sábado, 2 de junho de 2012


O jovem líder e a maturidade cristã. De olho em 1 Tm capitulo 4:12 e capitulo 5:1-16.

1.      MATURIDADE NO CUIDADO DA VIDA  PESSOAL.

·         PADRÃO NA LINGUAGEM. Olhando para o ensino de Tiago, ele nos diz que os que são mestres são mais passíveis de maior julgamento, e o principal instrumento que precisamos cuidar em nossa conduta é a língua (Tg 3:1-2). Temos que evitar: maledicência, mentira, dolo, critica, murmuração, bajulação etc.

·         PADRÃO NA CONDUTA.  “Conduta, modo de vida”. Este verbo ocorre 9 vezes no Novo Testamento. Paulo já havia orientado a Timóteo da necessidade de os presbíteros e diáconos serem irrepreensíveis (1 Tm 3:2-8). Por conduta, entende-se o modo de vida, maneira de tratar as pessoas, costumes, hábitos, vida no trabalho, relacionamento familiar, modo de lidar com as finanças etc.  A conduta é um reflexo do caráter, o qual é nutrido e alimentado num relacionamento crescente, submisso e comprometido com Cristo”.

·         PADRÃO NO AMOR. O ensino bíblico é que todos os cristãos amem uns aos outros. Por isso Paulo dedica 1 Co 13 como uma defesa do amor. O profeta Jeremias sabendo do prejuízo para a igreja quando os pastores não amam o rebanho, repreendeu os líderes de seu tempo que pastoreavam para seu próprio propósito (Jr 23:1-4).

·         PADRÃO NA FÉ. Essa fé, da qual Timóteo precisa tornar-se exemplo, é uma confiança inabalável em Deus e em sua palavra. Se Timóteo quer ter estabilidade e servir de modelo para a igreja, deverá fixar sua fé não em suas próprias habilidades, mas no Senhor. FÉ PARA ENFRENTAR AS VICISSITUDES DO MINISTÉRIO (Rm 8:28). FÉ PARA QUE NOSSO MINISTÉRIO SEJA NORTEADO POR PRINCIPIOS E NÃO POR MÉTODOS. FÉ PARA SERMOS CAPAZES DE PREGAR A PALAVRA DE DEUS. FÉ PARA PERSEVERAR.

·         PADRÃO NA PUREZA. Se um líder deseja exercer um ministério eficiente e prospero, terá de lidar diariamente com o assunto de sua própria santificação. Ele tem de seguir a pureza que o ofício lhe exige. Enquanto outras pessoas trabalhavam para obter ganhos financeiros, tendo-o como um objetivo de vida (1 Tm 6:9-10), Timóteo deveria seguir a piedade com um coração puro (1 Tm 6:11-12 e 2 Tm 2:20-22).

2.      MATURIDADE NO PASTOREIO DO REBANHO (1 Tm 5:1-16).

·         Os idosos. Paulo orienta a Timóteo que ao precisar exortar a um homem idoso, não deve fazê-lo de modo áspero, mas sim, com muito respeito. “admoeste-o como se fosse seu próprio pai”. João Calvino, expõe em seu comentário de primeira Timóteo: “é impossível não pensarmos em nosso pai e em nossa mãe sem sentir profundo respeito; e em relação a eles, a veemência áspera deve ceder lugar à brandura”.  Quanto às mulheres idosas, Timóteo deve também tratá-las como um filho adulto trata sua mãe.

·         Juventude. Timóteo deve tratar da mesma maneira as jovens solteiras que porventura estejam sob sua orientação espiritual, ou seja, como se fossem suas próprias irmãs, porque realmente o são...no Senhor”.  Mais uma vez João Calvino, destaca a expressão “com toda pureza” e afirma que Timóteo em sua idade, deve temer toda e qualquer insinuação suspeita.

·         VIÚVAS. A verdadeira viúva não tinha filhos nem netos, nem qualquer outra pessoa que pudesse lhe ajudar. Foi deixada sozinha e estava realmente desprovida de meio de sustento. Timóteo deveria aprender a honrar as viúvas, mesmo porque as Escrituras, uma das manifestações da religião genuína era “visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações”.
Rrevista Liderança Cristã - Socep.



Nenhum comentário:

Postar um comentário