domingo, 8 de julho de 2012


LÍDIA:      Alegrias de uma nova vida     Atos 16:13-15



Introdução: Há um versículo que diz: "E assim, se alguém está em Cris­to, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Co 5.17). Realmente, entregar-se a Cristo sig­nifica tornar-se uma nova pessoa e experimentar uma nova vida.
A vida que Jesus oferece é abundante e eterna. É repleta de alegrias. Naturalmente, não se trata de uma existência sem pre­ocupações. Contudo, todos os problemas são enfrentados e solucionados com o auxílio de Deus.
                                                                                                  
1)    Uma pessoa que buscou.
·        Ocupava-se da venda de púrpura, um tecido muito apreciado pelos ricos da sua época. Isso significa que a sua clientela pertencia à alta sociedade. Com o seu trabalho, ela tinha condições de garantir o sustento de toda a sua família. Lídia era, também, uma mulher religiosa. O texto sagrado diz que ela era "temente a Deus", ou seja, alguém que levava a sério as questões espirituais.

·        Tinha uma vida boa, porém incompleta. Agostinho de Hipona: : "Ó Deus, tu nos criaste para ti, e nossas al­mas não encontram descanso enquanto não descansar em ti". Assim, como os passaros foram feitos para voar, o homem foi feito para se relacionar com Deus. O exemplo de Lídia nos mostra que não existe vida tão boa que não precise ser melhorada. De igual modo, não há existên­cia tão ruim que Deus não possa melhorar. . "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração",  (Jr 29-13)


2)    Um coração que se abriu.
·        Quando os missionários começaram a anunciar a Palavra de Deus, muitas mulheres que estavam à beira do rio escutaram. Lídia escutou também. Mas houve uma diferença essencial: ela creu. A Bíblia diz que "o Senhor lhe abriu o coração para aten­der às coisas que Paulo dizia" (At 16.14). As outras abriram os ouvidos, mas Lídia abriu o coração. "Até o diabo pode dizer que Jesus é Senhor, mas apenas o salvo pode dizer que Jesus é seu Senhor", escreveu Martinho Lutero.

·        "Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naque­les que a ouviram." (Hb 4.2.) Lembre-se: não é suficiente saber, é preciso agir. Se você ainda não tomou a sua decisão, mire-se no exemplo de Lídia 




3)    Uma família que mudou.

·        A graça do Senhor foi derramada sobre Lídia, mas não ficou restrita a ela. Afinal, Deus não quer apenas nos abençoar: quer também usar-nos como instrumentos de suas bênçãos.

3.1) Lídia teve a felicidade de se batizar. Ela cumpriu o man­damento do Senhor e passou a fazer parte de sua igreja.

3.2) Lídia teve a satisfação de ver sua família salva. O texto diz que foi batizada "ela e toda a sua casa" (At 16.15). Uma vez que tenhamos conhecido Cristo e experimentado suas bênçãos, passamos a desejar que os nossos queridos desfrutem a mesma alegria.

3.3) Lidia teve a alegria de servir a Deus. . Ela colocou sua casa e seus bens à disposição do Senhor, convidando Paulo, Silas, Lucas e Timóteo para serem seus hóspedes. Trabalhar na obra de Deus é uma das grandes venturas cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário