terça-feira, 1 de maio de 2012


A queda de Sansão. Juízes 16:1-24

Introdução. No ultimo capitulo do livro de Josué no versículo 15, está escrito: “porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei  hoje, a quem vos sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.  E no v. 16, o povo responde. Razões porque servimos ao Senhor, v. 17, 18. E o Josué, responde v.19 e v.22.

Livro dos Juízes. Quem governava o povo nesse período (Jz 17:6)? O livro de Juízes tem um ciclo: enquanto serve a Deus experimenta prosperidade, depois o povo se rebela, Deus pune com escravidão, depois o povo ora e Deus levanta um libertador; ou seja, prosperidade, pecado, escravidão, clamor e libertação.

1)    Sansão o pequeno sol.
·        Capitulo 13, v.1. os israelistas voltaram a fazer o que era mau perante o Senhor. Certo homem chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. Nazireu: não podia se aproximar de Cadáveres e não podia passar navalha sobre sua cabeça. Sansão nasceu (Jz 13:24-25) e governou 20 anos.

·        O epitáfio de Sansão está registrado no capitulo 16:30 “...na sua morte matou mais homem do que na sua vida”.

·        Sãnsão e Dalila (Jz 16:4) apaixonou por Dalila. Em que consiste a tua força? Se você me amarrar com sete tiras do couro! Conte-me como você pode se enfraquecer? Se me amarrarem com cordas que nunca foram usadas, então perderei minha força! Até que aos poucos Sansão foi cedendo...

2)    Os sete estágios da queda.

2.1) flerte. Troca de olhares, convivência, proximidade com o perigo, se dá mas não se dá por inteiro, aproveita mas sem perder o controle. Tem coisa que você nunca vai saber; você não vai me conhecer por inteiro, nunca! Isso aqui é uma janela que eu abri e que olhos de vez em quando, ou seja, uma gaveta que de vez em quando eu abro. Em momento algum você quer pular naquela gaveta.

2.2) Ilusão, Autoengano. É controlado, e pensa que controla. Autoenganado, autoiludido. V.20: “...tendo ele despertado do sono”. Ele estava dormindo e pensou: sairei como antes e o Senhor me dará vitória. Ele acha que controla mas não sabe que o Senhor já havia se retirado dele.

2.3) Fragilidade. Sansão cativo. Onde está sua força? Sua determinação? Sua capacidade de dizer sim ou não? (v.21). Não tinha mais controle sobre a situação. A gaveta tornou-se mais forte do que ele!

2.4) Cegueira. Começa racionalizar e falar besteira. É ridículo e não se enxerga. Tudo nublado, sem sentido. É o néscio, que justifica tudo, com muita lógica. Tentando explicar o que não dá pra explicar. Acreditando que a mentira é verdade!

2.5) Escravo. “essa mulher faz de você o que ela quer”. Algemas de bronze: de pétalas, de cheiro, de dinheiro, etc... ;  escravidões.

2.6) Escárnio. É motivo de escárnio; é o bobo; é motivo de comentários irônicos, línguas ferinas, gente rindo pelas costas. “amigos choram, inimigos dão risada e os inimigos de verdade ironizam o nosso Deus”.

2.7) Escândalo. Por que escândalo? Sansão foi motivo de riso mas o grande derrotado foi o Deus de Sansão. O deus Dagom entregou o Deus de Israel em nossas mãos! A reputação do Deus que carregamos é comprometida pela nossa própria reputação. “Quando os heróis de Deus tombam se condenam na queda; o nome de Deus começa a ser escarnecido”.

CONCLUSÃO: v, 25, 26, 27 e 28. Grito (v.28): Sansão gritou ao Senhor. “Oh! Soberano Senhor, peço-te que te lembres de mim, e dá-me forças só esta vez, ò Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos”.  Degraus da restauração: 1) Oh! Soberano Senhor, lembra-te de mim! Deus, reponde: Eu nunca me esqueci de ti (Arrependimento) . 2 ) Da-me forças mais uma vez (dependência, Jz 13:24) ! Eu quero restaurar a sua força, é pra vida toda! O segredo da sua força é que Deus está em você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário