sábado, 16 de junho de 2012


JONAS OLHANDO PARA O PROPRIO UMBIGO. JONAS 4:1-11.


Três grandes verdades:

1)    VS 1-4: Deus não é como nós. Deus se deleita em pecadores que volta para ele. Ele não tem prazer na morte do ímpio. Ele coloca sobre o pecador a melhor túnica, coloca um anel no seu dedo pra falar da filiação e sapato nos seus pés para dizer que não é mais escravo.

Jonas ficou furioso por Deus ter poupado Nínive! Jonas ama Israel mais do que ama outras nações. Deus nos ouve mesmo quando estamos irados. Habacuque reclamou com Deus; Jó questionou a Deus diante do seu sofrimento; Jeremias reclamou com Deus, ele estava cheio de pregar, pois o pregar tornou-se sofrimento e dizia que não conseguia parar de pregar pois havia um fogo dentro dele.

 JONAS: “peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver”.  MOISÉS: “concebi eu,porventura, todo este povo? Dei-o eu à luz, para que me digas:Leva-o  ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que, sob juramento, prometeste a seus pais? ...Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais. Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria”.  ELIAS: “Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida”. 
2)    Deus não ensina como nós ensinamos (v.5).
 Jonas assenta-se na enramada esperando a destruição de Nínive. Pessoas que afundam na sua própria vontade, não dando espaço para recomeço. Pessoas ressentidas, trazendo lembranças amargas e, os anos passam, continuam alimentando essas lembranças. 

Jonas estava afundando na enramada, esperando pra ver o que ia aconteceu com a cidade. Enquanto ele espera, uma planta cresce. E as folhas estendem sobre o teto daquela enramada. Naquela terrível brisa quente ele tem cobertura, frescor. Está coberto por uma bela sombra: “que sombra gostosa, deliciosa, fresca”. Ele deveria ter dito: “é fantástico uma planta cresce tão rapidamente assim, não é Deus bondoso demais?”. Jonas, todavia, nem pensou em Deus. Então Deus (v.7), enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou.

Jonas sente o calor intenso do sol. E sente-se mal e pede a morte. A pior coisa que existe é ser exposto a ira de Deus. Jonas ficou furioso porque o conforto foi removido.  E Deus lhe diz: “é razoável essa tua ira por causa da planta? É razoável a minha ira até a morte. O QUE APRENDEMOS? Jonas percebe que é um hipócrita completo, ele está fervendo por dentro, furioso por Deus não destruir Ninive e destruir uma planta! Jonas adora a si mesmo. Deus está descortinando pra ele a sua essência: egoísta.
3)    Deus enxerga aquilo que recusamos enxergar (VS 10-11).

Jonas você está preocupada com seus próprios desejos, você quer a Assíria destruída. Jonas você está irado porque eu poupei a cidade e não poupei aquela planta. Você não consegue enxergar a cidade? Há mais de meio milhão de pessoas que não sabem discernir o bem e o mal. É uma cidade penitente, arrependida.

O Mundo perecendo: “o mundo como um campo, uma seara pra ser ceifada”. Muitas pessoas perecendo, precisando da salvação. Os países da janela 10/40, precisando do evangelho. Temos que enxergar as coisas e as pessoas como Deus enxerga; ver como Deus vê.
 
Por que o livro de Jonas termina desse jeito? Uma conversa entre Jonas e Deus. Jonas foi convencido por Deus a respeito da obra missionária. A ordem de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário