terça-feira, 19 de junho de 2012


José: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem. Genesis 41: 1-44.

“Uma jovem cantou um solo diante de um grande auditório. Sua técnica vocal era esplendida, sua entonação, excelente, seu alcance, significativo. Por coincidência, o compositor da musica que ela cantara se encontrava entre os ouvintes. Quando a jovem terminou, a pessoa sentada ao lado do compositor inclinou-se e perguntou: “E então? O que acha dela? Baixinho, o compositor respondeu: Ela só será realmente grande quando acontecer algo que lhe parta o coração”.

A.W. Tozer, disse: “é duvidoso que Deus possa abençoar muito um homem antes de te-lo ferido profundamente”. A experiência de José até agora (capítulos 37, 39 e 40) foram em grande parte sombrias. Ele pode ter sido o filho favorito, mas sua vida foi cheia de decepções, maus tratos e rejeição, de medo e falsas acusações, de escravidão e abandono. Nós perguntamos: Por que José teve que suportar todas essas coisas? Ele foi obediente a Deus e promovido antes porque “Deus era com ele”. A resposta é que Deus estava trabalhando na sua vida. Exemplo de Jó (Jó 23:3-9 e 10-12). A chave bíblica é “se ele me provasse”. Deus é o refinador.

Todos aqueles que Deus usa grandemente são primeiro ocultos no segredo da sua presença, longe do orgulho do homem.É ali que a nossa visão se torna nítida. É ali que o sedimento é eliminado da corrente da nossa vida e nossa fé começa a agarrar o seu braço.

1)    O SONHO DE FARAÓ (Genesis 41:8).

Ø Depois de dois anos, Faraó sonhou. Os magos são chamados, que originalmente é “homens versados nos escritos sagrados”. Ou seja, eram sábios, inteligentes. Passavam o tempo decifrando tudo. porém, não souberam dizer a Faraó o significado do seu sonho.  DE REPENTE, UMA LUZ SE ACENDEU NA MENTE DO COPEIRO-CHEFE DE FARAÓ (Gn 41:9-14).

Ø Tudo isso em uma hora “de repente”. É de repente, também, que no Mar Vermelho as águas se abrem e Israel pode passar. É de repente que, no monte Carmelo, o fogo cai do céu sobre o sacrifício  e Israel mais uma vez é levado a conversão. De repente, o Espírito Santo vem sobre Maria, o poder do altíssimo a cobre e ela concebe um filho. De repente, Paulo na estrada de Damasco, é confrontado pelo Senhor ressurreto! Precisamos suportar essa demora. “...para o Senhor, escreveu Pedro, “...um dia é como mil anos...”(2 Pe 3:8), e o que acontece naquele pequeno dia pode ser obra de um milênio!

Ø Achava-se na masmorra quando, subitamente, as correntes fizeram ruído, as barras foram removidas, as cordas levantadas, e ele se viu puxado para fora da cisterna. COMO VOU APARECER DIANTE DO REI? Então se barbeou se lavou e mudou de roupa.

2)    INTERPRETAÇÃO DO SONHO (41:25-32).
Ø Faraó lhe disse: “Segundo as minhas fontes, você é o homem que tem as respostas. Diga o significado do meu sonho e verá que vai valer a pena”. “ESPERE UM POUCO, respondeu José, EU NÃO TENHO AS RESPOSTAS, MAS DEUS TEM”.

Ø Os dois sonhos significam a mesma coisa. “O Egito vai ter sete anos de abundancia – supersafras em toda parte. Depois disso virão sete anos de fome, a qual será tão intensa que as pessoas se esquecerão de que houve dias de abundancia. O plano de Deus não só será executado, como você também pode contar com isto: o tempo de Deus será exato”.  Deus! Deus! Deus! Deus! José se refere a Deus em toda a sua resposta. NÃO SOU EU, É O SENHOR! EIS UM HOMEM QUE SE HAVIA HUMILHADO SINCERAMENTE SOB A MÃO PODEROSA DE DEUS.

3)    A RECOMPENSA: A PROMOÇÃO DE JOSÉ. (Gn 41:37-40)
Ø Quanto de nós manipulamos ou conspiramos a fim de satisfazer nossos desejos e depois nos arrependemos? Uma das lembranças mais embaraçosas que a maioria das pessoas tem é  A DO DIA em que obtiveram o que tramaram e manipularam – e depois viram o objeto dos seus desejos escorrer pelas mãos”.

Ø JOSÉ É EXALTADO EM TODO O EGITO (Gn1:41-43). Faraó tirou o anel de sinete e colocou na mão de José. Sabe o que significa isso? Com ele o rei carimbava todas as faturas, as leis e tudo o mais que queria verificar ou validar com o seu sinete. ALÉM DISSO, Faraó deu-lhe roupas finas feitas de linho e, apropriadamente, colocou um colar de ouro em seu pescoço. José recebeu até um coche real (Gn 41:46).

CONCLUSÃO. ALGUNS CONSELHOS: 1) Durante o período de espera, confie em Deus sem entrar em pânico. Conte com ele para lidar com os copeiros chefe da sua vida, as pessoas que o esquecem, as que quebram as promessas; 2) quando a recompensa vem, agradeça a Deus sem orgulho. Enquanto estiver nas trevas da sua masmorra, pela fé, confie nele para que traga a luz de uma nova aurora.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário