacional. Lobos vorazes virão, adverte Paulo, e arrebatarão as ovelhas. Proteja-as! Em seguida, Paulo repete a ordem “vigiem”, dessa vez utilizando outro termo grego que aparece várias vezes no Novo Testamento (  Co 16:8-9,13; Marcos 14:37-38; 1 Pe 5:8). E Paulo termina dizendo (Atos 20:31).

3)    Conselho – incentivo e estimulo de um mentor a seu colega tímido (1 Tm 1:3).
·        Sem dúvida os “lobos ferozes” (Atos 20:29), dos quais Paulo advertiu os presbíteros de Èfeso, haviam se infiltrado na igreja de modo que o apostolo Paulo pediu a Timoteo que permanecesse com os efésios para evitar que a erosão congregacional prejudicasse o rebanho (1 Tm 4:12-16). Timóteo era mais jovem que Paulo, tinha provavelmente entre 25 a 40 anos, estava ainda em sua “mocidade”. Além disso, Timóteo era acometido por “freqüentes enfermidades” e provavelmente também sofria por causa de sua timidez.

4)    Depois de trinta anos, erosão.
·        Ao final do primeiro século, João, o discípulo amado, era o único apostolo que restava. Tiago, seu irmão, foi o primeiro a morrer, seguido por Pedro. Paulo também estava morto havia décadas, e todos os outros apóstolos morreram martirizados por sua fé em Jesus. Apenas João ainda sobrevivia como prisioneiro romano, exilado na inexpressiva ilha de Patmos, situada ao sul do mar Egeu. Nessa ilha, João recebe a mensagem de Jesus à igreja de Efeso (Ap 2:1).

·        A igreja de Efeso de fato prestou atenção às palavras de Paulo e permaneceu vigilante contra os “lobos ferozes” que tentaram desviar o rebanho com palavras enganosas. Não obstante, o Senhor tinha outro assunto a tratar (Ap. 2:4): abandonaste o primeiro amor.

·        A frase poderia ser traduzida assim: “aquele teu primeiro amor que abandonaste. Embora fossem cristãos de boas obras e tivessem uma firme doutrina, a devoção deles esfriou e enfraqueceu. O que erodiu na igreja de Éfeso: não foi a doutrina nem as boas obras mas a devoção a Jesus.

·        A erosão pode acontecer sem que a igreja perceba (pois é um processo vagaroso, silencioso e sutil). A erosão acontecerá nas igrejas que deixarem de prestar atenção aos avisos (Èfeso é uma prova disso).
·        “a verdadeira narina cristã deve estar continuamente atenta à fossa interior”. Em palavras menos eloqüentes: “precisamos cheirar nosso próprio fedor”, pois todos nós somos depravados, egoístas e atraídos pelas coisas que o mundo tem a oferecer.

·        “nenhuma arvore apodrece e cai de repente, nenhum casamento termina em divórcio repentinamente, nenhuma escola desaba de uma hora para outra, nenhuma igreja se divide subitamente. Antes,  trata-se de um processo de deterioração e erosão interior que muitas vezes passa despercebido ou, pior, ignorado.

CONCLUSÃO: OBJEÇÕES: 1) “minha vida chegou a um estágio de erosão tão grande que nem vale a pena voltar ao rumo” (1 Co 10:13) ...nenhuma tentação, nenhum teste que surge no caminho de vocês é maior que o enfrentado por outros. Tudo o que vocês precisam fazer lembrar é que Deus não deixará que fracassem. Ele nunca permitirá que sejam pressionados além do limite, mas estará sempre com vocês para ajudá-los a vencer as tentações.  NUNCA É TARDE DEMAIS PARA COMEÇAR A CAMINHAR NA DIREÇÃO CERTA.

2) “entendo muito bem essa erosão que voce descreveu, mas isso nunca acontecerá comigo” (1 Co 10:12) ...não sejam tão ingênuos e autoconfiantes. Vocês não são diferentes. Podem fracassar como qualquer um. Nada de confiar em vocês mesmos. Isso é inútil! Mantenham a confiança em Deus. MSG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário