terça-feira, 3 de julho de 2012


Igreja: sua missão. At 13:1-3.

·        Formada por gente limitada e imperfeita, a igreja é, em sua própria essência, um espaço muito propicio para decepções.
·        Especialmente quando nos aproximamos dela com grandes expectativas. Comunidades cristãs não são lugares de pessoas resolvidas e acabadas, mas de gente que reconhece sua impotência e, por isso, entrega-se à graça de Deus.
·        A Igreja torna-se então um ajuntamentos de agraciados, mas que continuam lutando com suas imperfeições. São homens e mulheres “em obras”.
·        William Temple: “A igreja é a única sociedade cooperativa no mundo, que existe em beneficio dos que não são membros”. Dietrich Bonhoeffer: “a igreja só é igreja quando o é para os de fora”. Ou seja, estes homens estão apontando para o fato de que a igreja é, essencialmente, uma comunidade de discípulos de Jesus em missão no mundo.
1)    Um exemplo bíblico de tensão: Atos dos Apóstolos.
·        Um bom exemplo bíblico de tensão podemos encontrá-lo no livro de Atos dos Apóstolos (At 1:8). Duas coisas: 1) Avançar na direção daqueles que ainda não ouviram, não compreenderam ou não acolheram o evangelho de Deus, rompendo barreiras geográficas, socioeconômicas, étnicas e culturais; 2) seria uma comunidade capacitada e orientada pelo Espírito Santo de Deus.
1.1)         A Igreja de Jerusalém.
·        (At 4:32,33). A comunidade dos discípulos de Cristo tem sua primeira reunião com a conversão de 3 mil pessoas. Por toda a cidade a noticia se espalha e vidas vão sendo, dia após dia, agregadas ao movimento cristão. Entretanto, gradativamente, aquela igreja passa a abraçar uma agenda muito mais atrelada à visão de seus membros e associados do que à do Espírito Santo (At 10:27; At 11:20-23).
1.2)         A Igreja de Antioquia (At 13:1-3).
·        A igreja de Antioquia representa a resposta de Deus aos cristãos de Jerusalém que tentavam transformar a comunidade dos discípulos de Jesus em um espaço para seu próprio bem-estar e subjugado pelas suas preferências pessoais (v.1).
·        Barnabé (“encorajador” ou “consolador”) era originário de Chipre, ilha na parte leste do Mar Mediterrâneo. Segundo Atos 4:36, ele era um levita, grupo judaico responsável pelo cuidado com o templo e com os ritos que nele aconteciam. Simeão, apesar do nome hebreu, era conhecido pelo apelido “Níger”, o que significa que era de raça negra e proveniente da África (Lc 23.26), foi ele quem ajudou Jesus a carregar a cruz. Manaém, era irmão de criação de Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande. Saulo era um judeu formado numa das escolas mais conservadoras e radicais da época, era fariseu.
1.2.1) Unidade de propósito.
·        “Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo”. A unidade entre os homens que formavam a liderança da igreja de Antioquia era nutrida e fortalecida porque constantemente estavam juntos adorando a Deus e individualmente dedicando-se ao mesmo Senhor.
·        “Disse o Espirito Santo: Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Diferentemente da Igreja de Jerusalém, que tenta fazer de suas vontades e preferencias a pauta da agenda da missão de Deus no mundo, a igreja de Antioquia demonstra: 1) grande atenção ao mover de Deus; 2) prontidão em submeter-se ao mesmo. Deus queria que, a partir de Antioquia, muitas outras igrejas fossem plantadas e muita gente tivesse a oportunidade de ouvir, compreender e render-se ao Evangelho.

Conclusão: Desejamos realmente ser igreja? Desejamos ser capacitados e orientados pelo Espírito? Ouve a voz do Espírito Santo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário